RESUMO
Objetivo:
Elaborar e validar um instrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório.
Método:
Estudo metodológico, composto por cinco etapas: identificação dos diagnósticos de enfermagem, discussão e avaliação dos diagnósticos com enfermeiros da instituição, elaboração do instrumento, validação do conteúdo do instrumento com experts pela Técnica Delphi e reestruturação do instrumento. Foram utilizados o Conjunto de Dados Mínimos de Enfermagem, as necessidades humanas de Wanda Horta e as ligações NANDA-NOC-NIC como referencial teórico.
Resultados:
Em sua versão final, o instrumento contempla avaliação das necessidades humanas psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, 38 diagnósticos de enfermagem, 65 intervenções, 113 atividades e 62 resultados de enfermagem. O instrumento obteve índice de validade de conteúdo entre 0,90 e 1,0 na primeira rodada, e sugestões, validadas na segunda rodada, obtendo concordância de 70 a 100%.
Conclusão:
O instrumento elaborado pode ser uma ferramenta para uso em consulta de enfermagem no pré-operatório infantil, conferindo maior assertividade nas ações de enfermagem a essa clientela.
DESCRITORES
Enfermagem Pediátrica; Assistência Perioperatória; Processo de Enfermagem; Estudo de Validação; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Avaliação em Enfermagem
ABSTRACT
Objective:
To develop and validate an instrument for nursing consultation with pediatric patients in the preoperative period.
Method:
This is a methodological study, consisting of five steps: identification of nursing diagnoses, discussion and evaluation of diagnoses with nurses from the institution, instrument development, instrument content validation with experts through the Delphi Technique, and instrument restructuring. The Nursing Minimum Data Set, Wanda Horta’s human needs, and the NANDA-NOC-NIC connections were used as theoretical framework.
Results:
In its final version, the instrument includes an assessment of psychobiological, psychosocial, and psychospiritual human needs, 38 nursing diagnoses, 65 nursing interventions, 113 nursing activities, and 62 nursing outcomes. The instrument obtained a content validity index between 0.90 and 1.0 in the first round, and suggestions, validated in the second round, obtained agreement from 70 to 100%.
Conclusion:
The instrument developed can be a tool for use in nursing consultations in the preoperative period for children, providing greater assertiveness to nursing actions for this clientele.
DESCRIPTORS
Pediatric Nursing; Perioperative Care; Nursing Process; Validation Study; Standardized Nursing Terminology; Nursing Assessment
RESUMEN
Objetivo:
Elaborar y validar un instrumento para consulta de enfermería al paciente pediátrico en preoperatorio.
Método:
Estudio metodológico, compuesto por cinco etapas: identificación de los diagnósticos de enfermería, discusión y evaluación de los diagnósticos con enfermeros de la institución, elaboración del instrumento, validez del contenido del instrumento con expertos por la Técnica Delphi y reestructuración del instrumento. Se utilizaron el Conjunto de Datos Mínimos de Enfermería, las necesidades humanas de Wanda Horta y la nomenclatura NANDA-NOC-NIC.
Resultados:
En su versión final, el instrumento contempla evaluación de las necesidades humanas psicobiológicas, psicosociales y psicoespirituales, 38 diagnósticos de enfermería, 65 intervenciones, 113 actividades y 62 resultados de enfermería. El instrumento obtuvo índice de validez de contenido entre 0,90 y 1,0 70 en la primera etapa, y sugerencias, validadas en la segunda etapa que obtuvieron concordancia de 70 a 100%.
Conclusión:
El instrumento elaborado puede ser una herramienta para uso en consulta de enfermería en el preoperatorio infantil, proporcionando más seguridad en las acciones de enfermería a ese público.
