Acessibilidade / Reportar erro

Efeito clínico e fator prognóstico da estimulação elétrica e terapia de biofeedback no prolapso de órgãos pélvicos pós-parto

RESUMO

Objetivo:

Explorar o efeito da estimulação elétrica e da terapia de biofeedback em pacientes com prolapso de órgãos pélvicos pós-parto e identificar fatores que podem afetar os resultados da eficácia terapêutica.

Método:

Este estudo é uma análise retrospectiva de dados clínicos de pacientes com prolapso de órgãos pélvicos pós-parto. Um total de 328 mulheres com prolapso de órgãos pélvicos nas seis semanas pós-parto foram recrutadas em um hospital terciário na província de Sichuan, na China, entre março de 2019 e março de 2022. Os fatores prognósticos de eficácia terapêutica foram analisados por meio de regressão logística e modelo de árvore de decisão.

Resultados:

No geral, 259 mulheres apresentaram benefícios clínicos com o tratamento. O modelo de regressão logística mostrou que a paridade, o treinamento muscular do assoalho pélvico em casa e o estágio de quantificação do prolapso de órgãos pélvicos antes do tratamento foram fatores prognósticos independentes. O modelo de árvore de decisão mostrou que o estágio de quantificação do prolapso de órgãos pélvicos antes do tratamento foi o principal fator prognóstico, seguido pela paridade. Não houve diferença significativa na área sob a curva ROC entre os dois modelos.

Conclusão:

A paridade, o treinamento muscular do assoalho pélvico em casa e o estágio de quantificação do prolapso de órgãos pélvicos antes do tratamento foram importantes fatores prognósticos da estimulação elétrica e da terapia de biofeedback no prolapso de órgãos pélvicos pós-parto.

DESCRITORES
Prolapso de Órgão Pélvico; Período Pós-Parto; Estimulação Elétrica; Biorretroalimentação Psicológica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br