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REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2024
  • Empreendedorismo por necessidade em tempos de pandemia: A motivação empreendedora e o foco regulatório na explicação da intenção de empreender Research Article

    Mesquita, Eduardo; Townsend, Tainá; Lopes, Evandro Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar o efeito da necessidade de segurança na intenção de empreender quando mediada pela motivação empreendedora com o foco regulatório em estudantes universitários. Metodologia/abordagem: Utilizando análise de variância e testes de regressão linear, realizamos análise de dados de relações diretas e mediações com uma amostra composta por 217 estudantes universitários. Principais resultados: Identificamos que a necessidade de segurança influencia positivamente a motivação empreendedora. Também reconhecemos que esse resultado ocorre por meio da dupla mediação sequencial da motivação empreendedora e do foco regulatório. Assim, os alunos com foco regulatório promocional mostraram-se mais dispostos a empreender do que aqueles com foco regulatório na prevenção. Contribuições teórico-metodológicas: Higgins e Pinelli (2020) indicaram que o empreendedorismo raramente utiliza a teoria do foco regulatório apesar de ser adequado. Além disso, a crise econômica gerada pela pandemia do COVID-19 pode ser um fator que influencia a motivação para empreender, pois é uma motivação extrínseca impulsionada pela necessidade de segurança. Relevância/originalidade: Identificamos que a necessidade de segurança pode desencadear a motivação para empreender, fazendo com que os indivíduos apresentem um estado de autorregulação promocional. Contribuições sociais/de gestão: Com base nos resultados, é possível afirmar que a educação empreendedora deve abordar diferentes tipos de comunicação para incentivar futuros empreendedores. A explicitação do ganho é comumente aplicado em salas de aula, mas a comunicação sem perdas também deve ser adotada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This study aims to analyze the effect of the need for security on the intention to undertake when mediated by entrepreneurial motivation with the regulatory focus on college students. Methodology/approach: Using analysis of variance and linear regression tests, we conducted data analysis on both direct relationships and mediations with a sample consisting of 217 university students. Main results: We identified that the need for safety positively influences entrepreneurial motivation. We also recognized that this result occurs through the double sequential mediation of entrepreneurial motivation and regulatory focus. Thus, students with a promotional regulatory focus were more willing to undertake than those whose regulatory focus is on prevention. Theoretical/methodological contributions: Higgins and Pinelli (2020) indicated that entrepreneurship rarely uses regulatory focus theory despite it being adequate. Furthermore, the economic crisis generated by the COVID-19 pandemic may be a factor that influences the motivation to undertake, as it is an extrinsic motivation driven by the need for security. Relevance/originality: We identified that the need for security can trigger the motivation to undertake, making individuals present a state of promotional self-regulation. Social/management contributions: Based on the results, it can be stated that entrepreneurial education should address different types of communication in order to encourage future entrepreneurs. Clarification of the gain is commonly applied in classrooms, but no-loss communication should also be adopted.
  • Propensão à inovação em empresas de confecção têxtil da cidade de Gaspar/SC, capital nacional da moda infantil Artigo De Pesquisa

    Hora, Givaldo Bezerra da; Mondini, Vanessa Edy Dagnoni; Tenfen, Glaucia Marian; Barros, Taylane Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a propensão à inovação das empresas de confecção têxtil do município de Gaspar/SC. Metodologia: Caracterizada como descritiva, a pesquisa utiliza a abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico, respondido por 35 empresas têxteis baseadas num Arranjo Produtivo Local (APL). Principais resultados: Os resultados evidenciam que, entre as tipologias de inovação implementadas, há um domínio da inovação de processo. Dentre os principais fatores que motivam a inovação está a adoção de métodos de produção mais eficientes. Os problemas/desafios predominantes são a falta de mão de obra qualificada e os elevados custos da inovação. Contribuições teóricas/metodológicas: oferecer uma visão sistemática sobre o tema de inovação, aplicado a um arranjo produtivo de destaque nacional. Relevância/originalidade: O levantamento dos dados e a discussão sobre a inovação em empresas de confecção têxtil de vestuário infantil, de um arranjo produtivo específico brasileiro, não haviam sido feitos anteriormente. Contribuições sociais/gerenciais: o estudo fornece aos gerentes de empresas de confecção têxtil a informação de que seus esforços no processo de inovação vêm gerando apenas inovações incrementais, provenientes de conhecimento externo provido pelos fornecedores, o que gera uma dependência para inovar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the propensity for innovation in textile manufacturing companies in the municipality of Gaspar/SC. Methodology: characterized as descriptive, the research uses a quantitative approach. An electronic questionnaire was administered; answered by 35 textile companies based on a Local Productive Arrangement (LPA). Results: the results highlight, amid the implemented innovation typologies, there is a domain of process innovation. Among the main factors that motivate innovation is the adoption of more efficient production methods. The predominant problems/challenges are the lack of qualified labor and the high costs of innovation as well. Theoretical/methodological contributions: to offer a systematic vision about the theme of innovation applied to a productive arrangement of national relevance. Relevance/Originality: Assembled data as well as discussion on innovation in textile manufacturing companies for children's clothing in a specific Brazilian productive arrangement were not previously done. Social/management contributions: The research provides managers of textile companies with connectivity information allowing them to conclude that their efforts in the innovation process generate incremental innovations only, derived from external knowledge provided by suppliers, which generates dependence to innovate.
  • Como mensurar ecossistemas de empreendedorismo? Debate atual e desafios para o caso brasileiro Artigo De Pesquisa

