Resumo em Português:
Resumo: Esta revisão busca compreender as experiências, demandas e efeitos político-sociais dos movimentos de pessoas com deficiência na América Latina a partir de uma perspectiva feminista crítica. Foi realizada uma análise de 39 artigos científicos. O reconhecimento e a incidência política são as principais demandas do movimento; a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência incentivou a reivindicação de direitos, embora apresente limitações em sua implementação. Em conclusão, destaca-se que poucos estudos incluem uma análise interseccional, no entanto, identificam as complexidades das desigualdades sociais presentes na América Latina. Considerar uma perspectiva interseccional permitiria compreender a deficiência como uma questão ampla, evitando categorias de identidade e destacando as possíveis alianças entre coletivos para lutas comuns e transformação social.Resumo em Espanhol:
Resumen: Esta revisión busca comprender las experiencias, demandas y los efectos político-sociales de los movimientos de la discapacidad en Latinoamérica desde una perspectiva crítica feminista. Se realizó una revisión de 39 artículos científicos. El reconocimiento y la incidencia política son las principales demandas del movimiento, y la Convención sobre Derechos de Personas con Discapacidad alentó la reivindicación de derechos, aun cuando presenta limitaciones en su implementación. En conclusión, se denota que pocos estudios incluyen un análisis interseccional, no obstante, identifican las complejidades de las inequidades sociales presentes en Latinoamérica. Considerar una perspectiva interseccional permitiría comprender la discapacidad como problemática amplia, evitando categorías identitarias y evidenciando las posibles alianzas entre los colectivos para las luchas comunes y la transformación social.Resumo em Inglês:
Abstract: This review aims to comprehend the experiences, demands, and political-social ramifications of the disability movements in Latin America through a critical feminist lens. A comprehensive analysis of 39 scholarly articles was conducted. The primary focal points of the movement are recognition and political impact, with the Convention on the Rights of Persons with Disabilities serving as a catalyst for rights advocacy, notwithstanding its implementation limitations. In conclusion, it is noteworthy that a scant number of studies incorporate an intersectional analysis. Nevertheless, these studies discern the intricate nature of social inequities prevalent in Latin America. Adopting an intersectional perspective would facilitate a broader understanding of disability, circumventing identity categories and accentuating potential alliances among collectives for shared struggles and social transformation.Resumo em Português:
Resumo: No presente artigo, temos como proposta apresentar o papel das emoções no ativismo de mães e pais de autistas no Brasil durante a década de 1980. A partir da triangulação de fontes documentais distintas (autobiografias, livros acadêmicos do período e matérias publicadas em periódicos), mapeamos as emoções mais comuns expressas pelos familiares em suas narrativas sobre a experiência com seus filhos, com destaque para a infelicidade e o amor. Observamos que as emoções possibilitaram uma análise crítica da realidade, o estabelecimento de vínculos de solidariedade e a construção das primeiras medidas que possibilitaram o reconhecimento dos direitos dos autistas no Brasil.Resumo em Espanhol:
Resumen: El presente artículo se propone presentar el papel de las emociones en el activismo de madres y padres de personas autistas en Brasil a lo largo de la década de 1980. A partir de la triangulación de diferentes fuentes documentales (autobiografías, libros académicos de la época y artículos publicados en periódicos) mapeamos las emociones más comunes expresadas por los familiares en sus relatos sobre la experiencia con sus hijos, con énfasis en la infelicidad y en el amor. Observamos que las emociones posibilitaron un análisis crítico de la realidad, el establecimiento de lazos de solidaridad y la construcción de las primeras medidas que propiciaron el reconocimiento de los derechos de las personas autistas en Brasil.Resumo em Inglês:
Abstract: The present article aims to analyse the role of the emotions in the autistic´s mother and father´s activism of autistic in Brazil in the 1980s. From the triangulations of different documentary sources (autobiographies, academic books of the period and articles published in journals) we mapped out the more common emoticons expressed with their children, with emphasis on unhappiness and love. We observed that emoticons enabled a critical analysis of reality, the establishment of bonds of solidarity and the constructions of first measures that enabled the acknowledgment the rights of autistics in Brazil.Resumo em Português:
Resumo: A sexualidade de mulheres com deficiência vem sendo tratada como tabu por mães e pessoas que trabalham de maneira muito próxima a essas pessoas. Na presente pesquisa, tive como objetivo analisar as narrativas de mães e profissionais sobre a sexualidade das mulheres com Síndrome de Down (SD). Para isso, foram realizadas entrevistas com mães de pessoas com SD e com profissionais que trabalham diretamente com tais indivíduos. Os resultados mostram que o silêncio é a norma. As participantes da pesquisa ficaram visivelmente incomodadas em falarem sobre o tema e, quando falaram, disseram que as mulheres com Síndrome de Down não são independentes no que diz respeito aos seus próprios corpos. Uma das consequências graves da negação ao direito básico pelos seus corpos é o alto número de violência sexual sofrida pelas mulheres com Síndrome de Down.Resumo em Espanhol:
Resumen: La sexualidad de las mujeres con discapacidad ha sido tratada como tabú por las madres y las personas que trabajan muy de cerca con estas mujeres. La presente investigación tuvo como objetivo analizar las narrativas de madres y profesionales sobre la sexualidad de mujeres con Síndrome de Down (SD). Para ello, se realizaron entrevistas con madres de personas con SD y con profesionales que trabajan directamente con dichas personas. Los resultados muestran que el silencio es la norma. Las participantes de la investigación se sintieron visiblemente incómodas al hablar sobre el tema y, cuando lo hicieron, dijeron que las mujeres con síndrome de Down no son independientes cuando se trata de sus propios cuerpos. Una de las graves consecuencias de la negación del derecho básico por parte de sus cuerpos es el elevado número de violencias sexuales que sufren las mujeres con Síndrome de Down.Resumo em Inglês:
