Editorial
Isilia Aparecida Silva
Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. isasilva@usp.br
Em 2011, a Revista da Escola de Enfermagem da USP completará 45 anos. Sendo um dos periódicos mais antigos da área no Brasil, a REEUSP tem mantido sua periodicidade ao longo dessas quatro décadas e meia, incorporando novas tecnologias de comunicação e informação e enfrentando desafios estruturais e organizacionais para dar continuidade a sua missão de divulgar a produção científica de excelência da Enfermagem brasileira e internacional.
Com o esforço e dedicação de seu Conselho Editorial e colaboradores ad hoc, seus funcionários técnico-administrativos, bolsistas e estagiários, a REEUSP tem conseguido manter sua inserção nas principais bases de dados, aplicando novas metodologias de divulgação, incrementando sua autonomia operacional e garantindo a divulgação de seus conteúdos em duas línguas, na modalidade impressa e on-line, cumprindo assim com as metas que convergem para reiterar, cotidianamente, sua colaboração para a visibilidade e permanente desenvolvimento da Enfermagem brasileira.
Nesta edição, os 40 artigos publicados refletem o trabalho de inúmeros pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, e enfermeiros assistenciais de quase todas as regiões brasileiras, na incessante contribuição para a construção de bases científicas nas diferentes áreas de conhecimento. Não há privilégio de áreas ou temas que se possam relevar ou destacar. Todos e cada um, em sua especificidade temática ou metodológica, são resultados de questionamentos emanados da inquietação profissional dos que procuram luz para sua prática de cuidar, de ensinar, de inovar, em contínua busca por evidências que consolidem uma ciência de tantas interfaces e um motivo único: o de propiciar melhores condições e qualidade de vida ao ser humano na promoção ou recuperação de sua saúde.
Desta forma, desejando ampliar as possibilidades de divulgação e atender à crescente demanda que nos apresenta a comunidade brasileira e internacional, a REEUSP, a partir desse ano, passará a publicar seis números, deixando a periodicidade de ser trimestral para ser bimestral.
Esperamos assim, ao ampliarmos quantitativamente os números da revista e do total de artigos publicados, atender melhor ao público, com a garantia da manutenção da qualidade da revista e do acompanhamento das transformações da sociedade, para que a REEUSP não apenas tenha o status de periódico classificado em importantes bases bibliográficas, mas, acima de tudo, mantenha seu compromisso com a assistência, a pesquisa e a educação em enfermagem e saúde de qualidade.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Mar 2011 -
Data do Fascículo
Mar 2011