Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem: estudo brasileiro multicêntrico* * Extraído da tese “Validação Externa do Instrumento de validação de Egressos de Enfermagem IAE-ENF: Estudo multicêntrico. Universidade Federal de São Paulo, 2019.

RESUMO

Objetivos:

Comparar avaliações obtidas de egressos de cursos de graduação em enfermagem em três dimensões: caracterização sociodemográfica, identificação e inserção no mercado de trabalho e avaliação da formação profissional.

Método:

Estudo transversal, quantitativo, multicêntrico, com egressos de três universidades públicas brasileiras. A análise de dados foi feita segundo a confiabilidade interna do instrumento utilizado e por estatística descritiva.

Resultados:

Participaram do estudo 446 egressos concluintes entre 2013 e 2016. A maioria era do sexo feminino, da etnia branca (44%) e parda (38%) e tinha entre 25 e 30 anos. A maior parte apresentou titulação lato sensu concluída ou em curso (54%), 89% eram assalariados, e 60% eram empregados em única instituição, sendo prevalente a área assistencial (57%). Verificaram-se elevados níveis de satisfação entre egressos de duas instituições na avaliação de aprendizado dos conteúdos e experiências essenciais para a formação e melhores avaliações sobre a prática profissional em outra.

Conclusão:

O perfil de experiências acadêmicas, pós-graduação e de ingresso no mercado de trabalho foi diversificado entre as instituições avaliadas. Os achados favorecem a análise crítico-reflexiva dos projetos pedagógicos.

DESCRIPTORES
Avaliação em Enfermagem; Estudo Multicêntrico; Educação em Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br