Viviane Inês Weschenfelder
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. 93022-750 - atendimento@unisinos.brUniversidade do Vale do Rio dos SinosBrazilSão Leopoldo, RS, BrazilUniversidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. 93022-750 - atendimento@unisinos.br

Elí Terezinha Henn Fabris
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. 93022-750 - atendimento@unisinos.brUniversidade do Vale do Rio dos SinosBrazilSão Leopoldo, RS, BrazilUniversidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. 93022-750 - atendimento@unisinos.br

Viviane Inês Weschenfelder (vweschenfelder@unisinos.br) é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e coordenadora da Formação Docente na mesma instituição. É licenciada em História e mestra e doutora em Educação. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (Gipedi/CNP) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq. Trabalha com as temáticas da Educação das Relações Étnico-Raciais, processos de in/exclusão e formação de professores.
Elí Terezinha Henn Fabris (ethfabris@gmail.com) é professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Pós-doutora pela Universidade do Porto (PT), doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (GIPEDI/CNPq) e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq.
Contribuição de autoria: As autoras Viviane Inês Weschenfelder e Elí T. Henn Fabris trabalharam conjuntamente na construção do artigo, no entanto, a coleta de dados foi realizada pela autora da pesquisa principal, Viviane.
Conflito de interesses: Não se aplica