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Caracterização socioeconômica e demográfica de crianças e adolescentes que simultaneamente estudam e trabalham fora de casa

Identificar as características socioeconômicas e demográficas das crianças e adolescentes que simultaneamente estudavam e trabalhavam fora de casa. Estudo não-experimental, correlacional de delineamento transversal, baseado em questionários aplicados aos alunos do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de Ribeirão Preto (Brasil). Duas escolas foram sorteadas. Para a análise dos dados foi utilizado o Statistical Package of Social Sciences, versão 14.0. Dos 133 estudantes que responderam o questionário, 36 (27,7%) informaram trabalhar fora de casa, 20,6% tinham entre 11 e 13 anos, 66,7% eram do sexo masculino (p=0, 000) e começaram a trabalhar precocemente para compor a renda familiar (p=0,003). O salário recebido auxiliava na composição da renda familiar, constatando-se que se à medida que a renda familiar aumentava, a presença do jovem no trabalho diminuía. Foram encontradas evidências de que muitos fatores contribuem para a inserção precoce destes sujeitos no mercado de trabalho, como o tamanho, a estrutura da família e a pobreza.

Trabalho de menores; Pobreza; Ensino fundamental e médio; Saúde do trabalhador


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