Acessibilidade / Reportar erro

O processo de enfermagem nas consultas de puerpério em unidades de Atenção Primária em Saúde* * Extraído da iniciação científica: “Análise do processo de enfermagem em consultas de puerpério em unidades de atenção básica”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Identificar as etapas do Processo de Enfermagem e o cuidado integral.

Método:

Estudo de análise documental em prontuários de consultas de enfermagem no puerpério realizadas em unidades da atenção primária no interior do estado de São Paulo. Analisaram-se quais etapas foram registradas, a sequência das etapas e a abordagem das questões psicossociais. Os dados estão apresentados em frequência, porcentagem e o conteúdo expresso do cuidado.

Resultados:

Foram analisados 341 prontuários. Destes, 100% apresentaram Histórico; 62,2%, Diagnóstico de Enfermagem; 5,3%, Planejamento; 99,1%, Implementação; e 50,1%, Avaliação. Quanto à sequência das etapas, 47,5% dos prontuários apresentaram três etapas. Na incorporação do princípio da integralidade, observou-se uma maior presença da abordagem biologicista.

Conclusão:

Este estudo evidencia a mudança da prática do enfermeiro, com esforços para realizar o registro do Processo de Enfermagem, e que a integralidade do cuidado se constitui como um desafio para ultrapassar o cuidado fragmentado e descontextualizado das condições de vida das pessoas.

DESCRITORES:
Enfermagem de Atenção Primária; Período Pós-Parto; Processo de Enfermagem; Enfermagem Materno-Infantil

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br