The baby friendly breast – feeding management course(1212. Dinwoodie K, Bramwell R, Dykes F, Lang S, Runcieman A. The baby friendly breast-feeding management course. Br J Midwifery. 2000;8(6):362–6. doi: http://dx.doi.org/10.12968/bjom.2000.8.6.8115. https://doi.org/10.12968/bjom.2000.8.6.8...
). |
2000 |
Curso para profissionais de saúde com o objetivo de aumentar o conhecimento, habilidade, e atitudes positivas em relação à amamentação, bem como a confiança para apoiar ativamente as mães que amamentam e seus bebês. |
Curso de lactação de 18 horas/Vínculo |
– Leve-dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Evaluation of breastfeeding Web sites for patient education(1313. Dornan BA, Oermann MH. Evaluation of breastfeeding Web sites for patient education. MCN Am J Matern Child Nurs. 2006;31(1):18–23. doi: http://dx.doi.org/10.1097/00005721-200601000-00006. PubMed PMID: 16371821. https://doi.org/10.1097/00005721-2006010...
). |
2006 |
Sites sobre aleitamento materno para a educação das pacientes, avaliado com base nos critérios do Health Information Technology Institute (HITI), legibilidade e oito critérios de conteúdo da declaração de política da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre aleitamento materno |
Sites |
– Dura – Educacional |
Prenatal breastfeeding education and breastfeeding outcomes(1414. Rosen IM, Krueger MV, Carney LM, Graham JA. Prenatal breastfeeding education and breastfeeding outcomes. The American Journal of Maternal Child Nursing. 2008;33(5):315–9. doi: http://dx.doi.org/10.1097/01.NMC.0000334900.22215.ec. PubMed PMID: 18758336. https://doi.org/10.1097/01.NMC.000033490...
). |
2008 |
Educação no pré-natal sobre amamentação. Houve uma aula que usou demonstração em vídeo e ensino em grupo por um consultor de lactação, um grupo de apoio a novas mães com ensino individual, reuniões pré-natais e semanais pós-parto, ministradas por uma consultora em lactação e um pediatra. A educação sobre amamentação pré-natal pode influenciar a quantidade de tempo que as mulheres amamentam. |
Vídeo/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Related factors in using a free breastfeeding hotline service in Taiwan(1515. Wang SF, Chen CH, Chen CH. Related factors in using a free breastfeeding hotline service in Taiwan. J Clin Nurs. 2008;17(7):949–56. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2007.02111.x. PubMed PMID: 18321292. https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2007...
). |
2008 |
O uso de um serviço gratuito de linha direta para mães que amamentam em Taiwan. Essa estratégia inclui categoria de problemas comuns de amamentação por diferentes fases após o nascimento. |
Telefone/Vínculo |
– Leve – Educacional – Gerencial |
Breastfeeding promotion for infants in neonatal units: a systematic review and economic analysis(1616. Renfrew MJ, Craig D, Dyson L, McCormick F, Rice S, King SE, et al. Breastfeeding promotion for infants in neonatal units: a systematic review and economic analysis. Health Technol Assess. 2009;13(40):1–146. doi: http://dx.doi.org/10.3310/hta13400. PubMed PMID: 19728934. https://doi.org/10.3310/hta13400...
). |
2009 |
Avaliar a eficácia e custo-efetividade das intervenções que promovem ou inibem a amamentação ou alimentação com leite materno para bebês internados em unidades neonatais. |
Vínculo |
– Leve – Gerencial |
[Creation of an assistive technology for validation among blind people: focus on breastfeeding](1717. Oliveira PM, Rebouças CB, Pagliuca LM. Creation of an assistive technology for validation among blind people: focus on breastfeeding. Rev Bras Enferm. 2009;62(6):837–43. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000600006. PubMed PMID: 20098874. https://doi.org/10.1590/S0034-7167200900...
). |
2009 |
Tecnologia assistiva em saúde para incentivo à amamentação visando contribuir para a vida mais autônoma de pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, promover a inclusão destas pessoas. Esta tecnologia construída é um cordel a ser cantarolado por repentistas para, posteriormente, ser apreciado por pessoas com deficiência visual. |
Cordel cantarolado/ Vínculo |
– Leve-dura/Leve – Educacional – Gerencial |
[Nursing technologies to promote breastfteeding: integrative literature review](1818. Joventino ES, Dodt RC, Araujo TL, Cardoso MV, Silva VM, Ximenes LB. Nursing technologies to promote breast feeding: integrative literature review. Rev Gaúcha Enferm. 2011;32(1):176–84. PubMed PMID: 21888219.). |
2011 |
O vídeo/filmagem foi a tecnologia mais utilizada por enfermeiros para promover o aleitamento materno e a maioria classificadas como tecnologia dura. |
Vídeo/filmagem |
– Dura – Educacional |
Developing and testing an online breastfeeding training among undergraduate nursing students(1919. Cianelli R, Villegas N, Azaiza K, Henderson S, Hooshmand M, Peragallo N. Developing and testing an online breastfeeding training among undergraduate nursing students. Clin Nurs Stud. 2015;3(1):82–8. PubMed PMID: 27766266.). |
2015 |
Treinamento online para estudantes de graduação em enfermagem. O desenvolvimento deste treinamento incluiu consulta a especialistas em conteúdo e tecnologia. A componente online foi composta por cinco módulos com uma duração conjunta de aproximadamente 16 horas. Após, treinamento os alunos aumentaram seus níveis de conhecimento relacionados ao aleitamento materno. |
Plataforma online |
– Dura – Educacional |
Incorporating breastfeeding education into prenatal care(2020. Pitts A, Faucher MA, Spencer R. Incorporating breastfeeding education into prenatal care. Breastfeed Med. 2015;10(2):118–23. doi: http://dx.doi.org/10.1089/bfm.2014.0034. PubMed PMID: 25565242. https://doi.org/10.1089/bfm.2014.0034...
