Resumo
Objetivo:
explicar o impacto da globalização no surgimento de tendências para a educação empreendedora.
Método:
realizou-se uma revisão teórico-reflexiva da literatura, utilizando a análise temática, de modo a responder às questões de pesquisa; foram analisados 51 artigos recolhidos na Scopus, WOS e Google Scholar, organizados em três grupos temáticos.
Originalidade/Relevância:
constatava-se a falta de um estudo qualitativo que, tendo como base a literatura, demonstrasse o impacto da educação empreendedora.
Resultados:
foram reconhecidas três dimensões temáticas que explicam o impacto da educação empreendedora: a identificação de contextos e problemáticas socioeducativas; a definição de políticas educativas globais; e a criação de redes internacionais de investigação e desenvolvimento.
Contribuições teóricas/metodológicas:
estas dimensões explicativas de impacto da educação empreendedora permitiram especificar os seguintes contributos específicos: as políticas educacionais, laborais e sociais; os comportamentos relacionados com a capacidade de pensar criativamente, de agir com iniciativa e de fazer acontecer; e as redes internacionais que estimulam as habilidades empreendedoras, a empregabilidade e a coesão social.
Palavras-chave:
Globalização; Educação empreendedora; Políticas de empreendedorismo; Redes internacionais; Comunidades educativas globais