Acessibilidade / Reportar erro

Por que startups em ecossistemas empreendedores emergentes fracassam?

Resumo

Objetivo:

Empreendedores e suas inovações são chave para o desenvolvimento econômico e social. Startups (empresas baseadas em tecnologia que tem alto potencial de crescimento e impacto) de sucesso são geralmente associadas à existência de ecossistemas empreendedores. Este artigo busca compreender por qual motivo as startups morrem em ecossistemas empreendedores emergentes.

Método:

usamos pesquisa exploratória, nela entrevistamos empreendedores que passaram pelo processo de morte de suas startups no ecossistema empreendedor emergente da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Também coletamos dados secundários sobre o mesmo ecossistema.

Resultados:

baseado nos seis domínios de Isenberg (2011), geramos ideias sobre como cada um destes domínios influencia a mortalidade de startups. Os resultados demonstram que este ecossistema poderia ser muito mais capaz de sustentar as startups, evitando suas mortes precoces. Políticas Públicas e Finanças são os domínios mais problemáticos, enquanto Cultura, Suporte e Mercados são dimensões que precisam de melhorias, mas são menos críticas que as duas primeiras.

Contribuições:

o artigo contribui com a literatura em empreendedorismo ao explorar os ecossistemas empreendedores emergentes e, em especial, tratar da influência destes ambientes nas mortes das startups.

Originalidade:

além de erros do próprio empreendedor (ou de seu time), problemas fora do controle deste agente podem causar a morte de startups (Cardon et al., 2011). Assim, usamos o modelo de Isenberg (2010; 2011) para compreender a influência do ecossistema empreendedor nas circunstâncias que levam à morte precoce das startups (Jenkins & McKelvie, 2016).

Contribuições Sociais:

ao melhor compreender o motivo pelo qual as startups morrem em ecossistemas empreendedores emergentes, formuladores de políticas públicas podem focar sua atenção no que aparece ser mais relevante para o sucesso dos empreendedores. Tais agentes públicos poderão, então, trabalhar para melhorar o ambiente para futuros empreendedores.

Palavras-chave:
Ecossistemas empreendedores; Mortalidade de Startup; Falência de novos negócios; Inovação; Mercados emergentes

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br