Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade de vídeo educativo na percepção de idosos sobre riscos de queda: ensaio clínico randomizado* * Extraído da tese “Efetividade de vídeo educativo e orientações verbais de enfermagem na percepção de idosos sobre os riscos de queda: ensaio clínico randomizado”, Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a efetividade do uso de vídeo educativo, em comparação com orientações verbais de enfermagem no aumento da percepção de idosos sobre riscos de queda.

Método:

ensaio clínico randomizado em cluster, com 138 idosos na comunidade, aleatorizados em grupo intervenção, que assistiu vídeo educativo, e grupo controle, que recebeu orientações verbais. A percepção dos riscos de queda foi avaliada pelo FRAQ-Brasil no pré-teste e após seguimento de 30 dias. Utilizou-se Teste t de Student para amostras dependentes, para comparação das médias intragrupo, e Teste t de Student, para amostras independentes, para comparação de médias intergrupos. O tamanho do efeito foi determinado pelo d de Cohen.

Resultados:

na análise intragrupo, os grupos intervenção e controle tiveram aumento da percepção, com diferença estatisticamente significativa entre pré e pós-teste. Na análise intergrupo, o grupo controle apresentou maior aumento da percepção dos riscos de queda em relação ao grupo intervenção (p = 0,013), com d de Cohen de efeito pequeno.

Conclusáo:

o uso do vídeo educativo e as orientações verbais aumentaram a percepção de idosos sobre riscos de queda, com melhores resultados no grupo controle. Contudo, o tamanho do efeito foi pequeno. RBR-8nfggd.

DESCRITORES
Idoso; Acidentes por Quedas; Educação em Saúde; Filme e Vídeo Educativo; Enfermagem Geriátrica; Ensaio Clínico

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br