Objetivo
Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto.
Método
Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público-alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto.
Resultados
Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil.
Conclusão
Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.
Parto humanizado ; Apoio social; Tecnologia; Enfermagem obstétrica; Estudos de validação