Acessibilidade / Reportar erro

Infodemia de COVID-19 e saúde mental de adultos e idosos: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear o conhecimento científico sobre as repercussões da infodemia na saúde mental de adultos e idosos no contexto da pandemia de COVID-19.

Método:

trata-se de uma revisão de escopo, desenvolvida na metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI), que incluiu 33 artigos. Esses artigos foram analisados segundo média de faixa etária, sexo e nível de escolaridade; local e período de realização dos estudos; tempo de exposição a informações sobre COVID-19; principais sinais e sintomas relacionados à saúde mental; principais fontes de informação; sugestões para mitigar os efeitos da infodemia; e lacunas de conhecimento.

Resultados:

as repercussões da infodemia na saúde mental de adultos e idosos mais presentes foram ansiedade, depressão e estresse, e o grupo mais afetado foi o de jovens adultos e do sexo feminino.

Conclusão:

são necessários estudos futuros com desenhos mais robustos para investigar as repercussões da infodemia na saúde mental das pessoas a médio e longo prazos, assim como para avaliar efeitos, viabilidade, custo-benefício e significado de intervenções em grupos populacionais, especialmente na população idosa.

DESCRITORES
Comunicação em Saúde; Saúde Mental; Informação; Disseminação de Informação; Adulto; Idoso

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br