Abstract: The sexuality of women with disabilities has been treated as a taboo by mothers and people who work very closely with these women. The present research aimed to analyze the narratives of mothers and professionals about the sexuality of women with Down Syndrome (DS). For this, interviews were carried out with mothers of people with DS and with professionals who work directly with such individuals. The results show that silence is the norm. The research participants were visibly uncomfortable talking about the topic and when they did, they said that women with Down Syndrome are not independent when it comes to their own bodies. One of the serious consequences of the denial of the basic right by their bodies is the high number of sexual violence suffered by women with Down Syndrome.Resumo em Português:
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as experiências de mães trabalhadoras na organização do cuidado dos seus filhos durante as semanas de confinamento obrigatório causadas pela pandemia de covid-19, entre março e maio de 2020. Trata-se de uma investigação qualitativa realizada em Saragoça, Espanha, com entrevistas semiestruturadas a 16 mães trabalhadoras, espanholas e estrangeiras, com filhos menores de 12 anos a seu cargo, e que vivem em casal ou sozinhas. Os resultados mostram que a pandemia e o confinamento provocaram desequilíbrios nos agregados familiares em termos de cuidados infantis, principalmente devido ao encerramento de serviços de acolhimento de crianças, à reconfiguração do trabalho assalariado e à ausência de redes de apoio. Esta situação obrigou-os a criar novos arranjos domésticos que resultaram numa sobrecarga de trabalho para as mães.Resumo em Espanhol:
Resumen: El objetivo de este artículo es analizar las experiencias de madres trabajadoras en la organización del cuidado de sus hijos e hijas durante las semanas de confinamiento obligatorio provocado por la pandemia del covid-19, entre marzo y mayo de 2020. Se trata de una investigación cualitativa realizada en Zaragoza, España, con entrevistas semiestructuradas a 16 madres trabajadoras, españolas y extranjeras, con hijos e hijas menores de 12 años a cargo, y que vivían en pareja o solas. Los resultados muestran que la pandemia y el confinamiento provocaron desequilibrios en los hogares en cuanto la atención a la crianza infantil, debido principalmente al cierre de los servicios de atención a la infancia, la reconfiguración del trabajo asalariado y la ausencia de redes de apoyo. Esta situación les obligó a poner en marcha nuevos arreglos domésticos que supusieron una sobrecarga de trabajo para las madres.Resumo em Inglês:
Abstract: This article aims to analyse the experiences of working mothers in organising the care of their children during the weeks of mandatory confinement caused by the covid-19 pandemic between March and May 2020. This qualitative research was conducted in Zaragoza, Spain, with semi-structured interviews with 16 working Spanish and foreign mothers raising children under 12 in partnership or as a single parent. The results show that the pandemic and confinement caused household imbalances in terms of childcare, mainly due to the closure of childcare services, the reconfiguration of paid work, and the absence of support networks. This situation forced them to put in place new domestic arrangements that meant an overload of work for mothers.Resumo em Português:
Resumo: Estudos econômicos e sociais nunca deram muita visibilidade às tarefas domésticas e aos cuidados que as mulheres têm desenvolvido ao longo da história. Com a crescente inserção das mulheres ao mercado de trabalho, os homens não assumiram o trabalho reprodutivo numa maneira proporcional. Além disso, com a chegada da covid-19 uma crise sanitária, econômica e social iniciou-se, e o funcionamento das famílias mudou também. Este trabalho tem como objetivo comparar as utilizações de tempo segregadas por gêneros em casais heterossexuais com filhos, numa região espanhola antes e durante do período de confinamento. Aliás, pretende-se conhecer se a distribuição das tarefas das famílias foi proporcional à redução da carga de trabalho. Os homens reduziram o seu tempo de trabalho, no entanto, a sua carga diminuiu em quase todas as tarefas, exceto na de ir fazer a compra no supermercado, a única tarefa que permitia sair para um espaço público durante o período de confinamento.Resumo em Espanhol:
Resumen: Muchos estudios económicos y sociales han invisibilizado las tareas domésticas y de cuidados desarrolladas históricamente por las mujeres. Con su incorporación creciente al mercado de trabajo, los hombres no han asumido en proporción el trabajo reproductivo. A la llegada del covid-19 dio comienzo una crisis sanitaria, económica y social y el funcionamiento de todos los hogares se modificó. Este trabajo persigue comparar los usos del tiempo segregados por géneros de parejas heterosexuales con hijos de una región española antes y durante el confinamiento. También pretende conocer si el reparto de tareas se hizo de forma proporcional a la reducción de carga laboral. Aunque los hombres redujeron su jornada en mayor medida, disminuyeron su carga de casi todas las tareas, excepto la de ir a hacer la compra al supermercado, la única que permitía salir al espacio público durante el confinamiento.Resumo em Inglês:
Abstract: Many economic and social studies have made invisible domestic and care work, historically carried out by women. With their increasing incorporation into the labor market, men have not taken proportional reproductive work. With the arrival of Covid-19, a health, economic, and social crisis began, and the functioning of all households changed. This paper aims to compare the gender-segregated time uses of heterosexual couples with children in a Spanish region before and during confinement. It also aims to find out whether the division of tasks was proportional to the reduction in workload. Although men reduced their working day to a greater extent, they reduced their workload in almost all tasks, except for shopping at the supermarket, the only one that allowed them to go out into public space during confinement.Resumo em Português:
