Acessibilidade / Reportar erro

Assistência à amamentação de recém-nascido prematuro e de baixo peso: projeto de implementação de melhores práticas* * Extraído da dissertação: “Protocolo para Aleitamento Materno do recém-nascido prematuro e de baixo peso”, Universidade Federal do Espírito Santo, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de implantação das melhores práticas para assistência à amamentação de recém-nascido prematuro e de baixo peso.

Método:

Pesquisa participativa que utilizou a metodologia de implementação de evidências do JBI, realizada em hospital universitário no sudeste do Brasil, com participação de equipe multiprofissional e gestores.

Etapas:

diagnóstico situacional, auditoria de base e feedback, elaboração de protocolo, treinamentos, implementação e monitoramento.

Resultados:

Foram definidos sete critérios de auditoria. Na auditoria de base, três critérios se mostraram conformes, sendo elencadas onze barreiras para serem solucionadas. As estratégias realizadas foram elaboração de protocolo e treinamentos multidisciplinares e intersetoriais. Após as capacitações obteve-se conformidade dos sete critérios auditados na primeira auditoria de seguimento e de cinco na segunda, enfatizando o aumento da conformidade após concretização das estratégias traçadas.

Conclusão:

O projeto alcançou o objetivo de melhorar a prática baseada em evidências, e possibilitou a implementação do primeiro protocolo de amamentação da instituição, porém evidencia a necessidade de manutenção dos treinamentos para adesão e enculturação das novas práticas.

DESCRIPTORES
Aleitamento Materno; Recém-Nascido Prematuro; Recém-nascido de Baixo Peso; Enfermagem Neonatal; Ciência da Implementação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br