RESUMO
Objetivo:
Realizar a validação clínica dos fatores de risco do diagnóstico de Enfermagem “Risco de atraso no desenvolvimento infantil”.
Método:
Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em um ambulatório de especialidades e em unidades de saúde da família, com 124 crianças. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com os responsáveis pelas crianças e investigou os fatores de risco para atraso no desenvolvimento infantil.
Resultados:
Os fatores de risco sob teste estiveram presentes em 108 crianças avaliadas (87,1%). Nos testes de acurácia, a maioria dos valores de especificidade foi acima de 80%, e os de sensibilidade, inferiores a 30%. A maioria dos fatores de risco teve odds ratio >1, com destaque para três: distúrbio genético (OR = 38, p < 0,05) e distúrbio congênito (OR = 4,4, p < 0,05), entre os aspectos relativos à criança, e o desenvolvimento cognitivo dos pais prejudicado (OR = 27, p < 0,05), entre os aspectos dos cuidadores.
Conclusão
O estudo contribuiu para o refinamento da acurácia diagnóstica, identificando fatores potencialmente associados ao diagnóstico avaliado.
DESCRITORES
Desenvolvimento Infantil; Estudo de Validação; Enfermagem Pediátrica; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia