Acessibilidade / Reportar erro

Escola, Literatura e Estereótipos Sexuais. Análise Didáctica

Resumo:

O objectivo do presente artigo é analisar didacticamente as respostas a um questionário de 2.124 estudantes do quinto e sexto ano sobre o assunto em estudo. Os estudantes foram questionados sobre alguns estereótipos de género que aparecem em obras literárias para determinar a percepção que tinham sobre eles e para poderem fazer, além disso, uma comparação entre as respostas de rapazes e raparigas. Concentrámo-nos nos resultados mostrando como os estudantes estão, em todas as declarações feitas, bastante próximos da resposta relacionada com a concordância com os estereótipos de género, salientando o facto de preferirem que as personagens principais dos livros sejam rapazes, o que poderíamos traduzir em futuros papéis de poder masculino.

Palavras-chave:
género; literatura; escola primária; estereótipos; estudante

Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário - Trindade, 88040-970 Florianópolis SC - Brasil, Tel. (55 48) 3331-8211, Fax: (55 48) 3331-9751 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ref@cfh.ufsc.br