Resumo: O risco a desastres é resultado de um longo processo de vulnerabilização das comunidades expostas aos fenômenos hidrológicos e/ou geológicos. O contexto socioeconômico e as desigualdades de gênero e raça agravam esta condição, gerando impactos diferenciais em determinados grupos. Sendo este um cenário crônico no Brasil, faz-se necessário investigar a construção sócio-histórica e a condição das áreas de risco nas cidades com recorrência de eventos como movimentos de massa e inundações. Para tanto, busca-se aqui analisar as condições sociais e materiais de vulnerabilidade de mulheres residentes nas áreas de risco a escorregamentos em Santos, São Paulo. A partir de uma metodologia qualiquantitativa, com métodos estatísticos e de cartografia, as discussões trazem elementos para compreender como e por que as mulheres, principalmente as não brancas, são mais afetadas pelos desastres.Resumo em Espanhol:
Resumen: El riesgo de desastres es el resultado de un largo proceso de vulnerabilidad de las comunidades expuestas a fenómenos hidrológicos y/o geológicos. El contexto socioeconómico y las desigualdades raciales y de género agravan esta condición, generando impactos diferenciales en determinados grupos. Dado que este es un escenario crónico en Brasil, es necesario investigar la construcción sociohistórica y la condición de las áreas de riesgo en las ciudades con recurrencia de eventos como corrimentos de tierras e inundaciones. Por lo tanto, buscamos aquí analizar las condiciones sociales y materiales de vulnerabilidad de las mujeres que viven en áreas con riesgo de deslizamientos en Santos, São Paulo. Con base en una metodología cuali-cuantitativa, con métodos estadísticos y cartográficos, las discusiones aportan elementos para comprender cómo y por qué las mujeres, principalmente las no blancas, son más afectadas por el desastre.Resumo em Inglês:
Abstract: Disaster risk results of a vulnerability long process of communities exposed to hydrological and/or geological phenomena. The socioeconomic context and gender and racial inequalities aggravate this condition, generating differential impacts on certain groups. Since this is a chronic scenario in Brazil, it is necessary to investigate the socio-historical construction and the condition of risk areas in cities with recurrence of events such as mass movements and floods. Therefore, this article aims to analyze the social and material vulnerability conditions of women living in areas at risk of landslides in Santos, São Paulo. Based on a quali-quantitative methodology, with statistical and cartographic methods, the discussions bring elements to understand how and why women, mainly non-white women, are more affected by the disaster.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas teóricas adotadas por diferentes investigações na América Latina que indagaram sobre as experiências políticas de mulheres militantes de grupos guerrilheiros. Escolhe-se um método hermenêutico que preste atenção à observação dos dados e à interpretação de seu significado. Nos resultados, identifica-se que a construção do corpo se configura a partir de um referente sexo-gênero masculino e heterossexual, em que a maternidade pode ser interpretada como elemento de fuga que se opõe ao modelo hegemônico. E em relação à cidadania, observam-se elementos como: sacrifício, compromisso coletivo e limites difusos entre o público e o privado.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar las perspectivas teóricas adoptadas por distintas investigaciones en América Latina que se han preguntado por las experiencias políticas de mujeres militantes de grupos guerrilleros. Se opta por un método hermenéutico que presta atención en la observación de los datos y la interpretación de su significado. En los resultados se identifica que la construcción del cuerpo se configura desde un referente sexo-genérico masculino y heterosexual, en el que la maternidad puede interpretarse como un elemento de fuga que se opone al modelo hegemónico. Y en relación con la ciudadanía, se observan elementos como: sacrificio, compromiso colectivo y límites difusos entre lo público y lo privado.Resumo em Inglês:
Abstract: This article analyzes the theoretical perspectives adopted by different investigations in Latin America that have inquired about the political experiences of women militants of guerrilla groups. A hermeneutical method is chosen; this method pays attention to the observation of the data and the interpretation of its meaning. The results identify that the construction in armed militancy is configured from a masculine and heterosexual sex-gender referent. Motherhood can be interpreted as an element of fleeing that contradicts the hegemonic model. Moreover, concerning citizenship, elements typical of a leftist ideological context are observed, such as sacrifice, collective commitment, and diffuse limits between the public and the private.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo descreve a analisa o surgimento do ativismo de um grupo de mulheres em busca de seus filhos e filhas roubadas ao nascer na Argentina. Com base em observações e entrevistas com essas mães que buscam, são analisadas, por um lado, as noções às quais elas recorrem para dar legitimidade às suas reivindicações ao se oporem à suspeita de que são "más mães" que entregaram ou abandonaram seus filhos. Por outro lado, as condições para emergência desse ativismo e suas particularidades da configuração local dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Postula-se como hipótese que as práticas de roubo de crianças denunciadas por essas mulheres constituem formas específicas de violência inscritas no tecido social da desigualdade de gênero, classe e etária.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo describe y analiza el surgimiento del activismo de un grupo de mujeres que denuncian el robo de sus hijos/as al nacer en Argentina y los/as están buscando. A partir de observaciones y entrevistas con estas madres buscadoras se analizan, por un lado, las nociones a las que apelan para dotar de legitimidad a sus reclamos y oponerse a la sospecha que se erige sobre ellas como malas madres que entregaron y/o abandonaron a sus hijos/as. Y, por otro lado, las condiciones de posibilidad para la emergencia de este activismo y las particularidades que le imprime la configuración local de los derechos humanos y de los derechos de las mujeres. Se postula como hipótesis que las prácticas de robo de niños/as que denuncian estas mujeres constituyen formas específicas de violencia inscriptas en tramas sociales de desigualdad de género, clase y edad.Resumo em Inglês:
