Acessibilidade / Reportar erro

Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado*

RESUMO

Objetivo:

Validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco.

Método:

Trata-se de um estudo de análise de conteúdo de diagnóstico de enfermagem, no qual 48 enfermeiros avaliaram a concordância do título, da definição, da classe e do domínio do diagnóstico de enfermagem em estudo, bem como a relevância dos seus antecedentes. O item foi considerado relevante quando o Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo foi maior ou igual a 0,8. Quando menor, o item foi modificado ou excluído conforme sugestões dos especialistas.

Resultados:

Dos 21 antecedentes, 14 foram considerados relevantes. Foram modificados os rótulos de cinco elementos considerados não relevantes e um item foi excluído. Ademais, os especialistas não optaram pelo título e definição propostos pela NANDA-I, mas pelos sugeridos neste estudo. Os especialistas concordaram com a classe e o domínio proposto pela taxonomia.

Conclusão:

Ficaram 10 fatores de risco, quatro populações em risco e seis condições associadas para o DE, que podem subsidiar a prática do enfermeiro. Sugere-se a realização da etapa da validação clínica para fortalecer os resultados deste estudo.

DESCRITORES:
Diagnóstico de Enfermagem; Gravidez de Alto Risco; Enfermagem Materno-Infantil; Estudo de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br