DESCRIPTORES
Enfermeria Pediátrica; Atención Perioperativa; Proceso de Enfermeria; Estudio de Validación; Terminologia Normalizada de Enfermeria; Evaluación em Enfermeria
INTRODUÇÃO
A iminência de uma intervenção cirúrgica insere na rotina familiar situações e sensações novas, que podem ser extremamente estressantes e impactantes para as crianças e suas famílias(11. Aranha PR, Sams LM, Saldanha P. Preoperative preparation of children. The International Journal of Health & Allied Sciences. 2017;6(1):1-4. DOI: http://dx.doi.org/10.4103/ijhas.IJHAS_76_16
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,22. Aranha PR, Sams LM, Saldanha P. Impact of multimodal preoperative preparation program on parental anxiety. International Archives of Health Sciences. 2018;5(1):6-10. DOI: http://dx.doi.org/10.4103/iahs.iahs_24_17
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).
O enfermeiro deve intentar a importância de um procedimento cirúrgico para o paciente e interceder com estratégias adequadas à idade e patologias existentes(33. Sampaio CEP, Marins TG, Araujo TVFL. Pre-operative children’s anxiety level: evaluation by the modified Yale Scale. Revista enfermagem UERJ. 2017;25:e28069. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.28069
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). No pré-operatório, as intervenções de enfermagem podem ajudar o paciente e sua família reduzindo a ansiedade, propiciando uma melhor recuperação e maior satisfação do paciente com o atendimento recebido(33. Sampaio CEP, Marins TG, Araujo TVFL. Pre-operative children’s anxiety level: evaluation by the modified Yale Scale. Revista enfermagem UERJ. 2017;25:e28069. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.28069
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).
A assistência e orientações fornecidas pelo enfermeiro durante o pré-operatório podem evitar a suspensão da cirurgia e repercussões desfavoráveis para o paciente, sua família, a instituição e para a própria equipe de saúde envolvida(44. Acioly PGM, Paiva ED, Silva TP. Intervenções de enfermagem para o paciente pediátrico em pré-operatório. Nursing (São Paulo). 2019;22(253): 2999-3005. DOI: http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2999-3005
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–66. Rangel ST, Silva JLS, Silva RCL, Lima ACBL, Campos BA, Pereira EBF. Ocorrência e motivos da suspensão de cirurgias eletivas em um hospital de referência. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde. 2019;4(2):119-23. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2446-5682.20190019
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).
Ao considerar as características específicas do paciente cirúrgico, trabalhos ressaltam a importância dos esforços para uma melhoria da qualidade da assistência de enfermagem(77. Risso ACMCR, Braga EMA. Communicating pediatric surgery suspension: feelings of the relatives involved in the process. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(2):360-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000200017
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,88. Fengler FC, Medeiros CRG. Nursing care systematization in the perioperative period: analysis of records. Revista SOBECC. 2020;25(1):50-7. DOI: http://dx.doi.org/10.5327/Z1414-4425202000010008
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). Nesse sentido, pode-se alcançar essa qualidade por meio da utilização do Processo de Enfermagem (PE), que organiza a assistência em três sentidos: metodológico, pessoal e instrumental(77. Risso ACMCR, Braga EMA. Communicating pediatric surgery suspension: feelings of the relatives involved in the process. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(2):360-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000200017
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).
A Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estabelece a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o PE(99. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências [Internet]. Brasília; 2009[cited 2021 July 22]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
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). O PE, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, é denominado consulta de enfermagem(1010. Brasil. Presidência da República. Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987. Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências [Internet]. Brasília; 1987 [cited 2021 Sept 08]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/D94406.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dec...
).
Para classificar e nomear todos os eventos, diagnósticos, intervenções e resultados compreendidos no desenvolvimento do PE, foram selecionadas as classificações da taxonomia da Associação Norte-Americana de Diagnóstico de Enfermagem – NANDA, a Classificação das Intervenções de Enfermagem – NIC e os resultados propostos pela Classificação de Resultados de Enfermagem – NOC, referências para a enfermagem brasileira e internacional(1111. Johnson M, Moorhead S, Bulechek G, Butcher H, Maas M, Swanson E. Ligações NANDA NOC-NIC. Condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. 3rd. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012.).
Os diagnósticos e intervenções de enfermagem encontrados na literatura são abrangentes, havendo uma exiguidade da utilização desses especificamente para a população infantil(44. Acioly PGM, Paiva ED, Silva TP. Intervenções de enfermagem para o paciente pediátrico em pré-operatório. Nursing (São Paulo). 2019;22(253): 2999-3005. DOI: http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i253p2999-3005
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,1212. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.).
A carência de instrumentos que possam balizar a consulta de enfermagem pré-operatória e a escassez de literatura que contemple os diagnósticos de enfermagem e as intervenções de enfermagem específicas para o paciente pediátrico cirúrgico foram motivadores para a realização desta pesquisa, que objetivou elaborar e validar instrumento de consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório.
MÉTODO
Tipo de Estudo
Estudo metodológico, realizado nos meses de janeiro de 2019 a agosto de 2020, dividido em cinco etapas: identificação dos diagnósticos de enfermagem, discussão e avaliação dos diagnósticos com enfermeiros da instituição, elaboração do instrumento, validação do instrumento com experts pela Técnica Delphi e reestruturação do instrumento.
Etapa 1 – Identificação dos Diagnósticos de Enfermagem
Foi realizada revisão integrativa, nas fontes de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem – Bibliografia Brasileira (BDENF) e na plataforma Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), objetivando identificar os possíveis diagnósticos de enfermagem para o paciente pediátrico em pré-operatório, utilizando os descritores “Nursing Diagnosis” e “Pediatrics” nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2015 a 2019. Os critérios para a inclusão dos artigos foram: estudos que abordaram o tema “diagnósticos de enfermagem para pacientes pediátricos”, publicados no período de 2015 a 2019. Como critérios de exclusão, foram delineados: ser uma dissertação ou tese, nota prévia, opinião de especialista, e todos os artigos que não responderam à pergunta da revisão. Do total de 157 artigos encontrados na revisão, 03 foram excluídos por duplicação, 154 rastreados, sendo 133 excluídos após leitura do título e do resumo, e 21 colocados em apreciação; desses, 09 foram excluídos após leitura na íntegra, permanecendo 12 artigos relevantes para a pesquisa. Os 12 artigos selecionados foram analisados e organizados para a coleta dos dados, conforme protocolo de revisão. Sendo assim, foram elencados 89 possíveis diagnósticos de enfermagem para o paciente pediátrico em pré-operatório.
Etapa 2 – Discussão e Avaliação dos Diagnósticos com Enfermeiros
Na segunda etapa, os 89 possíveis diagnósticos de enfermagem elencados pela revisão integrativa foram agrupados, verificando semelhanças entre eles, e relacionados com os diagnósticos da taxonomia NANDA I 2018-2020(1212. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.). Seguiram 49 diagnósticos de enfermagem para discussão no primeiro encontro com os enfermeiros. A discussão e a avaliação dos diagnósticos ocorreram na instituição, local da pesquisa, mediante dois encontros com enfermeiros locais.
Os encontros tiveram a participação de 06 enfermeiras: duas com titulação de doutorado, três com mestrado e uma com especialização, sendo todas as titulações em pediatria. Todas tinham prática na assistência ao paciente pediátrico cirúrgico, e cinco delas com experiência superior a 10 anos.
O condensado de informações com 35 diagnósticos discutidos e aprovados no primeiro encontro e 07 sugeridos pela pesquisadora, totalizando 42 diagnósticos de enfermagem, foi encaminhado via e-mail para aprovação das enfermeiras. Por sua vez, os diálogos foram virtualizados pelo aplicativo WhatsApp devido à pandemia da Covid-19. Os 38 diagnósticos de enfermagem aprovados nos encontros foram utilizados na elaboração do instrumento, sendo posteriormente validados pelos experts.
