Acessibilidade / Reportar erro

Ação empreendedora: Um estudo bibliométrico sobre a produção científica internacional

Resumo

Objetivo do estudo:

Analisar a produção científica internacional do campo da ação empreendedora.

Metodologia/abordagem:

Para investigar a temática da ação empreendedora foi utilizado o método bibliométrico. Na operacionalização da pesquisa foram incluídos os artigos disponíveis na base de dados da Web of Science e da Scopus. Para a seleção do banco de dados analisou-se os documentos por meio dos softwares: My EndNote Web, Microsoft Excel e VOSviewer.

Principais resultados:

Foi identificado a escassez de pesquisas compassivas à temática, constatou-se que pouco se sabe do percurso da emergência de uma ação empreendedora e como de fato este eixo de pesquisa pode contribuir com os estudos sobre o empreendedorismo.

Contribuições teóricas/metodológicas:

Identificou-se que existem estudos promissores acerca da temática que possibilitaram o intercâmbio do conceito da ação empreendedora com as diversas áreas do conhecimento, o que possibilitou a construção de uma matriz-síntese.

Relevância/originalidade:

O campo da ação empreendedora ainda é incipiente e requer maiores esforços em direção a um desenvolvimento teórico e empírico, a fim de estabelecer e contribuir para a construção de uma estrutura conceitual bem limitada e definida acerca do fenômeno.

Contribuições sociais para a gestão:

Os estudos sobre a ação empreendedora estão diretamente relacionados a estudos de caso que relataram a emergência de ações empreendedoras em organizações, enfatizando a concentração de trabalhos nas áreas de gestão e negócios.

Palavras-chave:
Ação empreendedora; Empreendedorismo; Método bibliométrico; Matriz-síntese

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br