RESUMO
Objetivo:
Identificar a abordagem da temática relativa às infecções sexualmente transmissíveis do curso de graduação em enfermagem em uma universidade federal do sul do Brasil.
Método:
Pesquisa sócio-histórica com abordagem qualitativa, e uso de fontes orais e documentais. Participaram 13 docentes. A coleta de dados ocorreu entre dezembro de 2018 e abril de 2019. A análise dos dados foi temática.
Resultados:
Emergiram três categorias de análise: o ensino das infecções sexualmente transmissíveis pautados nas políticas públicas brasileiras; as infecções sexualmente transmissíveis e sua estratégia de ensino em um curso de graduação em enfermagem; e a trajetória da abordagem das infecções sexualmente transmissíveis em um curso de graduação em enfermagem. O curso de graduação é pautado nas políticas públicas de saúde e educação, e a disciplina “Infecções Sexualmente Transmissíveis” foi criada no curso ao final da década de 1970. O conteúdo não é obrigatório, sendo associado à área da saúde pública e evidenciado nos campos de prática e atividades educativas.
Conclusão:
O ensino das infecções sexualmente transmissíveis vem acompanhando as políticas públicas de saúde e educação. Ganha maior foco de ensinamento com o surgimento da aids.
DESCRITORES
Currículo; Educação em Enfermagem; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; História da Enfermagem; Enfermagem