Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência emocional na educação empreendedora: A prática educacional do empreendedorismo artístico

Resumo

Objetivo:

Entender a resiliência emocional na perspectiva da educação empreendedora a partir de uma experiência de educação empreendedora nas artes.

Metodologia/abordagem:

Metodologia qualitativa, indutivo e narrativa. Uso de diferentes fontes de informações (documentos, observação direta, vídeos e entrevistas semiestruturadas) e da análise de narrativas. Principais resultados: Elaboração conceitual de quatro contextos educacionais emocionalmente desafiadores e cinco práticas educacionais para o desenvolvimento da resiliência emocional.

Contribuições teóricas/metodológicas:

Propomos novas reflexões acerca dos contextos e suas práticas no âmbito da educação empreendedora, bem como reflexões específicas para o campo da educação empreendedora nas artes, promovendo uma educação empreendedora mais atual, sofisticada e abrangente, através da qual a capacidade de ser emocionalmente resiliente torne-se uma prioridade.

Relevância/originalidade:

Apesar da importância da resiliência emocional para o empreendedorismo, até então, o tema encontra-se subestimado pelas pesquisas sobre educação empreendedora.

Contribuições sociais:

Ao estimular o refinamento conceitual da educação empreendedora, a partir do conceito de resiliência emocional, contribuímos para o avanço das pesquisas sobre empreendedorismo, para a prática do empreendedorismo artístico e para o desenvolvimento da economia criativa.

Palavras-chave:
Emoção; Educação empreendedora; Resiliência emocional; Empreendedorismo artístico

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br