Abstract: This article describes and analyzes the emergence of the activism of a group of women who denounce the theft of their children at birth in Argentina and are searching for them. Based on observations and interviews with these searching mothers, we analyze, on the one hand, the notions to which they appeal to give legitimacy to their claims and to oppose the suspicion that they are taken as bad mothers who gave up and/or abandoned their children. And, on the other hand, the conditions of possibility for the emergence of this activism and the particularities that the local configuration of human rights and women's rights imprints on it. It is postulated as a hypothesis that the practices of child stealing denounced by these women constitute specific forms of violence inscribed in the social fabric of gender, class, and age inequality.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo interpreta as relações entre os usos literários do silêncio e as formas de violência pelas quais passam algumas personagens femininas, nos romances Abraham entre bandidos, de Tomás González (2010), Muchacha al desaparecer, de Marta Renza (2009) y Candelaria, de Germán Castro Caicedo (2000). Em essência, esta análise tenta determinar a forma como o silêncio configura as representações sociais da mulher nas obras, ao mesmo tempo em que expõe a forma como é incorporado aos mecanismos de violência exercidos sobre essas personagens. O estudo do silêncio na literatura abre um horizonte de significados que permite ampliar sua dimensão simbólica e inferir lugares de enunciação, por meio da compreensão de sua dinâmica nas práticas discursivas dos romances que compõem o corpus.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo interpreta las relaciones entre los usos literarios del silencio y las formas de violencia que transitan por algunos personajes femeninos, dentro de las novelas Abraham entre bandidos, de Tomás González (2010), Muchacha al desaparecer, de Marta Renza (2009) y Candelaria, de Germán Castro Caicedo (2000). En esencia, este análisis intenta determinar la manera en que el silencio configura las representaciones sociales de las mujeres en las obras, al mismo tiempo que expone la forma en que éste se incorpora en los mecanismos de la violencia ejercidos hacía estos personajes. El estudio del silencio en la literatura abre un horizonte de sentidos que permite ampliar su dimensión simbólica e inferir lugares de enunciación, a través de la comprensión de sus dinámicas en las prácticas discursivas de las novelas que hacen parte del corpus.Resumo em Inglês:
Abstract: This article interprets the relationships between the literary uses of silence and the forms of violence that some female characters go through within the novels Abraham entre bandidos, de Tomás González (2010), Muchacha al desaparecer, de Marta Renza (2009) y Candelaria, de Germán Castro Caicedo (2000). In essence, this analysis tries to determine the way silence configures women’s social representations in the works, while it exposes how it is incorporated into the mechanisms of violence exerted on these characters. The study of silence in literature opens a horizon of meanings that allows expanding its symbolic dimension and inferring places of enunciation, through the understanding of its dynamics in the discursive practices of the novels that are part of the corpus.Resumo em Português:
Resumo: A Encíclica Laudato Si’ (louvado sejas), do Papa Francisco, tornou-se uma referência incontornável nos debates contemporâneos sobre a questão ecológica por ser um texto com um diagnóstico fundamentado da situação de crise global que o mundo atravessa, apontando propostas importantes para a enfrentar. Texto de diálogo e aberto ao diálogo, contudo, essa abertura não se refere às mulheres, dado que reproduz o olhar tradicional sobre elas, um olhar que as vê, mas não as toma em linha de conta, como aponta o título escolhido para este trabalho, onde se pretende mapear, na Encíclica, os traços que demonstram que ela não contou com as mulheres, antes, as ignorou ou retomou perspectivas doutrinais que as secundarizam e diminuem o seu valor social e ontológico, ignorando, assim, as décadas de debates que as mulheres, dentro e fora da Igreja, têm desenvolvido em torno do que significa ser mulher.Resumo em Espanhol:
Resumen: La Encíclica Laudato Si' (alabado seas), del Papa Francisco, se ha convertido en una referencia ineludible en los debates contemporáneos sobre la cuestión ecológica porque es un texto que hace un diagnóstico fundamentado de la situación de crisis global que atraviesa el mundo y hace propuestas importantes para la afrontar. Texto dialogante y abierto al diálogo, sin embargo, esta apertura no concierne a las mujeres, ya que reproduce la visión tradicional sobre ellas, una visión que las ve, pero no las tiene en cuenta, como lo señala el título elegido para este trabajo, dónde se pretende mapear, en la Encíclica, los rasgos que demuestran que no contó con las mujeres, sino que las ignoró o retomó perspectivas doctrinales que las secundan y les restan valor social y ontológico, ignorando, así, las décadas de debates que las mujeres, dentro y fuera de la Iglesia, hemos desarrollado en torno a lo que significa ser mujer.Resumo em Inglês:
Abstract: Pope Francis' Encyclical Laudato Si' (praise be to You) has become an unavoidable reference in contemporary debates on the ecological issue because it is a text that makes a well-founded diagnosis of the global crisis situation that the world is going through and make important proposals for the face. Dialogue text and open to dialogue, however, this opening does not concern women, as it reproduces the traditional view of them, a view that sees them, but does not take them into account, as the title chosen for this work points out, where the intention is to map, in the Encyclical, the traits that demonstrate that it did not count on women, rather it ignored them or resumed doctrinal perspectives that secondaryize them and diminish their social and ontological value, ignoring, thus, the decades of debates that women, inside and outside the Church, have developed around what it means to be a woman.Resumo em Português:
