Acessibilidade / Reportar erro

Aleitamento materno na alta e na terceira etapa do Método Canguru entre recém-nascidos prematuros hospitalizados

RESUMO

Objetivo:

Identificar o tipo de alimentação e analisar os fatores sociodemográficos e clínicos associados ao aleitamento exclusivo na alta hospitalar, no primeiro e no último retorno da terceira etapa do Método Canguru entre neonatos internados na unidade canguru.

Método:

Estudo longitudinal e retrospectivo. Incluídos 186 neonatos com idade gestacional <37 semanas admitidos na unidade canguru em 2018 e 2019. Dados coletados do prontuário submetidos à análise inferencial e ao modelo de regressão Poisson (p < 0,05).

Resultados:

Taxa de aleitamento exclusivo foi de 73,1% na alta, com queda no último retorno (68,1%). Na alta, houve maior probabilidade de aleitamento exclusivo em mãe mais jovem, com escolaridade superior, neonato nascido com maior peso e que recebeu leite humano exclusivo durante internação; no primeiro retorno, em mãe mais jovem e neonato que recebeu apenas leite humano na internação; e no último retorno, mãe jovem, neonato que recebeu apenas leite humano e com primeira sucção na mama na unidade canguru.

Conclusão:

A maioria dos neonatos internados na segunda etapa do Método Canguru estava em aleitamento exclusivo e apresentou fatores maternos e clínicos relacionados ao aleitamento, podendo auxiliar no manejo dos desafios do método e na promoção da amamentação.

DESCRITORES
Método Canguru; Aleitamento Materno; Recém-Nascido Prematuro; Saúde Materno-Infantil

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br