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SUBSIDIOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM NAS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Subsidies to caracterize nursing student in schools of the state of São Paulo

Resumos

Porque parece ser importante manter atualizadas informações quanto a dados demográficos, origem socio-econômica, vida escolar, situação econômica atual, requisitos para o aproveitamento escolar, aspiração e informação sobre a carreira que caracterizam o estudante de enfermagem, e que no campo prático podem oferecer elementos para adequar programas e métodos de ensino, fez-se a pesquisa em 1973, com o objetivo de levantar tais informações.

Estudo de tipo descritivo, realizou-se o levantamento dos dados, através de aplicação de questionário com 38 itens em 150 alunos de terceira série das seis escolas de enfermagem existentes no Estado de São Paulo.

Alguns resultados são destacados a seguir; 48,4% dos ter-ceiranistas são netos de estrangeiros, predominando grandemente os japoneses; há razoável mobilidade de estudantes dentro do Estado e relativamente pequena entre os mesmos; 43,3% dos estudantes trabalhavam antes de ingressar na Faculdade de Enfermagem; alta incidência de normalistas e de indivíduos sem o curso científico; quase a metade prestou exame vestibular para outro curso; 57,9% dos estudantes trabalham atualmente em atividades remuneradas; destes a maioria o faz por necessidade financeira; metade dos alunos cursam escolas pagas, destes a maioria tem despesas com taxas e anuidade superiores a dois mil cruzeiros; 37,2% tem jornada de trabalho diário em torno de 8 ou mais horas; 62,9% estudam menos de dez horas/semana fora do período de aula; 64,7% alegou como motivo principal de sua escolha pelo curso a inclinação pela profissão e predominam os que estão satisfeitos com sua escolha; metade classifica como boas as possibilidades de trabalho existentes; 72% dos estudantes pretendem exercer a profissão em Serviço hospitalar no ano seguinte a formatura.

Algumas conclusões sobre as características principais do estudante põem as enfermeiras educadoras diante de um panorama não muito otimista. Por um lado, a metade dos estudantes não teve preparação escolar adequada ao currículo das escolas de enfermagem e, por outro lado, uma mesma proporção trabalha para se manter no curso. O perfil do estudante traçado pela pesquisa, evidencia a emergência de problemas correlacionados, interferindo diretamente em seu rendimento escolar. Procurar resolvê-los dentro do âmbito próprio do ensino de enfermagem, afigura-se como a mais realista nas condições atuais. O caminho parece


Because the Author believes in the importance of keeping up to date information on demographic data, socio-economical origin, curriculum, present economic situation, request for scholar development, aspiration and information about carrier expectation, that caracterize nursing students, and may furnish elements to improve programs and methods of clinical pratice, this research was performed in 1973 with the sole obejctive of obtaining these data.

It is a descriptive — type of study and the data wereco-llected through the application of a 38 — item — questionnaire applied to a hundred and fifty (150) third grade students of six (6) Nursing Schools of the State of São Paulo.

Some results are significant, such as: 48.4% of third graders are of foreign ancestry, with large predominance of Japanese; there is a relative high mobility of students within the State and a far lower witin the same community; 43.3% of students worked before entering school there is a high number of students with primary-school teaching formation and non scientific knowledge; aproximately half inscribed themselves for other courses; 57.9% of students work presently in paid jobs, most of them due to financial needs; half of students are studyng in private schools and the majority of them have to face more than 2.000 cruzeiros of yearly espenses for fees and annuity; 37.2% have aproximately 8 hours of daily working load; 62.9% have less than 10 hours of free study-time per week; 64.7% quoted real vocation as main reason for choosing Nursing, and most of them are satisfied with their choice; half of them classify Nursing as good job possibilities in professional market; 72.0% of students intend to work in Hospital rigth after graduating.

Some conclusions upon main caracteristics of Nursing students place nursing educators before a non too optimistic view. On one hand, half of the students did not have proper school education in order to face nursing school curriculum and on the other hand, an equal number of students work to support themselves.

Therefore the student profile that was obtained through this research shows emergency of correlated problems, that interfere directly on scholar efficiency. Trying to solve them within our own nursing teaching boundaries seems to be more realistic. The way to try solving them requires from nursing educators efforts in order to search for and determine more adequate teaching methods and techiniques. This task is of the utmost urgency if one has in mind the need of promoting efforts to increase students profits and as a result of it, more efficient professionals in the future.


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VII —REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • — CARVALHO, A. — Orientação e ensino de estudantes de enfermagem no campo clínico. São Paulo, 1972 (Tese — Escola de Enfermagem da USP).
  • — CASTRO, C. L. M. — Caracterização Sócio-econômica do estudante universitário. Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1968.
  • — MEDEIROS, N. R. D. — Relatório da Comissão de Documentação e Estudos da ABEn, 1972—1973. Rio de Janeiro.
  • — PASTORE, J. & OUTROS — O Ensino Superior em São Paulo: Aspectos quantitativos e qualitativos de sua expansão. São Paulo, Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, 1970.
  • — PASTORE, J. & PEROSA, G. G. — O Estudante Universitário em São Paulo. São Paulo, Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, 1971.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1975
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