Acessibilidade / Reportar erro

Prática de enfermagem na promoção da autonomia dos idosos

RESUMO

Objetivo:

Descrever o significado atribuído por enfermeiros especialistas à promoção da autonomia dos idosos.

Método:

Estudo fenomenológico, segundo o método de Giorgi, que recorre à entrevista semiestruturada. Participaram 18 enfermeiros especialistas, recrutados por conveniência em dois hospitais da região a norte de Portugal, entre março a dezembro de 2018.

Resultados:

Emergiram cinco temas: uso de instrumentos; uso de referencial teórico; diagnósticos de enfermagem; prescrição de intervenções; registros de enfermagem.

Conclusão:

Os enfermeiros especialistas utilizam instrumentos que promovem essencialmente a capacidade física dos idosos, no âmbito da autonomia. Os sistemas de informação utilizados para registrar os diagnósticos e prescrições de intervenções não refletem a intervenção para a autonomia da pessoa. A autonomia de forma multidimensional é pouco trabalhada, apesar do reconhecimento de sua importância para a qualidade de vida e dignidade da pessoa idosa.

DESCRITORES
Assistência ao Paciente; Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem, Autonomia Pessoal; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br