RESUMO
Objetivo
Compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo na mobilidade estudantil internacional.
Método
Estudo transversal, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre fevereiro e julho de 2017. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo.
Resultados
Participaram do estudo 22 estudantes. Na análise das entrevistas, emergiram cinco categorias analíticas: Dimensão das Relações Interinstitucionais, Dimensão Pessoal, Dimensão Profissional, Dimensão Acadêmica e Dimensão Cultural.
Conclusão
São muitas as vantagens que o intercâmbio internacional pode trazer à formação profissional. Considera-se necessário maior investimento governamental e institucional, mas com planejamento mútuo e acompanhamento das instituições, de forma que contribua para o desenvolvimento da Enfermagem e do País.
Intercâmbio Educacional Internacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Internacionalidade