Resumo em Português:
Este artigo visa analisar o contributo das teorias feministas para as epistemologias e práticas metodológicas das ciências sociais, nomeadamente da psicologia social. Partindo da apresentação das propostas feministas da Terceira Vaga para as ciências e da epistemologia dialógica das representações sociais, discutimos as possibilidades de uma conceptualização assente nos conhecimentos situados para o desenvolvimento de saberes científicos emancipatórios. Assim, analisaremos o modo como os conhecimentos situados e os desafios que colocam podem engendrar uma mudança nas práticas científicas da psicologia social e das ciências sociais.Resumo em Inglês:
This paper aims at analysing the contribution of feminist theories for the epistemology and methodological practices of the social sciences, namely of social psychology. Departing from the presentation of Third Wave feminist proposals and from the dialogical epistemology of social representations, we discuss the possibilities for a conceptualisation based on situated knowledges, for the development of emancipatory scientific knowledges. Hence, we will debate the way how situated knowledges and the challenges they pose can change scientific praxis in social psychology and in social sciences.Resumo em Português:
Este artigo se propõe a analisar as representações sobre as mulheres indígenas Guarani, a partir dos registros feitos por missionários que, informados por sua condição cultural e social e pelos projetos de colonização e de conversão, definiram determinados estereótipos e valorizaram um padrão evolutivo das condutas das mulheres indígenas. Da condição de auxiliares do demônio, de incitadoras da lascívia e da luxúria, as mulheres passaram a ser representadas como as que divulgavam, nas reduções jesuítico-guaranis, os valores morais cristãos através de suas condutas exemplares.Resumo em Inglês:
This article proposes the analysis of the representations of the Guarani Indian women, considering the chronicles by missionaries who, informed by their cultural and social condition and by the colonization and converting projects, defined particular stereotypes and valorized an evolutionary standard of conduct of the Indian women. From devil's servants and inciters of lasciviousness and lust, women passed to be represented as those who divulged, in the Jesuit-Guarani reductions, the Christian life values through their exemplary conducts.Resumo em Português:
Este artigo aborda avanços na epistemologia feminista que partiram da constatação da natureza androcêntrica da ciência binária, para desvelar a relação de constituição mútua entre os sujeitos da ciência e o conhecimento que produzem. Essa percepção, que abriu a possibilidade de combater a ciência determinista e binária através de análise da produção do conhecimento como processo social e histórico, também revelou a natureza ideologizada do mundo social. São apresentadas autoras que constroem uma perspectiva crítica, dialética e relacional que visa a iluminar como 'diferenças' são articuladas em relações sistêmicas de dominação e a transformar este mundo 'problemático'.Resumo em Inglês:
This article describes advances in feminist epistemology that began with the perception of science as binary and androcentric, which revealed the mutually-constituting relationship between the subjects of science and the knowledge they produce. This understanding, establishing the possibility of combating deterministic and binary science through the analysis of the production of knowledge as a social and historical process, also revealed the ideological nature of the social world. The authors discussed construct a critical, dialectical and relational perspective which aims to illuminate how 'differences' are articulated in systemic relations of domination, and to transform this 'problematic' world.Resumo em Português:
Os objetivos deste trabalho são contextualizar o ambiente em que se deu a inserção da primeira turma feminina no Colégio Militar do Rio de Janeiro, em 1989, bem como identificar e analisar as representações femininas e masculinas sobre a inserção acadêmica e esportiva dessa primeira turma. A metodologia, qualitativa e etnográfica, fundamenta-se na teoria das representações sociais. Os dados provêm da observação participante e de seis entrevistas individuais não-diretivas de "elite": três ex-alunas e três homens. Analisam-se também reportagens de jornais e revistas, de 1989 a 1996. Constata-se que cuidado e diferença são constantes no discurso dos doisde informantes. Conclui-se que o incentivo ao esporte, proposto pelo comandante do Colégio e liderado pela professora de Educação Física co-autora deste trabalho, influenciou e consolidou o espaço para a participação e integração feminina no Colégio e para o seu êxito acadêmico e esportivo.Resumo em Inglês:
The goals of this article are to contextualize the ambiance in which the access of women in the Military College of Rio de Janeiro was observed, in 1989, and to identify and analyze masculine and feminine representations on the academic and sporting insertion of the first group of women in the school. The research was oriented by the approach of social representations, following Moscovici and Wagner. Data come from the analysis of magazines and newspapers related to the theme, from 1988 to 1996, and from six elite interviews held with three formal students and three teachers. It was concluded that the treatment offered to female students by teachers and colleagues was careful and protective. The support, guaranteed by the commander and a female teacher of physical education, influenced and consolidated the space for female participation and integration in the academic and sporting life of Military College.Resumo em Português:
A busca da adequação aos padrões de identidade socialmente impostos tem justificado e instituído as mais variadas formas de controle corporal. Há cerca de dois séculos vivemos um processo de contínuo disciplinamento e normalização dos corpos que também tem conseqüências subjetivas, pois a subjetividade está diretamente associada à materialidade do corpo. Assim, a história da criação de corpos e identidades sociais é também uma história dos modos de produção da subjetividade. O texto parte dessa constatação para discutir uma forma de resistência ao assujeitamento: a proposta foucaultiana de uma estética da existência.Resumo em Inglês:
The search to comply with socially imposed standards of identity has justified and instituted a number of ways of body control. During the last two centuries we have lived under an ongoing process of discipline and normalization of our bodies. This process has subjective consequences because subjectivity is directly connected to the materiality of the body. Therefore, a history of creation of bodies and social identities is also a history of ways of producing subjectivity. This paper starts with this history to discuss a form of resistance: Michel Foucault's proposal of an aesthetics of existence.Resumo em Português:
Após situar a homoparentalidade no contexto das novas práticas sociais e médicas referentes à filiação e à reprodução, o artigo apresenta um cenário do debate francês atual sobre essa questão. Serão nele confrontados os pensamentos de cinco psicanalistas: Joël Dor, e sua teorização sobre o papel da função paterna e da diferença anatômica entre os sexos na estruturação do sujeito; Pierre Legendre, e sua articulação entre os campos do jurídico e do psíquico na inscrição do ser humano na ordem da filiação; Michel Tort, e sua crítica às teorias de Legendre; Geneviève Delaisi de Parseval, e sua proposta de uma definição mais ampla da família; e, enfim, Sabine Prokhoris, e a sua distinção entre 'sexuação' e 'diferença dos sexos'. Através dessa apresentação, buscar-se-á desmontar os argumentos contrários e indicar a legitimidade da argumentação favorável à filiação homossexual.Resumo em Inglês:
After situating homoparenthood within the context of the new social and medical practices concerning parenthood and reproduction, the article presents a scenario of the contemporary French debate on this issue. The thinking of five psychoanalysts on this matter will be broached : Joël Dor and his theory about the role of the function of the father and about the anatomic difference between sexes in the structure process of the subject; Pierre Legendre and his articulation between the fields of law and the psych in the involvement of the human being in the order of parenthood; Michel Tort and his criticism of the theories of that author; and Genevieve Delaisi de Parseval and her proposal of a broader definition of the family. And, finally, Sabine Prokhoris, and her distinction between "sexuation" and "difference of the sexes". This presentation intends to dismantle the opposite arguments and demonstrates the legitimacy of the reasoning favorable to homosexual parenthood.Resumo em Português:
Neste artigo, exploro as representações da morte do feminismo para compreender os significados maiores que cercam as declarações do fim simbólico do feminismo. Começarei investigando dois mecanismos pelos quais a morte do feminismo é produzida para expor os valores implícitos dos tanatófilos do feminismo. Depois considerarei versões rivais dos "signos da morte", de forma a explorar como as suposições peculiares sobre a ontologia do feminismo estão presas a formas específicas de morte metafórica. Dado o tipo particular de distorção implicada no enterro prematuro de um feminismo global florescente, a seção final do artigo situa o contemporâneo dobrar dos sinos pela morte do feminismo no contexto de uma história gendrada de práticas de enterro em vida. Através da escavação e da interpretação de tais práticas arcaicas, relacionarei o enterro retórico do feminismo contemporâneo a um esforço contínuo para minar as lutas feministas por justiça social.Resumo em Inglês:
In this article, I will explore how the death of feminism is represented in order to plumb the larger meanings embedded in proclamations of feminism's symbolic death. I will begin by investigating two mechanisms by which feminism's death has been produced to unearth the tacit values of feminism's morticians. I will then consider competing accounts of the "signs of death" in order to explore how particular assumptions about the ontology of feminism are tied to specific forms of metaphorical death. Given the particular kind of distortion involved in the premature burial of a thriving global feminism, the final section of the article situates contemporary feminism's death knell in the context of a gendered history of live burial practices. By excavating and interpreting such archaic practices, I will link the rhetorical burial of contemporary feminism to an ongoing effort to undermine feminist struggles for social justice.Resumo em Português:
Ao considerar a força do discurso antifeminista no Brasil, examino como esse discurso aparece no âmbito do jornalismo cultural para então tecer algumas relações com a história social brasileira à luz da qual é possível compreender por que o feminismo como práxis transformadora parece tão fora dos hábitos do país. Procuro sustentar meu argumento a partir da leitura de obras de pensadores da história e da cultura brasileiras considerados "de esquerda" ao mesmo tempo em que pontuo os limites de suas análises, ou seja, o silenciamento sobre a opressão das mulheres e questões de gênero. A seguir, examino a persistência de diversas formas do antifeminismo no campo das Letras a fim de compreender o estatuto da crítica feminista no campo dos estudos literários e as razões de sua invisibilidade, com considerações sobre conquistas e limitações de suas práticas.Resumo em Inglês:
On considering the strength of antifeminist discourse in Brazil, I examine how this discourse circulates in the field of cultural journalism so as to raise some relations with Brazilian social history in the light of which it is possible to understand why feminism as a praxis of change seems so alien to the country's social habits. To develop my line of argument I draw from works of Brazilian intellectuals from the left, while I point out the limits of analysis that silence on women's oppression and on questions of gender. Then, I examine the persistence of diverse forms of antifeminist discourses in the academic field of letters, in the attempt to understand the status of feminist criticism in literary studies and the reasons for its invisibility, with remarks on the achievements and limitations of its practices.Resumo em Português:
O presente texto se baseia no debate proposto por Mary Hawkesworth no artigo "A semiótica de um encontro prematuro: o feminismo em uma era pós-feminista", orientando-se por um olhar latino-americano-caribenho sobre as transformações do feminismo e as conquistas das mulheres em momentos cruciais dessa articulação, relembrando fases memoráveis como a renovação dos ideais feministas, a autonomia do movimento de mulheres negras e sua inter-relação com o ativismo negro e feminista, articulações internacionais sintonizados com a realidade/diversidade brasileira e a incorporação da agenda feminista nas instâncias governamentais. A autora expõe o dinamismo e a capacidade de retroalimentação do feminismo brasileiro, características que possibilitam a força necessária para sua sobrevivência e inovações harmonizadas com a evolução de valores sociais diante das conquistas decorrentes de sua existência nos cenários local, regional e global. Substancialmente, desenvolve o texto com ênfase no ativismo local como desencadeador de uma ação efetiva de Estado para eqüidade de gênero e raça.Resumo em Inglês:
This paper is based on the debate proposed by Mary Hawkesworth in "The semiotics of a Premature Burial: Feminism in a Post-Feminist Age". It is guided by a Latin-American and Caribbean view of the transformations of feminism and of women's achievements in critical moments of that articulation, recollecting outstanding periods such as the renovation of feminist ideals; the autonomy of the black women's movement and its inter-relation with black and feminist activism; and international articulations tuned with Brazilian reality/diversity and with the incorporation of the feminist agenda within governmental instances. The author portrays how the verve and retro-feeding capacity of Brazilian feminism provide the necessary strength for its survival, as well as for its innovations which are consonant with the evolution of social values, leading to its various achievements as they stem from local, regional and global arenas. Substantially, the author has developed this text with a sharp focus on local activism as the trigger for effective governmental action towards achieving gender and race equity.Resumo em Português:
Partindo do verbete sobre pós-feminismo do Dicionário da Crítica Feminista (organizado por Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral), proponho a discussão do conceito de pós-feminismo não isoladamente, mas antes por aposição a outros termos e conceitos que de algum modo clarificam a natureza complexa do debate em torno deste termo: contra-feminismo, pós-feminismo, contra-dicção, diferença, imagem, ginocrítica, corpo, ciberfeminismo. Defendo que vivemos no contexto de uma variedade de feminismos plurais, e que o seu discurso oposicional e de resistência é ainda, no mundo de hoje, de total pertinência.Resumo em Inglês:
Departing from the entry on Postfeminism in the Dicionário da Crítica Feminista (edited by Ana Gabriela Macedo and Ana Luísa Amaral), I discuss the meaning of the concept not in isolation, but in affiliation with other concepts which somehow help to understand the complexity of this debate, e.g., Counter-feminism, Postmodernism, Counter-diction, Difference; Body; Image; Gynocritics, Cyberfeminism. I defend that despite all odds, Feminism still stands as a fundamental "counter-diction," a much needed oppositional discourse in our day and age.