RESUMO
Objetivo
Analisar o contexto da promoção da saúde com adolescentes na interface saúde e educação focando as ações do Programa Saúde na Escola.
Método
Estudo qualitativo realizado em 2015, com profissionais que trabalham na Coordenadoria Executiva Regional IV, em Fortaleza, Ceará. Os dados obtidos na entrevista foram processados no programa ALCESTE.
Resultados
Participaram do estudo 17 profissionais da saúde e 22 da educação. A organização da demanda espontânea ocasiona desarmonia nos atendimentos agendados e nas ações de saúde na escola. Demonstraram-se as dificuldades na implementação do Programa Saúde na Escola pelo desconhecimento, pela falta de planejamento entre os setores e pelas demarcações diferentes no território.
Conclusão
O desconhecimento dos profissionais sobre o programa e a falta de planejamento das ações confirmam a desarticulação dos setores educação e saúde, embora sinalizem possibilidades desta prática intersetorial.
Promoção da Saúde; Adolescente; Saúde Escolar; Colaboração Intersetorial