Eggers et al. (2017Eggers, F., Lovelace, K. J., & Kraft, F. (2017). Fostering creativity through critical thinking: The case of business start-up simulations. Creativity and Innovation Management, 26(3), 266-276. https://doi.org/10.1111/caim.12225. https://doi.org/10.1111/caim.12225....
) |
|
Aulas de empreendedorismo na graduação em administração nos Estados Unidos. |
75 estudantes (56% masculino e 44% feminino). Utilizaram regressão múltipla. |
Catalán e Martínez (2018) |
Teoria do Fluxo |
Aulas de decisões comerciais na graduação em administração e marketing na Espanha. |
320 estudantes. Utilizaram um questionário com escala Likert, estatísticas descritivas e correlações. |
Fellnhofer (2018Fellnhofer, K. (2018). Game-based entrepreneurship education: impact on attitudes, behaviours and intentions. World Review of Entrepreneurship, Management and Sustainable Development, 14(1/2), 205-228. https://doi.org/10.1504/WREMSD.2018.089066. https://doi.org/10.1504/WREMSD.2018.0890...
) |
|
Experiência de gamificação na graduação em diferentes programas na Alemanha. |
41 participantes (63,4% masculino e 36,6% feminino). Utilizou Análise Fatorial Exploratória e modelos de regressão. |
Grivokostopoulou et al. (2019Grivokostopoulou, F., Kovas, K., & Perikos, I. (2019). Examining the impact of a gamified entrepreneurship education framework in higher education. Sustainability, 11(20), 5623. https://doi.org/10.3390/su11205623. https://doi.org/10.3390/su11205623....
) |
|
Curso de empreendedorismo para graduandos de diferentes programas na Grécia. |
86 graduandos (52% masculino e 48% feminino). Utilizaram estatísticas descritivas, Alfa de Cronbach e correlação. |
Ruiz-Alba et al. (2019Ruiz-Alba, J. L., Soares, A., Rodríguez-Molina, M. A., & Banoun, A. (2019). Gamification and entrepreneurial intentions. Journal of Small Business and Enterprise Development. 26(5), 661-683. https://doi.org/10.1108/JSBED-09-2018-0266. https://doi.org/10.1108/JSBED-09-2018-02...
) |
Theory of Planned Behaviour (TPB) |
Desafio online para graduandos e pós-graduandos franceses, de diferentes programas. |
220 estudantes (52,5% feminino e 47,5% masculino). Usaram análise mista de variância (ANOVA). |
Zulfiqar et al. (2019Zulfiqar, S., Sarwar, B., Aziz, S., Ejaz Chandia, K., & Khan, M. K. (2019). An analysis of influence of business simulation games on business school students’ attitude and intention toward entrepreneurial activities. Journal of Educational Computing Research, 57(1), 106-130. https://doi.org/10.1177/0735633117746746 https://doi.org/10.1177/0735633117746746...
) |
Technology Acceptance Model e (TAM) |
Curso de empreendedorismo para diferentes programas de graduação e pós-graduação no Paquistão e China. |
360 alunos (61,11% masculino e 38,89% feminino). Utilizaram Modelagem de Equações Estruturais. |
Aries et al. (2020Aries, A., Vional, V., Saraswati, L., Wijaya, L., & Ikhsan, R. (2020). Gamification in learning process and its impact on entrepreneurial intention. Management Science Letters, 10(4), 763-768. http://dx.doi.org/10.5267/j.msl.2019.10.021. http://dx.doi.org/10.5267/j.msl.2019.10....
) |
TPB |
Aulas de empreendedorismo na graduação em gestão e negócios na Indonésia. |
400 estudantes. Utilizaram regressão linear múltipla. |
Capelo et al. (2021Capelo, C., Pereira, R., & Dias, J. F. (2021). Teaching the dynamics of the growth of a business venture through transparent simulations. The International Journal of Management Education, 19(3), 100549. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100549. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.1005...
) |
|
Curso de empreendedorismo na Pós-graduação em administração em Portugal (Lisboa). |
45 alunos. Utilizou análise de regressão multivariada. |
Ghani e Mohammad (2021Ghani, M. G. A., & Mohammad, N. (2021). The Integration of Logic Model in Business Plan Simulation Approach for Effective Entrepreneurial Learning. Jurnal Pengurusan, 62. https://doi.org/10.17576/pengurusan-2021-62-12. https://doi.org/10.17576/pengurusan-2021...
) |
|
Atividades gamificadas na Graduação em engenharia e gestão e negócios na Malásia. |
272 estudantes (61,4% masculino e 38,6% feminino). Com uso de modelagem de equações estruturais. |
Kauppinen e Choudhary (2021Kauppinen, A., & Choudhary, A. I. (2021). Gamification in entrepreneurship education: A concrete application of Kahoot!. The International Journal of Management Education, 19(3), 100563. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100563. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.1005...
) |
|
Curso de empreendedorismo na graduação em gestão e negócios na Estônia e Austrália. |
82 estudantes (15 mulheres e 67 homens). Utilizaram regressões lineares múltiplas. |
Kraus et al. (2021Kraus, S., Niemand, T., Scott, S., Puumalainen, K., & Oberreiner, R. (2021). Let the games begin: the relationship between video gaming and entrepreneurial mindsets. Journal of Small Business and Enterprise Development. 29(5) 807-824. https://doi.org/10.1108/JSBED-09-2021-0360 https://doi.org/10.1108/JSBED-09-2021-03...
) |
|
Atividade experiencial de gamificação em diferentes programas de graduação nos Estados Unidos. |
217 jogadores de videogame (73,7% masculino e 26.3% feminino). Utilizou análise de regressão múltipla. |
Memar et al. (2021Memar, N., Sundström, A., & Larsson, T. (2021). Teaching causation and effectuation in the large classroom: A production-trade game. Journal of Management Education, 45(3), 438-478. https://doi.org/10.1177/1052562920951971. https://doi.org/10.1177/1052562920951971...
) |
Causation e Effectuation
|
Atividade experiencial de gamificação no mestrado em engenharia e marketing internacional na Suécia. |
126 estudantes. Utilizaram Análise Fatorial Confirmatória e Análise de variância multivariada. |
Pérez-Pérez et al. (2021Pérez-Pérez, C., González-Torres, T., & Nájera-Sánchez, J. J. (2021). Boosting entrepreneurial intention of university students: Is a serious business game the key?. The International Journal of Management Education, 19(3), 100506. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506 https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.1005...
) |
TPB |
Aulas de empreendedorismo na graduação em administração na Espanha. |
522 graduandos (55,38% feminino e 44,62% masculino). Análise de Componentes Principais, estatísticas de Kolmogorov-Smirnov e análise não paramétrica de Wilcoxon. |
Sghari e Bouaziz (2021Sghari, A., & Bouaziz, F. (2021). Determinants of the intention to use serious games technology in entrepreneurship education: an empirical study of Tunisian teachers. Interactive Technology and Smart Education. ahead-of-print. http://dx.doi.org/10.1108/ITSE-05-2021-0082 http://dx.doi.org/10.1108/ITSE-05-2021-0...
) |
Theory of Reasoned Action (TRA), TAM, TPB e combinação TAM-TPB |
Aulas de empreendedorismo na graduação na Tunísia. |
57 professores (77,2% feminino e 22,8% masculino). Com uso de Modelagem de Equações Estruturais. |
Zulfiqar et al. (Zulfiqar et al., 2021Zulfiqar, S., Al-reshidi, H. A., Al Moteri, M. A., Feroz, H. M. B., Yahya, N., & Al-Rahmi, W. M. (2021). Understanding and predicting students’ entrepreneurial intention through business simulation games: a perspective of covid-19. Sustainability, 13(4), 1838. https://doi.org/10.3390/su13041838 https://doi.org/10.3390/su13041838...
) |
TAM |
Simulação de negócios online para graduandos (diversas áreas) na Arábia Saudita. |
277 graduandos (67,5% masculino e 32,5% feminino). Utilização de Modelagem de Equações Estruturais. |
Chen et al. (2022Chen, J., Tang, L., Tian, H., Ou, R., Wang, J., & Chen, Q. (2022). The effect of mobile business simulation games in entrepreneurship education: a quasi-experiment. Library Hi Tech. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/LHT-12-2021-0509. https://doi.org/10.1108/LHT-12-2021-0509...
) |
Teoria do Fluxo |
Atividade experiencial gamificada com graduandos chineses de diferentes áreas. |
205 estudantes (67% feminino e 33% masculino). Usaram Teste t e análise de regressão múltipla. |
Lara-Bocanegra et al. (2022Lara-Bocanegra, A., Bohórquez, M. R., Grimaldi-Puyana, M., Gálvez-Ruiz, P., & García-Fernández, J. (2022). Effects of an entrepreneurship sport workshop on perceived feasibility, perceived desiderability and entrepreneurial intentions: a pilot study in sports science students. Sport in Society, 25(8), 1528-1544. https://doi.org/10.1080/17430437.2020.1829596 https://doi.org/10.1080/17430437.2020.18...
) |
Teoria da Intenção Empreendedora de Shapero e Sokol (1982Shapero, A., & Sokol, L. (1982). The social dimensions of entrepreneurship. Encyclopedia of Entrepreneurship, 72-90. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1497759 https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?...
) |
Oficina para estudantes da graduação e pós-graduação em educação física na Espanha. |
108 graduandos (66,7% masculino e 33,3% feminino), com uso de modelagem de equações estruturais. |
Li et al. (2022Li, G., Long, Z., Jiang, Y., Huang, Y., Wang, P., & Huang, Z. (2022). Entrepreneurship education, entrepreneurship policy and entrepreneurial competence: mediating effect of entrepreneurship competition in China. Education+ Training. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/ET-06-2021-0218 https://doi.org/10.1108/ET-06-2021-0218...
) |
|
Programa de EE para diferentes cursos de graduação na China. |
12.269 estudantes (54,59% feminino e 45,41% masculino). Utilizaram correlações e regressões. |
Yen e Lin (2022Yen, W. C., & Lin, H. H. (2022). Investigating the effect of flow experience on learning performance and entrepreneurial self-efficacy in a business simulation systems context. Interactive Learning Environments, 30(9), 1593-1608. https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1734624 https://doi.org/10.1080/10494820.2020.17...
) |
Teoria do Fluxo |
Aulas na graduação em administração e marketing em Taiwan. |
94 estudantes (77,7% feminino e 22,3% masculino), com uso de modelagem de equações estruturais. |
Zichella e Reichstein (2022Zichella, G., & Reichstein, T. (2022). Students of entrepreneurship: Sorting, risk behaviour and implications for entrepreneurship programmes. Management Learning, 13505076221101516. https://doi.org/10.1177/13505076221101516 https://doi.org/10.1177/1350507622110151...
) |
|
Atividade experiencial gamificada na graduação em economia e administração na Dinamarca. |
45 graduandos (77,7% masculino e 22,3% feminino). Com uso de regressão logística. |