Etapa 3 – Elaboração do Instrumento
Na terceira etapa, foi utilizado o Nursing Minimum Data Set – NMDS(1313. Marques DKA, Souza GLL, Silva AB, Silva AF, Nóbrega MML. International Nursing Minimum Data Set: a comparative study with tools of a pediatric clinic. Rev Bras Enferm. 2014;67(4):588-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670414
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), (Conjunto de Dados Mínimos da Enfermagem) pensando-se na estrutura e na parte inicial do instrumento onde estão os dados de identificação do paciente e da instituição, com algumas modificações: a “Data de admissão” foi substituída pela “Data da consulta” e a “Data de alta” pela “Data da cirurgia”(1313. Marques DKA, Souza GLL, Silva AB, Silva AF, Nóbrega MML. International Nursing Minimum Data Set: a comparative study with tools of a pediatric clinic. Rev Bras Enferm. 2014;67(4):588-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670414
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).
Para a elaboração da parte do instrumento referente a coleta dados do paciente, foi utilizado o referencial das Necessidades Humanas de Wanda Horta, com algumas adequações de Garcia e Cubas(1414. Garcia TR, Cubas MR. Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem: subsídios para a sistematização da prática profissional. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012.), buscando identificar as necessidades do paciente pediátrico em pré-operatório. O planejamento e a assistência de enfermagem foram sustentados pelos 38 diagnósticos aprovados nas primeiras etapas e as intervenções e resultados de enfermagem correlacionados e mapeados com as ligações NANDA-NIC-NOC(1111. Johnson M, Moorhead S, Bulechek G, Butcher H, Maas M, Swanson E. Ligações NANDA NOC-NIC. Condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. 3rd. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012.).
Etapa 4 – Validação do Instrumento
Na quarta etapa foi realizada a validação de conteúdo do instrumento, utilizando o método Delphi(1515. Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições. 2018;29(2):389-415. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0140
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). Os experts foram selecionados intencionalmente segundo a sua experiência e conhecimento relacionado ao tema do estudo, seguindo os critérios de Fehring(1616. Melo RP, Moreira RP, Fontenele FC, Aguiar ASC, Joventino ES, Carvalho EC. Critérios de seleção de experts para estudos de validação de fenômenos de enfermagem. Rev Rene. 2011 [cited 2021 Sept 08];12(2):424-31. Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4254/3285
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). A busca dos mesmos ocorreu por meio de consulta aos currículos disponíveis na Plataforma Lattes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou por indicação de especialistas.
Os experts procederam com a validação considerando a pertinência dos dados relativos à instituição, dados de identificação do paciente, assim como dados a serem coletados na avaliação das necessidades humanas do paciente pediátrico cirúrgico e referentes ao planejamento da assistência de enfermagem.
Etapa 5 – Reestruturação do Instrumento
Na quinta etapa, o instrumento foi reestruturado com base nos itens validados após as rodadas com os experts.
Coleta de Dados
Foram feitos convites de participação encaminhados por e-mail ou pelo aplicativo WhatsApp, a 35 especialistas de todas as regiões do Brasil, nos quais constava um link de acesso ao Google Formulários, que foram respondidos anonimamente, obtendo-se aceite de 10 experts.
Após o preenchimento pelos experts, os dados coletados foram devolvidos por e-mail. Para a validação do conteúdo do instrumento, foi analisado o grau de relevância de cada item por meio das seguintes alternativas de respostas: 4 – extremamente relevante, quando o expert considerou muito importante a relação do item com a necessidade humana alterada/afetada e com a avaliação e planejamento da assistência de enfermagem; 3 – relevante, quando considerou importante; 2 – pouco relevante, o item tem pouca importância; e 1 – irrelevante, o item não foi considerado importante quanto aos dados do paciente e ao planejamento da assistência de enfermagem(1717. Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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).
Análise e Tratamento dos Dados
A validação dos itens do instrumento pelos experts foi avaliada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o que permitiu analisar os itens individualmente empregando-se uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro(1717. Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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). Isto foi calculado por meio da soma de concordância dos itens que obtiveram as alternativas 3 e 4 dos especialistas. Nesse estudo, foram considerados válidos os itens com no mínimo 0,7/70% de concordância. Para a avaliação de cada item, foi utilizada a fórmula abaixo(1717. Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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):
Houve necessidade de uma última rodada para avaliação de sugestões e inclusões. Essas foram consideradas validadas quando obtiveram 70% de concordância entre os experts. Para a análise dos resultados, foi empregado o Índice de Conteúdo (IC)(1717. Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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). Esse método serve para calcular a porcentagem de concordância entre os especialistas de acordo com a fórmula abaixo(1717. Alexandre NMC, Coluci MZO. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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):
Uma vez obtidos os resultados com a aplicação destes índices, o processo de validação foi encerrado.
Aspectos Éticos
O presente estudo foi realizado de acordo com as normas da Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, e foi aprovado pela Instituição Participante (Parecer nº 3.627.393 de 08/10/2019) e pela Instituição Coparticipante (Parecer nº 3.785.239 de 19/12/2019).
RESULTADOS
Posteriormente ao processo de validação do instrumento, que considerou como validados os enunciados que obtiveram um IVC ≥ 0,70, as recomendações e sugestões dos especialistas resultaram em um instrumento contemplando a avaliação das necessidades humanas psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, 38 diagnósticos de enfermagem, 65 intervenções, 113 atividades e 62 resultados de enfermagem. O instrumento obteve índice de validade de conteúdo (IVC) entre 0,90 e 1,0 na primeira rodada, e sugestões, validadas na segunda rodada, obtiveram concordância de 70 a 100%. Não havendo necessidade de novas rodadas, a validação do conteúdo do instrumento foi concluída. Nas Figuras 1 a 5, estão ilustradas partes do Instrumento.
Versão Final do Instrumento – Identificação e Avaliação das Necessidades Humanas: Psicobiológicas. Niterói, RJ, Brasil, 2020.
Versão Final do Instrumento – Avaliação das Necessidades Humanas: Psicossociais e Psicoespirituais e Planejamento da Assistência de Enfermagem ao Paciente Pediátrico em Pré-operatório. Niterói, RJ, Brasil, 2020.
Versão Final do Instrumento – Planejamento da Assistência de Enfermagem ao Paciente Pediátrico em Pré-operatório. Niterói, RJ, Brasil, 2020.
Versão Final do Instrumento – Planejamento da Assistência de Enfermagem ao Paciente Pediátrico em Pré-operatório. Niterói, RJ, Brasil, 2020.
Versão Final do Instrumento – Planejamento da Assistência de Enfermagem ao Paciente Pediátrico em Pré-operatório. Niterói, RJ, Brasil, 2020.
DISCUSSÃO
A execução do PE encontra respaldo nas políticas públicas de atenção à saúde da criança, principalmente no que se refere à integralidade de seus cuidados e à assistência individualizada e resolutiva(1818. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n° 1.130, 5 de agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília; 2015 [cited 2021 July 22]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
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). Portanto, considerar o PE uma ferramenta de qualificação do cuidado demonstra a premência do seu desenvolvimento na assistência ao paciente pediátrico cirúrgico(11. Aranha PR, Sams LM, Saldanha P. Preoperative preparation of children. The International Journal of Health & Allied Sciences. 2017;6(1):1-4. DOI: http://dx.doi.org/10.4103/ijhas.IJHAS_76_16
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,99. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, e dá outras providências [Internet]. Brasília; 2009[cited 2021 July 22]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
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).
