Acessibilidade / Reportar erro

Saúde sexual e saúde reprodutiva da população ribeirinha: revisão integrativa* * Extraído da tese: “Representações sociais sobre saúde reprodutiva por mulheres e homens de uma comunidade ribeirinha no baixo madeira, Porto Velho-RO”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências científicas disponíveis sobre a saúde sexual e saúde reprodutiva de populações ribeirinhas.

Método:

Revisão integrativa, realizada nas bases LILACS, MEDLINE; WEB OF SCIENCE e SCOPUS, incluindo publicações em português, inglês ou espanhol, sem uma limitação temporal inicial, publicados até 2018.

Resultados:

Foram selecionados 11 artigos. Os estudos incluídos são do período de 1993-2017, o conteúdo originou quatro categorias analíticas: componente sexual que reuniu achados sobre as infecções sexualmente transmissíveis; componente reprodutivo que constou o planejamento familiar/controle da fecundidade, o aborto e problemas acerca da gestação; componente ambiental que agrupou os contaminantes ambientais e implicações reprodutivas; e o componente sociocultural que integrou gênero, crenças e indicadores sociais.

Conclusão:

Predominou, nesta revisão, estudos com abordagem quantitativa, em uma perspectiva feminina e com uma visão biologicista. Nenhum estudo incluído investigou os significados e representações da saúde sexual e saúde reprodutiva para a população ribeirinha. Além disso, os achados pouco evidenciam o pensamento sobre os assuntos que integram a saúde sexual e saúde reprodutiva com as práticas de pessoas que vivem no contexto ribeirinho, proporcionando evidências limitadas.

DESCRIPTORS
Saúde Sexual; Saúde Reprodutiva; Grupos Populacionais; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br