Acessibilidade / Reportar erro

Gestão de transplantes no Brasil: análise temporal dos investimentos financeiros e procedimentos

RESUMO

Objetivo:

Analisar as ações gerenciais públicas dos investimentos financeiros e procedimentos de transplantes de órgãos, células e tecidos no Brasil.

Método:

Estudo ecológico misto (tempo e local), realizado com base em dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde do Departamento de Informática do SUS e do Sistema Nacional de Transplante, de 2001 a 2023. Foram realizadas análises de tendência temporal, estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Os transplantes de órgãos, células e tecidos encontram-se concentrados na região Sudeste do país, com aumento dos custos no local. As regiões Nordeste e Sul do Brasil apresentam a maior fila de espera, com uma tendência crescente (R2 = 0,96), associada a tendência decrescente do número de transplantes (R2 = 0,97).

Conclusão:

A diferença do total de transplantes e procedimentos realizados entre as regiões do Brasil representa a necessidade de organização e investimentos com estratégias voltadas para a capacitação de profissionais e conscientização da população.

DESCRITORES
Transplante de Órgãos; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Custos e Análise de Custo; Acessibilidade aos Serviços de Saúde; Epidemiologia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br