Acessibilidade / Reportar erro

Análise do cuidado e estereótipos de gênero na produção científica da enfermagem: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear evidencias sobre o cuidado e os estereótipos de gênero na produção científica de enfermagem.

Método:

Revisão de escopo desenvolvida sob o referencial do Joanna Briggs Institute com análise da perspectiva de gênero nas abordagens de cuidado. As buscas foram realizadas em 31 de janeiro de 2023, nas bases: SciELO, SCOPUS, CINAHL, PUBMED, BDENF.

Resultados:

Dos 3.743 estudos localizados, 25 foram incluídos. As evidências foram agrupadas nas categorias: cuidado essencialmente feminino (n = 9; 36%); chamado e serviço do amor (n = 3; 12%); apagamento das desigualdades de gênero (n = 2; 8%); cuidado “inadequado e danoso” (n = 5; 20%); neutralização do gênero e dos corpos (n = 3; 12%); e denúncia das opressões no trabalho do cuidado (n = 3; 12%).

Conclusão:

A maioria da produção científica sobre o cuidado reproduz estereótipos de gênero que reforçam as opressões sobre as mulheres na enfermagem. Em contraponto, as resistências denunciam a naturalização do cuidado como “inadequado e danoso”, por perpetuarem as opressões de gênero no trabalho do cuidado.

DESCRITORES
Cuidados de Enfermagem; Identidade de Gênero; Enfermagem; Feminismo

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br