Acessibilidade / Reportar erro

Assistência ao trabalho de parto e parto de mulheres privadas de liberdade: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear e analisar as evidências científicas sobre a assistência prestada a mulheres privadas de liberdade durante o trabalho de parto e parto.

Método:

Revisão de escopo, desenvolvida em conformidade com o método JBI, cujas fontes de informação foram acessadas em bases de dados e na literatura cinzenta. A seleção foi realizada entre outubro e dezembro de 2023, a partir da leitura dos títulos, resumos e descritores, considerando os seguintes critérios de elegibilidade: artigos, dissertações e teses com diferentes desenhos metodológicos disponíveis na íntegra, sem delimitação de idioma e tempo. A análise foi conduzida por dois revisores independentes, utilizando-se a análise de conteúdo indutiva.

Resultados:

Foram incluídos 15 estudos. A partir da síntese dos resultados, emergiram duas categorias: Da cela para a sala de parto: assistência de mulheres privadas de liberdade; Experiências de mulheres privadas de liberdade durante o trabalho de parto e parto.

Conclusão:

Este estudo aponta a fragilidade das práticas assistenciais durante o trabalho de parto e parto, impondo desafios significativos e resultando em experiências adversas que comprometem a qualidade da maternidade e violam os direitos fundamentais das mulheres.

DESCRITORES
Gestantes; Parturientes; Trabalho de Parto; Parto; Prisões

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br