RESUMO
Objetivo:
Analisar a influência de uma tecnologia educacional sobre o conhecimento de primigestas acerca dos sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico.
Método:
Estudo quase experimental do tipo antes e depois, não randomizado e não concorrente, realizado com 90 primigestas. Para análise dos dados foi aplicada estatística descritiva, McNemar e t Student. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em 2020.
Resultados:
O perfil das gestantes correspondeu a mulheres com idade média de 23 anos, pardas, que vivenciam uma união estável e com média de 10 anos de escolaridade. Metade das gestantes estavam no terceiro trimestre gestacional e realizavam o pré-natal de risco habitual. Apenas 12,22% das participantes relataram ter acesso a informações sobre a temática. A análise dos dados evidenciou diferença significativa no número de acertos das questões, antes e depois da visualização do vídeo animado, principalmente nas perguntas relacionadas aos sinais de trabalho de parto, bolsa d’águas e mobilograma.
Conclusão:
A tecnologia educacional tem influência positiva sobre o conhecimento das primigestas acerca dos sinais de trabalho de parto e de risco obstétrico.
DESCRITORES
Enfermagem Obstétrica; Início do Trabalho de Parto; Complicações na Gravidez; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação