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Abordagem interprofissional na prevenção de quedas na assistência hospitalar

RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção e a experiência vivenciada pelos profissionais de saúde quanto às práticas de prevenção de quedas na unidade de internação hospitalar.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório e descritivo, na modalidade estudo de caso, desenvolvido com base no referencial canadense de competências interprofissionais. Os dados foram coletados através de dois grupos focais, com profissionais de saúde diferentes em cada grupo, utilizando análise de conteúdo temática.

Resultados:

Foram elaboradas cinco categorias que mostraram intensa convergência entre os participantes dos dois grupos focais, dentro do contexto das práticas para prevenção de quedas: comunicação entre profissionais e pacientes/acompanhantes para a prevenção de quedas, comunicação interprofissional para a prevenção de quedas, clarificação de papéis para a prevenção de quedas, educação em saúde sobre risco e prevenção de quedas e educação permanente para a prevenção de quedas.

Conclusão:

O trabalho em equipe e a prática colaborativa são importantes para atingir bons resultados na prevenção de quedas na assistência hospitalar, mas para isso os profissionais de saúde precisam se apropriar das competências necessárias para o agir colaborativo.

DESCRITORES
Equipe de Assistência ao Paciente; Relações Interprofissionais; Acidentes por Quedas; Hospitais

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