Acessibilidade / Reportar erro

Portugal, ora pois! Estratégias de internacionalização de uma empresa familiar de pequeno porte

Resumo

Objetivo:

Este Caso de ensino tem como objetivo expor alunos de graduação e pós-graduação às problemáticas empresarias de tomada de decisão no desenvolvimento de estratégias de internacionalização.

Dilema:

Este caso de ensino aborda os dilemas de uma pequena empresa familiar brasileira ao tomar a decisão de internacionalização no mercado português. Uma empresa familiar de pequeno porte, que atua no setor de arquitetura, decoração e construção, na produção de obras personalizadas em rochas ornamentais, que se depara com a oportunidade de atender clientes no mercado português, depois de um longo período atuando apenas no mercado nacional.

Relevância/originalidade:

O caso se apresenta como uma oportunidade original e real para o professor trabalhar estratégias de internacionalização, revitalizando conceitos de proposta de valor, tomada de decisão, adequação de produtos e mercados e é indicado para aplicação em disciplinas de estratégia em cursos de graduação e pós-graduação.

Palavras-chave:
Empreendedorismo; Estratégia; Internacionalização; Pequena Empresa

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br