Resumo
Objetivo:
Entender a resiliência emocional na perspectiva da educação empreendedora a partir de uma experiência de educação empreendedora nas artes.
Metodologia/abordagem:
Metodologia qualitativa, indutivo e narrativa. Uso de diferentes fontes de informações (documentos, observação direta, vídeos e entrevistas semiestruturadas) e da análise de narrativas. Principais resultados: Elaboração conceitual de quatro contextos educacionais emocionalmente desafiadores e cinco práticas educacionais para o desenvolvimento da resiliência emocional.
Contribuições teóricas/metodológicas:
Propomos novas reflexões acerca dos contextos e suas práticas no âmbito da educação empreendedora, bem como reflexões específicas para o campo da educação empreendedora nas artes, promovendo uma educação empreendedora mais atual, sofisticada e abrangente, através da qual a capacidade de ser emocionalmente resiliente torne-se uma prioridade.
Relevância/originalidade:
Apesar da importância da resiliência emocional para o empreendedorismo, até então, o tema encontra-se subestimado pelas pesquisas sobre educação empreendedora.
Contribuições sociais:
Ao estimular o refinamento conceitual da educação empreendedora, a partir do conceito de resiliência emocional, contribuímos para o avanço das pesquisas sobre empreendedorismo, para a prática do empreendedorismo artístico e para o desenvolvimento da economia criativa.
Palavras-chave:
Emoção; Educação empreendedora; Resiliência emocional; Empreendedorismo artístico