A escolha da Teoria de Wanda Horta para nortear a construção e elaboração do instrumento fundamenta-se na sua significativa importância para o desenvolvimento do PE no Brasil, na sua visão de como se deve assistir o ser humano/paciente e na possibilidade de identificação das legítimas necessidades manifestadas pelo paciente pediátrico em pré-operatório, além de ser a teoria empregada pela equipe de enfermeiros na instituição cenário deste estudo(1919. Horta WA. Processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.,2020. Garcia TR, Egry EY. Integralidade da atenção no SUS e sistematização da assistência de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2010.).
No que tange a avaliação das necessidades psicobiológicas, ressalta-se que existem inúmeros sinais e sintomas com riscos potenciais que comprometem a segurança e tratamento do paciente pediátrico cirúrgico. Por motivos análogos, as psicossociais e psicoespirituais podem influenciar todo o andamento do tratamento, sendo que a ansiedade e a falta de/ou orientações ofertadas não compatíveis com as necessidades do paciente e de sua família podem levar a possíveis suspensões cirúrgicas(2121. Sampaio CEP, Marins TGM, Araujo TVFL. Pre-operative children’s anxiety level: evaluation by the modified Yale Scale. Revista enfermagem UERJ. 2017;25:e28069. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.28069
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).
Na elaboração do Instrumento buscou-se a proximidade com a realidade clínica das situações vivenciadas por enfermeiros, com o paciente pediátrico em pré-operatório, de variadas cirurgias. Os encontros realizados para identificação dos diagnósticos de enfermagem resultaram nos 38 diagnósticos utilizados no instrumento; desses, sete haviam sido sugeridos pela pesquisadora: eliminação urinária prejudicada, retenção urinária, risco de lesão do trato urinário, risco de reação alérgica ao látex, distúrbio da imagem corporal, risco de sofrimento espiritual e risco de religiosidade prejudicada.
A inclusão do diagnóstico “eliminação urinária prejudicada” justifica-se pelo fato de que o mesmo pode ser inferido pelo enfermeiro durante análise da eliminação urinária da criança, na consulta ambulatorial, e também porque a precisão da identificação desse diagnóstico é de suma importância para evitar complicações clínicas para o paciente(2222. Miranda FR, Junior LL, Junior AM, Napoleão AA. Defining characteristics of the nursing diagnosis impaired urinary elimination in infants: integrative review. REME. 2013;17(3):720-5. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20130053
http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.2013...
). O diagnóstico de “retenção urinária” tem como características definidoras a ausência ou diminuição de eliminação de urina, bem como incontinência e distensão de bexiga, características comuns encontradas em crianças com malformações atendidas no local do estudo(1212. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.).
Portanto, o “risco de lesão do trato urinário” configura um diagnóstico possível quando estas crianças necessitam de múltiplas cateterizações(1212. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.). O risco aumenta, haja vista que algumas crianças, além de necessitarem realizar o cateterismo por meses ou anos, têm variações anatômicas em órgãos pélvicos. O paciente também deve ser bem avaliado quanto ao diagnóstico “risco de reação alérgica ao látex”, pois pacientes com histórias de múltiplos procedimentos cirúrgicos e exposição frequente a produtos com látex podem apresentar variados sintomas, dos mais simples, como coceira, até o choque com colapso circulatório e parada cardíaca(2323. Allarcon JB, Malito M, Linde H, Brito MEM. Latex allergy. Rev Bras Anestesiol. 2003;53(1):89-96. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003000100012
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942003...
,2424. Nunes DC. Alergia ao látex: análise da produção científica dos enfermeiros. Revista SOBECC [Internet]. 2013 [cited 2021 Sept 08];18(4):26-37. Available from: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/issue/view/32/showToc
https://revista.sobecc.org.br/sobecc/iss...
).
