Acessibilidade / Reportar erro

Análise da estrutura de capital de startups à luz das teorias de tradeoff e pecking order

Resumo

Objetivo:

As startups apresentam diferenças significativas em relação às organizações tradicionais. Elas têm muitos ativos intangíveis, são arriscadas e tendem a não gerar lucros em seus anos iniciais (Heirman & Clarysse, 2007; Weber & Zulehner, 2009). A escolha de financiamento das startups também seria diferente das empresas tradicionais? Nosso objetivo é analisar a estrutura de capital de startups em seus primeiros anos de vida com base nas teorias clássicas de tradeoff e pecking order.

Metodologia/abordagem:

Coletamos dados de 40 startups na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, por meio de um questionário sobre o perfil dos fundadores, características das empresas, desempenho financeiro e fontes de financiamento. Os dados coletados abrangeram o ano de fundação da empresa e os três anos subsequentes.

Resultados:

Os resultados indicaram que as startups analisadas se financiaram principalmente por meio de capital dos fundadores em todos os quatro anos analisados. Somente no terceiro ano elas passaram a utilizar os recursos gerados internamente, indicando uma adesão à pecking order. No entanto, a presença de investidores-anjo e recursos subsidiados contrastou com a ausência de dívida bancária. Em consonância com a teoria do tradeoff, a dívida bancária não era uma opção viável de financiamento nos primeiros anos dessas empresas por apresentarem baixa rentabilidade e alto risco.

Contribuições teóricas/metodológicas:

Oferecemos uma contribuição teórica analisando a adequação das teorias financeiras tradicionais ao contexto específico das startups.

Originalidade:

A literatura de finanças sobre startup é escassa e poucos estudos analisaram essas empresas sob a ótica das teorias de estrutura de capital.

Contribuições sociais / para gestão:

Fornecemos um panorama do financiamento de startups para apoiar seu planejamento financeiro no que tange à obtenção de recursos.

Palavras-chave:
Startup; Tradeoff; Pecking Order; Financiamento

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br