Resumo: O artigo apresenta uma análise das inquietações, resistências e contribuições (intra)pessoais que as autoetnografias feministas coletam em seu crédito a partir e para o trabalho dos diferentes feminismos. A partir de uma revisão integrativa e sistematizada da produção científica de mulheres nas últimas duas décadas, analisa-se a escolha da autoetnografia como meio de exploração profunda de suas experiências de ser, estar, sentir, pensar e fazer como mulheres a partir da crítica feminista, abordando a construção de olhares autoanalíticos, a herança da etnografia feminista e a inclusão de novos posicionamentos de e para os feminismos. A autoetnografia configura-se como ferramenta de empoderamento, agência política, solidariedade, cura, conciliação e conexão com os desafios feministas atuais. Este trabalho reflete e contribui para sublinhar a autoetnografia como aposta feminista.Resumo em Espanhol:
Resumen: El artículo presenta un análisis de las inquietudes, las resistencias y los aportes (intra)personales que las autoetnografías feministas recogen en su haber desde y para el quehacer de los distintos feminismos. A partir de una revisión integradora y sistematizada de la producción científica de mujeres en las últimas dos décadas, se analiza la elección de la autoetnografía como vía de exploración profunda de sus experiencias de ser, estar, sentir, pensar y hacer como mujeres desde la crítica feminista, abordando la construcción de miradas autoanalíticas, la herencia de la etnografía feminista y la inclusión de nuevos posicionamientos desde y hacia los feminismos. La autoetnografía se configura como una herramienta de empoderamiento, agencia política, solidaridad, sanación, conciliación y vinculación con los retos feministas actuales. Este trabajo reflexiona y contribuye a subrayar la autoetnografía como una apuesta feminista.Resumo em Inglês:
Abstract: The paper presents an analysis of the concerns, resistances, and (intra)personal contributions that feminist autoethnographies collect to their credit from and for the work of the different feminisms. Based on an integrative and systematized review of the scientific production of women of the last two decades, the choice of autoethnography is analyzed as a means of deep exploration of their experiences of being, feeling, thinking, and doing as women from feminist criticism, addressing topics of interest and their questions, the construction of self-analytical views, the heritage of feminist ethnography and the inclusion of new positions from and towards feminisms. Autoethnography is configured as a tool for empowerment, political agency, solidarity, healing, conciliation, and connection with current feminist challenges. This work reflects and contributes to highlighting autoethnography as a feminist bet.Resumo em Português:
Resumo: Este estudo reflete sobre o potencial de uma metodologia feminista baseada em uma imersão no processo criativo da peça De Gênero. O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os oprimidos de Pandora Colectivo Teatral, Chile. Para este fim, caracterizo o patriarcado como uma forma de produção de conhecimento em vigor que estrutura as relações sociais e todos os vínculos com a vida. Pesquiso nas respostas de diferentes feminismos a partir de dimensões epistemológicas e metodológicas, e reflito sobre como o trabalho teatral do Colectivo Pandora se articula como uma metodologia com princípios feministas e quais são suas potencialidades. Nossas lutas como mulheres no mundo nos obrigam a subverter os limites normativos de uma construção patriarcal do conhecimento, a reconhecer, valorizar e promover práticas que nos permitam repensar o conhecimento para além das fronteiras acadêmicas.Resumo em Espanhol:
Resumen: El presente estudio reflexiona sobre las potencialidades de una metodología feminista a partir del proceso creativo de la obra De género. El opresor no sería tan fuerte si no tuviese cómplices entre los propios oprimidos de Pandora Colectivo Teatral, Chile. Para el cometido, realizo una caracterización del patriarcado como forma de producción de conocimiento vigente que estructura las relaciones sociales y todo vínculo con la vida. Indago en las contestaciones de distintos feminismos desde dimensiones epistemológicas y metodológicas, y reflexiono cómo es que el trabajo teatral de Colectivo Pandora se articula como una metodología con principios feministas y cuáles son sus potencialidades. Nuestras luchas como mujeres en el mundo nos exigen subvertir los límites normativos de una construcción del saber patriarcal, para reconocer, valorar y potenciar prácticas que nos permitan repensar el conocimiento más allá de las fronteras académicas.Resumo em Inglês:
Abstract: This study reflects on the potential of a feminist methodology based on the immersion in a creative process related to the theatre play Gender. The oppressor would not be so strong if he did not have accomplices among the oppressed by Pandora Colectivo Teatral, based in Chile. For this purpose, I characterize patriarchy as a knowledge-production force that structures social relations and every aspect of life. I draw on insights from different feminist traditions emerging from epistemological and methodological dimensions, and I reflect on how the theatrical work of Colectivo Pandora articulates a methodology with feminist principles, and what are its potentialities. Our struggles as women in the world require us to subvert the normative limits of patriarchal knowledge construction and recognize, value, and promote practices that allow us to rethink knowledge beyond academic boundaries.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo mostra a análise do discurso de ódio misógino aplicado ao caso de Dilma Rousseff no Brasil. O caso da revista Veja, a revista mais lida no Brasil durante o mandato da ex-presidenta, é estudado a partir da perspectiva da teoria semiolinguística de análise do discurso. O caráter do que é denotado na adjetivação é analisado com base em seis artigos de opinião da revista, antes e depois das eleições presidenciais de 2014. A hipótese geral do texto é que o impeachment sofrido por Dilma em 2016, embora não provocado pelo fato de ser ela mulher, foi caracterizado por violência política de gênero, dado que sua representação social na mídia foi de fato disseminada em imagens misóginas das mulheres no Brasil. As características dos comportamentos linguísticos da Veja na criação de imagens sobre Dilma caem em uma propagação de ódio ou misoginia de gênero.Resumo em Espanhol:
Resumen: El artículo muestra el análisis del discurso de odio de tipo misógino aplicado al caso de Dilma Rousseff. Se estudia el caso de la revista Veja, la más leída de Brasil, durante el mandato de la expresidenta, desde la perspectiva de la teoría semiolingüística de análisis del discurso. Se analiza el carácter de lo denotado en la adjetivación a partir de seis artículos de opinión de la revista, antes y después de la elección presidencial de 2014. La hipótesis global del texto es que el impeachment que sufrió Rousseff en 2016, si bien no fue provocado por el hecho de que ella fuera mujer, se caracterizó por una violencia política de género, dado que su representación social en los medios de comunicación sí se difundió en imágenes misóginas sobre las mujeres en Brasil. Las características de los comportamientos lingüísticos de Veja al crear imágenes sobre Rousseff caen en una propagación de odio de género, o misoginia.Resumo em Inglês:
Abstract: This article shows the analysis of misogynist hate speech applied to the case of Dilma Rousseff in Brazil. The case of Veja magazine, the most widely read magazine in Brazil, during the term of office of the former president, is studied from the perspective of the semio-linguistic theory of discourse analysis. The character of what is denoted by the adjectives is analyzed from six opinion articles in the magazine before and after the 2014 presidential election. The overall hypothesis of the text is that the impeachment suffered by Rousseff in 2016, although not provoked by the fact that she was a woman, was characterized by gendered political violence, given that her social representation in the media did spread misogynistic images about women in Brazil. The characteristics of Veja’s linguistic behaviors in creating images about Rousseff fall into a propagation of gendered hate, or misogyny.Resumo em Português:
Resumo: O mito de origem da matrilinearidade macua conecta relações sexuais e trocas econômicas entre mulheres e homens. O objetivo deste artigo é analisar as continuidades nas concepções de sexualidade e agência das mulheres macua por meio do mito. Este artigo é baseado na pesquisa etnográfica realizada pela primeira autora durante 12 meses (2018-2019). Os resultados mostram uma atualização do mito para a realidade macua, submersa na economia global e que serve como instrumento para redefinir e renegociar as relações de gênero.Resumo em Espanhol:
Resumen: El mito de origen de la matrilinealidad macua conecta las relaciones sexuales y el intercambio económico entre mujeres y hombres. El objetivo de este artículo es analizar las continuidades en las concepciones sobre sexualidad y agencia por parte de las mujeres macua a través del mito. Este artículo se basa en la investigación etnográfica realizada por la primera autora durante 12 meses (2018-2019). Los resultados muestran una actualización de este mito a la realidad macua, sumergida en la economía global, que sirve como instrumento para redefinir y renegociar las relaciones de género.Resumo em Inglês:
Abstract: The Macua myth of origin and matrilineality connects sexual relations and economic exchange between women and men. The aim of this article is to analyze continuities in conceptions of sexuality and agency by Macua women through the myth. This work is based on ethnographic research conducted by the first author over 12 months (2018-2019). The results show an update of this myth to the Macua reality, submerged in the global economy, which serves as an instrument to redefine and renegotiate gender relations.Resumo em Português:
Resumo: Este trabalho se aprofunda nas desigualdades de gênero existentes nas instituições de justiça, entendendo-as criticamente como espaços de disputas de poder e de saber. Quando, no Chile, vários estudos sobre o tema têm utilizado metodologias qualitativas, nossa pesquisa utiliza estatísticas detalhadas para estudar o caso da região de Bío-Bío. Essa forma de análise permite a observação minuciosa e, ao mesmo tempo, global de diferentes dimensões organizacionais que se estruturam por gênero, que nem sempre atuam de forma unívoca. Com este propósito, analisa-se a proporção de mulheres e homens profissionais do direito e do campo psicossocial em instituições de justiça da região. Ademais, observa-se o nível de renda associado a seus cargos.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este trabajo ahonda en las brechas de género presentes en las instituciones de justicia, entendiéndolas críticamente como espacios de disputas de poder y de saber. Cuando aún la tendencia de los estudios existentes en Chile sobre el tema ha sido utilizar metodologías cualitativas, nuestra investigación se vale de estadísticas detalladas para estudiar el caso de la región del Bío-Bío. Esta forma de análisis permite una observación fina, y al mismo tiempo global, de diferentes dimensiones organizacionales que son estructuradas por el género, que no siempre actúan de manera unívoca. Con este propósito, se analiza la proporción de mujeres y hombres profesionales del derecho y del ámbito psicosocial que existen en instituciones de justicia de la región, y además se observa el nivel de ingreso asociado a sus cargos.Resumo em Inglês:
Abstract: This work deepens into the gender gaps existing in justice institutions, understanding them as power and knowledge disputing spaces. While the tendency of existing studies in Chile on the subject has been to use qualitative methodologies, our research uses detailed statistics to study the case of the Bío-Bío region. This analysis allows fine -and, at the same time, global- observation of different organizational dimensions that are structured by gender, which do not always act univocally. With this purpose, the ratio of men and women professionals of law and the psychosocial field that work in justice institutions in the region is analyzed. Also, the income level associated to their positions is observed.Resumo em Português:
Resumo: O objetivo é analisar as relações sociais ressignificadas “como em família” em centros comunitários. O estudo é uma etnografia realizada em Paysandú, Uruguai, com 84 idosos que moram sozinhos e que participaram de entrevistas individuais e grupos focais. As narrativas foram analisadas por meio de análise de discurso, análise de metáforas e análise de conteúdo para identificar significados e práticas. Os resultados evidenciam um processo de ressignificação dos relacionamentos entre colegas em termos das relações familiares, cujo significado se fundamenta nos significados e práticas do sistema de parentesco consanguíneo. Essa ressignificação é realizada por mulheres idosas, mas não por homens idosos. Com base nos dados, a família continua sendo uma forte referência cultural entre essas mulheres idosas, o que lhes permite redefinir as relações entre estranhos em termos familiares.Resumo em Espanhol:
Resumen: El objetivo es analizar las relaciones sociales resignificadas “como en familia” en centros comunitarios. El estudio es una etnografía realizada en Paysandú, Uruguay, con 84 personas ancianas quienes viven solas, y que participaron en entrevistas individuales y en grupos focales. Para el análisis de las narrativas se utilizó análisis de discurso, análisis de metáforas y análisis de contenido. Los resultados muestran un proceso de resignificación de las relaciones entre compañeros en términos de relaciones familiares, cuyo sentido se sustentan en los significados y prácticas del sistema de parentesco consanguíneo. Esta resignificación es realizada por las mujeres ancianas, pero no por los ancianos varones. En base a los hallazgos, la familia continúa como un fuerte referente cultural entre estas mujeres ancianas, al resignificar relaciones entre extraños en términos de familia.Resumo em Inglês:
Abstract: The aim is to analyze the resignified social relations "like a family" in community centers. The study is an ethnography carried out in Paysandú, Uruguay, with 84 older people who live alone and participated in individual interviews and focus groups. The narratives were analyzed using discourse analysis, metaphor analysis, and content analysis to identify meanings and practices. The results show a process of resignifying relationships among companions in terms of family relationships, whose meaning is based on the meanings and practices of the consanguineous kinship system. This resignification is carried out by older women but not men. Based on the findings, the family continues to be a strong cultural reference among these older women, which allows them to redefine relationships between strangers in terms of family.Resumo em Português:
Resumo: Em 1802, Úrsula Villalón, moradora da cidade de Santiago, iniciou um processo civil contra seu pai Fermín Villalón, com o objetivo de recuperar o domínio e a propriedade de Marcelina, uma mulher escravizada doada a ela por seus avós maternos. O conflito familiar expõe alguns elementos centrais que faziam parte da escravidão urbana e doméstica, além de fornecer pistas sobre o mercado local escravista na cidade de Santiago do Chile colonial. Principalmente, permite pensar sobre o valor que a escravização de mulheres significava no final do século XVIII e nos primeiros anos do século XIX. Marcelina, uma mulher escravizada, era considerada uma “peça” e uma “propriedade” altamente valorizada como produto, produtora e reprodutora da escravidão, pois representava um conjunto de possibilidades e interesses econômicos e sociais, que proponho sublinhar ao longo deste artigo.Resumo em Espanhol:
Resumen: En 1802, Úrsula Villalón, vecina de la ciudad de Santiago, entabló un juicio civil contra su padre Fermín Villalón, con el propósito de recuperar el dominio y propiedad de Marcelina, esclavizada que le fue donada por sus abuelos maternos. El conflicto familiar expone algunos elementos centrales que eran parte de la esclavitud urbana y doméstica, y da pistas sobre el mercado esclavista local de la ciudad de Santiago de Chile colonial. Principalmente, permite pensar en el valor que significaba la esclavitud de las mujeres a fines del siglo XVIII y los primeros años del siglo XIX. Marcelina, mujer esclavizada, fue considerada una “pieza” y “propiedad” altamente valorada en tanto producto, productora y reproductora de la esclavitud puesto que representaba un conjunto de posibilidades e intereses económicos y sociales, que propongo subrayar a lo largo de este artículo.Resumo em Inglês:
Abstract: In 1802, Úrsula Villalón, a resident of the city of Santiago, brought a civil suit against her father Fermín Villalón, with the purpose of recovering the dominion and ownership of Marcelina, an enslaved woman donated to her by her maternal grandparents. The family conflict exposes some central elements that were part of urban and domestic slavery and gives clues about the local slave market in colonial Santiago de Chile. Mainly, it allows us to think about the value that women's slavery meant at the end of the 18th century and the first years of the 19th century. Marcelina, an enslaved woman, was considered a highly valued “piece” and “property” as a product, producer, and reproducer of slavery because she represented a set of economic and social possibilities and interests, which I propose to underline throughout this article.Resumo em Português:
Resumo: A chegada dos europeus no Novo Mundo estimulou o comércio de escravos. Estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas foram trazidas da África para o nosso continente durante os séculos em que se desenvolveu o tráfico negreiro e que aproximadamente um terço dos escravizados que entraram na América espanhola eram mulheres. Neste trabalho descreveremos, a partir da análise de diferentes fontes documentais, algumas das doenças sofridas com mais frequência pelas mulheres escravizadas que habitaram Córdoba, atualmente uma província da República Argentina, nas últimas décadas do período colonial e início da fase independente, investigando os fatores que colocam sua saúde em risco.Resumo em Espanhol:
Resumen: La llegada de los europeos al Nuevo Mundo estimuló el comercio de esclavos. Se calcula que cerca de 11 millones de personas fueron traídas desde África a nuestro continente durante los siglos en que se desarrolló la trata negrera y que aproximadamente un tercio de aquellos esclavizados que ingresaron a la América española eran mujeres. En este trabajo describiremos, a partir del análisis de distintas fuentes documentales, algunas de las dolencias padecidas con más frecuencia por las mujeres esclavizadas que habitaron Córdoba, actualmente provincia de la República Argentina, en las últimas décadas del período colonial y el comienzo de la etapa independiente, indagando en los factores que ponían en riesgo su salud.Resumo em Inglês:
