Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da espuma de feltro no tratamento do pé diabético: revisão sistemática com metanálise* * Extraído da dissertação: “Efeitos da espuma de feltro no tratamento do pé diabético: revisão sistemática com metanálise”, Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Universidade Regional do Cariri, 2018.

Efectos de la espuma de fieltro en el tratamiento del pie diabético: revisión sistemática con metaanálisis

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os efeitos da espuma de feltro no tratamento da úlcera plantar do pé diabético.

Método:

Revisão sistemática, com metanálise. As buscas foram realizadas na Cochrane Library, PubMed, CINAHL, Science Direct, Web of Science, SCOPUS, IBECS e LILACS. A Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool foi utilizada para a avaliação do risco de viés. As metanálises foram calculadas pelo programa Review Manager, enquanto o Grades of Recommendation, Assessment, Development and Evaluation foi utilizado para a avaliação da qualidade da evidência.

Resultados:

Foram incluídos quatro ensaios clínicos e duas coortes. Houve a redução de 10,77 quilos pascais (IC 95% −14,92, −6,62; p<0,001) na média de pressão plantar dos indivíduos expostos ao feltro.

Conclusão:

Evidenciou-se maior redução da pressão plantar com o uso do feltro. Recomenda-se o desenvolvimento de novos modelos de órteses de alívio de pressão plantar a partir da espuma de feltro, acompanhado de mais pesquisas clínicas que elucidem outros desfechos relacionados.

DESCRITORES
Pé Diabético; Úlcera do Pé; Revisão Sistemática; Metanálise

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br