RESUMO
Objetivo:
Inspecionar a influência da ajuda de treinamento em amamentação fornecida durante o processo pré-natal nos escores do LATCH e da autoeficácia da amamentação.
Método:
As gestantes, com número total de 80, que atendem aos critérios de investigação, foram arbitrariamente separadas em dois grupos, ou seja, um grupo de interferência (n = 40) e um grupo controle (n = 40). Enquanto as gestantes do grupo controle recebem apenas a cuidado normal, o grupo de interferência recebeu como extras os cuidados com a cuidado normal e o treinamento em amamentação. Ambos os grupos foram visitados em suas residências na primeira semana do puerpério e os formulários necessários à investigação, ou seja, o formulário de informações pessoais, LATCH Ferramenta de aproximação da amamentação e Formulários Curtos da Escala de Autoeficácia em Amamentação foram devidamente preenchidos. Etapa da investigação, foi entregue uma cartilha organizada pelo investigador para os dois grupos acima mencionados.
Resultados:
Comparado ao grupo controle, observou-se que o grupo interferência apresentou maiores médias de autoeficácia para amamentação e escores LATCH. Concluiu-se que quando se desenvolve a apreensão da mãe sobre a autoeficácia em amamentar, obviamente também se desenvolve a realização da amamentação.
Conclusão:
O treinamento em amamentação fornecido no período pré-natal desenvolveu a apreensão da autoeficácia da amamentação materna e a realização da amamentação na primeira semana do período pós-parto.
A investigação é registrada em ClinicalTrials.gov NCT04757324.
DESCRITORES
Aleitamento Materno; Leite Materno; Lactação; Educação em Enfermagem; Educação Pré-Natal