Abstract: The arrival of Europeans in the New World stimulated the slave trade. It is estimated that close to 11 million people were brought from Africa to our continent during the centuries in which the slave trade developed and that approximately one-third of those enslaved who entered Spain-colonized America were women. In this work, we will describe, based on the survey and analysis of different documentary sources, some of the diseases most often experienced by enslaved women who inhabited Córdoba, currently a province of the República Argentina, in the last decades of the colonial period and the beginning of the independent stage, investigating the factors that put their health at risk.Resumo em Português:
Resumo: Neste artigo, analisamos as experiências e práticas do parto entre mulheres escravizadas, libertas e livres, africanas e descendentes, no contexto da escravidão urbana no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Neste período, o papel da parteira era tradicionalmente praticado por mulheres cujas vidas passaram principalmente pela escravidão, e cujos conhecimentos eram forjados e transmitidos através da prática e da oralidade. A partir de documentos da Fisicatura-mor, de anúncios de fuga publicados pela imprensa diária, de teses de conclusão do curso de medicina, de casos clínicos publicados em periódicos médicos e da literatura de viajantes europeus, neste artigo, enfocamos o cenário da assistência ao parto, o perfil das mulheres negras que atuaram como parteiras no Rio de Janeiro ao longo da primeira metade do século XIX, e as experiências do parto para mulheres africanas e descendentes.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo analiza las experiencias y prácticas de parto entre mujeres esclavizadas, libertas y libres, africanas y descendientes, en el contexto de la esclavitud urbana en Río de Janeiro en la primera mitad del siglo XIX. En este período, el rol de partera era ejercido tradicionalmente por mujeres cuyas vidas estaban sometidas principalmente a la esclavitud, cuyos conocimientos se forjaban y transmitían a través de la práctica y la oralidad. A partir de documentos de la Fisicatura-mor, anuncios de fuga publicados en la prensa diaria, tesis de conclusión de cursos de medicina, casos clínicos publicados en revistas médicas y literatura de viajeros europeos, este artículo se centra en el escenario de la atención al parto, el perfil de las mujeres negras que trabajaron como parteras en Río de Janeiro durante la primera mitad del siglo XIX, y las vivencias del parto de mujeres africanas y descendientes.Resumo em Inglês:
Abstract: This article analyzes the experiences and practices of childbirth among enslaved, freed and free women, Africans and descendants, in the context of urban slavery in Rio de Janeiro in the first half of the 19th century. In this period, the role of midwife was traditionally practiced by women whose lives mainly involved slavery. Their knowledge was forged and transmitted through practice and orality. Based on sources from the Fisicatura-mor, escape announcements published in the daily press, medical course conclusion theses, clinical cases published in medical journals and the literature of European travelers, this article focuses on the scenario of childbirth care, the profile of black women who worked as midwives in Rio de Janeiro throughout the first half of the 19th century, and the experiences of childbirth for African women and their descendants.Resumo em Português:
Resumo: Apresentamos os resultados de uma pesquisa inédita sobre a história do parto e do partejar no litoral da Bahia, ao longo do século XX. Através da memória dos habitantes de Matarandiba (Bahia), refletiremos sobre as peculiaridades do nascimento, os atravessamentos de gênero e raça, e sinalizaremos para o apagamento dessas tradições. Sob uma perspectiva decolonial, esse estudo se somará a outros que discutem o nascimento na Bahia, na longa duração. Haverá uma perene interlocução com a tradição do parto, em Salvador, a partir das pesquisas historiográficas recentes, e de etnografias realizadas na primeira metade do século XX. Há cerca de três décadas observamos a negação das práticas de matrizes africana e indígena, interrompendo a transmissão transgeracional de saberes e contribuindo para o apagamento da memória e da história das comunidades da maré.Resumo em Espanhol:
Resumen: Presentamos los resultados de una investigación inédita sobre la historia del parto y la partería en la costa de Bahía, a lo largo del siglo XX. A través de la memoria de los habitantes de Matarandiba (Bahía) reflexionaremos sobre las peculiaridades del nacimiento, los cruces de género y raza, y señalaremos la borradura de las tradiciones del parto y el parto. Desde una perspectiva descolonial, este estudio se sumará a otros que discuten el nacimiento en Bahía, en el largo plazo. Habrá un diálogo perenne con la tradición natalicia en Salvador, a partir de investigaciones historiográficas y etnográficas recientes realizadas en la primera mitad del siglo XX. Durante alrededor de tres décadas hemos observado la negación de las prácticas africanas e indígenas, interrumpiendo la transmisión transgeneracional de conocimientos y contribuyendo al borrado de la memoria y la historia de las comunidades.Resumo em Inglês:
Abstract: We present the results of previously unpublished research on the history of childbirth and midwifery along the coast of Bahia throughout the 20th century. Through the inhabitants of Matarandiba’s (Bahia) memories, we reflect on the specifics of birth, the intersections of gender and race, and signal the erasure of childbirth and midwifery traditions. From a decolonial perspective, this study complements others that discuss birth in Bahia in the long-term. There is a continuing dialogue on birth traditions in Salvador, based on recent historiographical research and ethnographies conducted in the first half of the 20th century. For approximately three decades, we observed the denial of African and indigenous practices, interrupting the transgenerational transmission of knowledge, and contributing to the erasure of memories and the history of tidal communities.