Acessibilidade / Reportar erro

Driblando a Covid-19: Desafios e dilemas de um empreendedor

Resumo

Objetivo:

investigar as motivações, o perfil e as competências do indivíduo que escolhe empreender; promover a reflexão acerca do posicionamento do empreendedor perante uma grande crise; e buscar resposta para a questão: ser digital influencer é ser empreendedor?

Metodologia/Abordagem:

caso de ensino.

Principais resultados:

nas “notas de ensino”, são sugeridas discussões sobre o empreendedorismo, propriamente dito, o uso do modelo de negócio e a internacionalização de pequenas empresas.

Contribuições teórico metodológicas:

a própria estrutura do caso contribui metodologicamente para a dinâmica em sala de aula, constituindo-se uma ferramenta a mais de aprendizagem do assunto em questão.

Relevância/originalidade:

o caso é relevante porque retrata a história de um empreendedor (Breno) que, após realizar seu sonho e criar um negócio promissor (uma agência de viagens), em decorrência de uma grande crise (Covid-19, lockdown e seu impacto no segmento de viagens, bem como a depressão e sentimento de impotência por ela gerados), precisa se reinventar profissionalmente (tornando-se um bem-sucedido consultor on-line para empreendedores). Com o fim da pandemia e a retomada dos negócios, surge o impasse: permanecer como digital influencer ou reativar a antiga empresa (pois o turismo voltou a crescer)?

Contribuições sociais para a gestão:

o caso retrata a realidade do empreendedor no Brasil e traz questionamentos sobre a regulamentação da profissão de digital influencer.

Palavras-chave:
Comportamento empreendedor; Empreendedorismo internacional; Estratégia empresarial; Gerenciamento de crise; Tomada de decisão

Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) Av. Casa Verde, 2515 - Sala 05, Bairro Casa Verde, CEP 02519-200., Telefone +55 (19) 3701-6673 / 6683 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: regepe.esbj@anegepe.org.br