Ao considerar que a imagem corporal pode ser entendida como uma imagem que envolve aspectos psicológicos, sociológicos e fisiológicos que cada indivíduo forma de si mesmo, a NANDA ratifica o diagnóstico “distúrbio da imagem corporal” definindo-o como uma “confusão na imagem mental do eu físico”(1212. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.). Este diagnóstico pode estar relacionado com pessoas ostomizadas ou com alguma mudança real na estrutura corporal(2525. Fernandes Costas IK, Liberato SMD, Freitas LS, Melo MDM, Sena JF, Medeiros LP. Distúrbio na imagem corporal: diagnóstico de enfermagem e características definidoras em pessoas ostomizadas. Arquichan. 2017;17(3):270-83. DOI: http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2017.17.3.4
http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2017.17.3...
).
Entende-se que os diagnósticos “risco de sofrimento espiritual” e “risco de religiosidade prejudicada” são ligados às dimensões do ser que devem ser consideradas em todos os campos assistenciais de enfermagem, como também na pesquisa. Entretanto, por terem caráter mais subjetivo, ainda se configuram como um desafio na prática assistencial(2626. Pinho CM, Gomes ET, Trajano MFC, Cavalcanti ATA, Andrade MS, Valença MP. Impaired religiosity and spiritual distress in people living with HIV/AIDS. Rev Gaucha Enferm. 2017;38(2):e67712. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.67712
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).
A ocorrência dos diagnósticos de NANDA-I, tanto nas bases de dados online quanto na dinâmica com os enfermeiros da instituição, corrobora o pensamento de que a confecção do instrumento com diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, direcionados ao paciente pediátrico em pré-operatório, poderá colaborar para a assistência prestada e para documentar a prática profissional(1111. Johnson M, Moorhead S, Bulechek G, Butcher H, Maas M, Swanson E. Ligações NANDA NOC-NIC. Condições clínicas suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. 3rd. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012.).
A participação dos enfermeiros que trabalham na instituição onde será implementado o instrumento foi de extrema relevância, pois eles prestam assistência à clientela local, conhecem a rotina da unidade e têm conhecimento do que pode ser implementado. No que diz respeito aos enfermeiros que participaram da validação do instrumento, é importante destacar a magnitude da colaboração dos mesmos por meio do conhecimento relacionado à assistência de enfermagem ao paciente pediátrico em questão, ratificando o conteúdo utilizado na construção do Instrumento que foi elaborado e que será utilizado.
A limitação desta pesquisa baseia-se na precariedade de publicações disponíveis na literatura que contemplem uma assistência de enfermagem baseada nos diagnósticos de enfermagem padronizados e nas necessidades humanas afetadas do paciente pediátrico e sua família em processo cirúrgico. Como contribuição para a enfermagem, disponibiliza-se um instrumento visando uma prática assistencial mais efetiva a partir de uma ferramenta que possa balizar ações de enfermagem sistematizadas, seguras e assertivas a essa população.
CONCLUSÃO
Este estudo possibilitou a elaboração e validação de conteúdo do instrumento para consulta de enfermagem ao paciente pediátrico em pré-operatório. Sua utilização faz-se importante uma vez que padroniza e qualifica o cuidado, permitindo a tomada de decisão pelo enfermeiro mediante o raciocínio clínico e considerando as particularidades de cada paciente cirúrgico e sua família.
As linguagens padronizadas da NANDA, NIC e NOC mostraram-se adequadas pela amplitude de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem possíveis para o paciente pediátrico em pré-operatório e por facilitar o planejamento da assistência de enfermagem.
Acredita-se que o presente estudo tenha o potencial de impulsionar novas discussões acerca da segurança do paciente pediátrico em processo cirúrgico e também quanto à utilização de uma ferramenta de decisão clínica padronizada. Recomenda-se a realização de estudos futuros relacionados à sua aplicação no cenário proposto.
EDITOR ASSOCIADO
Ivone Evangelista Cabral
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Apoio financeiro Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Edital: E_12/2019 – Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação STRICTO SENSU do Estado do Rio de Janeiro.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Mar 2022 -
Data do Fascículo
2022
Histórico
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Recebido
12 Out 2021 -
Aceito
27 Jan 2022