RESUMO
Objetivo:
Avaliar o efeito de uma ação educativa no conhecimento de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, para a vigilância do crescimento e do desenvolvimento na consulta de puericultura.
Método:
Estudo de intervenção do tipo antes-depois realizado com 30 enfermeiros. Avaliou-se o conhecimento e a prática dos enfermeiros mediante instrumento construído e validado. Realizou-se a atividade educativa, articulando indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil com políticas públicas da primeira infância e as práticas do enfermeiro. Utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel como estratégia de ensino-aprendizagem. O mesmo instrumento foi reaplicado após um mês. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e aplicaram-se os testes de proporção, Wilcoxon e a Teoria da Resposta ao Item com o modelo de Rasch.
Resultados:
Os enfermeiros acertaram mais itens do instrumento após a intervenção; houve elevação dos escores de acertos e diminuição do índice de dificuldade de resposta ao item na seção do conhecimento e da prática, pós-intervenção.
Conclusão:
A atividade educativa teve efeito positivo, repercutindo mudanças do conhecimento e da prática dos enfermeiros, a qual possibilitou que a consulta de puericultura se tornasse mais qualificada.
DESCRITORES
Atenção Primária à Saúde; Desenvolvimento Infantil; Educação; Enfermagem; Vigilância em Saúde Pública