Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da ocorrência do evento adverso flebite em pacientes de uma Unidade de Internação Clínica* * Extraído da dissertação: “Custo direto da ocorrência do evento adverso flebite em uma Unidade de Internação Clínica”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2019.

Evaluación del acaecimiento del evento adverso flebitis en pacientes de una Unidad de Hospitalización Clínica

RESUMO

Objetivo

Analisar as causas e os motivos associados à ocorrência de flebite na Unidade de Internação Clínica de um hospital geral, que é de grande porte e privado.

Método

Pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva, retrospectiva e documental, realizada a partir da consulta aos formulários eletrônicos de notificação da ocorrência de flebite referentes ao ano de 2017.

Resultados

Foram notificadas 107 flebites relativas a 96 pacientes, a maioria (91,7%) com uma flebite, do sexo masculino (53,1%), na faixa etária de 60-69 anos (23,0%) e com tempo de permanência inferior a quatro dias (30,2%). A maioria (68,2%) das notificações foi realizada por enfermeiros, tendo predominado a ocorrência de flebite nos dispositivos com tempo inferior a 24 h (38,3%), a classificação flebite grau 2 (45,8%), a infusão de antibióticos (46,7%), a localização do leito distante do posto de enfermagem (52,3%) e a presença de acompanhante (82,2%). A classificação de danos indicou que 93,5% dos pacientes sofreram danos leves, 4,7%, danos moderados e 1,9% não sofreram danos.

Conclusão

Conhecer as causas e os motivos associados à ocorrência de flebite poderá subsidiar os processos decisórios, gerencial e assistencial, quanto aos investimentos em estratégias preventivas ou de mitigação de riscos.

Pacientes Internados; Cateterismo Periférico; Flebite; Cuidados de Enfermagem; Unidades Hospitalares

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br