). |
2015 |
Educação no pré-natal sobre amamentação. Três módulos de amamentação foram criados e oferecidos às mulheres na consulta pré-natal de 32, 34 e 36 semanas por meio de tablets. Implementado em uma clínica obstétrica, as mulheres aprenderam com sucesso o conteúdo sobre amamentação por meio da metodologia do tablet. |
Tablets/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
A randomised controlled trial of the effectiveness of a breastfeeding training DVD on improving breastfeeding knowledge and confidence among healthcare professionals in China(2121. Ma YY, Wallace LL, Qiu LQ, Kosmala-Anderson J, Bartle N. A randomised controlled trial of the effectiveness of a breastfeeding training DVD on improving breastfeeding knowledge and confidence among healthcare professionals in China. BMC Pregnancy Childbirth. 2018;18(1):80. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12884-018-1709-1. PubMed PMID: 29587673. https://doi.org/10.1186/s12884-018-1709-...
). |
2018 |
Recrutamento de profissionais da saúde realizado em três hospitais na província de Zhejiang, na China, em 2014 para treinamento em DVD de amamentação para melhoria de seu conhecimento e confiança nas habilidades de apoio à amamentação. |
DVD |
– Dura – Educacional |
Effectiveness of educational interventions conducted by telephone to promote breastfeeding: a systematic review of the literature(2222. Oriá MOB, Dodou HD, Chaves AFL, Santos LMDAD, Ximenes LB, Vasconcelos CTM. Effectiveness of educational interventions conducted by telephone to promote breastfeeding: a systematic review of the literature. Rev Esc Enferm USP. 2018;52:e03333. PubMed PMID: 30043928.). |
2018 |
Intervenções educativas aplicadas por telefone às gestantes ou lactantes na duração e exclusividade do aleitamento materno. |
Telefone/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Can a Call Make a Difference? Measured Change in Women’s Breastfeeding Self-efficacy Across Call Interactions on a Telephone Helpline(2323. Thorpe K, Jansen E, Cromack C, Gallegos D. Can a call make a difference? Measured change in women’s breastfeeding self-efficacy across call interactions on a telephone helpline. Matern Child Health J. 2018;22(12):1761–70. doi: http://dx.doi.org/10.1007/s10995-018-2573-3. PubMed PMID: 30022400. https://doi.org/10.1007/s10995-018-2573-...
). |
2018 |
Linhas telefônicas de apoio que fornecem contato 24 horas com especialistas e enfermeiros para as mulheres que enfrentam desafios com a amamentação. Essa estratégia serve para interação sobre amamentação, construindo a autoeficácia. |
Telefone/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Telelactation via Mobile App: Perspectives of Rural Mothers, Their Care Providers, and Lactation Consultants(2424. Demirci J, Kotzias V, Bogen DL, Ray KN, Uscher-Pines L. Telelactation via mobile app: perspectives of rural mothers, their care providers, and lactation consultants. Telemed J E Health. 2019;25(9):853. doi: http://dx.doi.org/10.1089/tmj.2018.0113. PubMed PMID: 30212280. https://doi.org/10.1089/tmj.2018.0113...
). |
2019 |
(CoTelelactação por meio de um aplicativo de celular na zona rural da Pensilvânia. A telelactação direta ao consumidor (DTC) que usa vídeo bidirecional por meio de dispositivos pessoais tem o potencial de aumentar o acesso a consultores internacionais de lactação certificados (IBCLCs) em ambientes rurais que não os possuem. É um modelo aceitável para mulheres rurais com acesso limitado ao apoio pessoal à amamentação. |
Aplicativo/vídeo/Vínculo |
– Dura/Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Supporting, failing to support and undermining breastfeeding self-efficacy: Analysis of helpline calls(2525. Thorpe K, Danby S, Cromack C, Gallegos D. Supporting, failing to support and undermining breastfeeding self-efficacy: analysis of helpline calls. Matern Child Nutr. 2020;16(2):e12919. doi: http://dx.doi.org/10.1111/mcn.12919. PubMed PMID: 32026573. https://doi.org/10.1111/mcn.12919...
). |
2020 |
Linha de apoio telefônico 24 horas para os pais com a equipe de enfermagem em Queensland como um suporte reativo. Essa estratégia reativa de ligação mostrou eficácia nas respostas imediatas em um momento que pode ter risco de interrupção na amamentação. |
Telefone/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |
Smartphone-based counseling and support platform and the effect on postpartum lactation: a randomized controlled trial(2626. Miremberg H, Yirmiya K, Rona S, Gonen N, Marom O, Pohol A, et al. Smartphone-based counseling and support platform and the effect on postpartum lactation: a randomized controlled trial. Am J Obstet Gynecol MFM. 2022;4(2):100543. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ajogmf.2021.100543. PubMed PMID: 34871782. https://doi.org/10.1016/j.ajogmf.2021.10...
). |
2022 |
Feedback diário baseado em smartphone e uma plataforma de aconselhamento entre mulheres após o parto e uma equipe multidisciplinar. O aconselhamento foi fornecido por meio de um aplicativo desenvolvido especificamente por uma equipe multidisciplinar (obstetras, enfermeiros, conselheiros de lactação e psicólogo) na tentativa de auxiliar e aconselhar a manutenção da lactação. |
Aplicativo/Vínculo |
– Dura/Leve – Educacional – Gerencial |