    Santos, Guilherme de Oliveira; Monteiro, Caio José das Chagas; Ribeiro, Leonardo Santos; Araújo, Yasmin Ventura

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O artigo realiza uma revisão e uma sistematização das métricas propostas na literatura para a mensuração dos diferentes elementos dos ecossistemas de empreendedorismo e discussão acerca dos desafios para a mensuração de ecossistemas em nível regional e no caso brasileiro. Método: Revisão bibliográfica acerca das métricas propostas para Ecossistemas de Empreendedorismo e estatística descritiva para sistematizar os indicadores encontrados na literatura. Resultados: Ainda não há uniformidade na proposição de métricas. A maioria delas possui abordagem nacional e estão relacionadas com as dimensões políticas públicas e regulação, cultural e recursos. O esforço de aplicar a teoria sobre o caso brasileiro ainda é incipiente e é necessário construir métricas adequadas à realidade nacional. Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo contribui com o debate acerca da mensuração de ecossistemas de empreendedorismo ao mostrar a diversidade de metodologias e indicadores propostos, as lacunas existentes, a necessidade de se pensar indicadores para o nível subnacional e as implicações para o caso brasileiro. Relevância/Originalidade: Apesar de seu potencial como ferramenta para políticas públicas, o conceito de EE e suas formas de mensuração ainda é pouco explorado pela comunidade acadêmica brasileira. O artigo pretende preencher essa lacuna e demonstrar que essa linha de pesquisa acadêmica é promissora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: The paper reviews and systematizes the metrics proposed in the literature for measuring the different elements of entrepreneurship ecosystems and discuss the challenges of measuring ecosystems at the regional level and in the Brazilian case. Method: Bibliographic review of the metrics proposed for Entrepreneurship Ecosystems and descriptive statistics to systematize the indicators found in the literature. Results: There is still no uniformity in the proposal of metrics. Most of them have a national approach and are related to the dimensions of public policy and regulation, culture, and resources. The effort to apply theory to the Brazilian case is still incipient, and it is necessary to construct adequate metrics for the national reality. Theoretical/methodological contributions: The article contributes to the debate on the measurement of entrepreneurship ecosystems by showing the diversity of proposed methodologies and indicators, existing gaps, the need to think about indicators for the subnational level, and the implications for the Brazilian case. Relevance/Originality: Despite its potential as a tool for public policies, the concept of EE and its measurement methods are still underexplored by the Brazilian academic community. The article aims to fill this gap and demonstrate that this line of academic research is promising.
  • Portugal, ora pois! Estratégias de internacionalização de uma empresa familiar de pequeno porte Caso De Ensino

    Tommaso, Silvia Ferraz Nogueira De; Correa, Raísa; Borini, Felipe Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este Caso de ensino tem como objetivo expor alunos de graduação e pós-graduação às problemáticas empresarias de tomada de decisão no desenvolvimento de estratégias de internacionalização. Dilema: Este caso de ensino aborda os dilemas de uma pequena empresa familiar brasileira ao tomar a decisão de internacionalização no mercado português. Uma empresa familiar de pequeno porte, que atua no setor de arquitetura, decoração e construção, na produção de obras personalizadas em rochas ornamentais, que se depara com a oportunidade de atender clientes no mercado português, depois de um longo período atuando apenas no mercado nacional. Relevância/originalidade: O caso se apresenta como uma oportunidade original e real para o professor trabalhar estratégias de internacionalização, revitalizando conceitos de proposta de valor, tomada de decisão, adequação de produtos e mercados e é indicado para aplicação em disciplinas de estratégia em cursos de graduação e pós-graduação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This teaching case aims to expose undergraduate and graduate students to the business problems of decision-making in the development of internationalization strategies. Dilemma: This teaching case addresses the dilemmas of a small Brazilian family business when making the decision to internationalize in the Portuguese market. A small family business, which operates in the architecture, decoration, and construction sector, in the production of customized works in ornamental stones, which is faced with the opportunity to serve customers in the Portuguese market, after a long period operating only in the national market. Relevance/originality: The case presents itself as an original and real opportunity for the professor to work on internationalization strategies, revitalizing concepts of value proposition, decision-making, adequacy of products and markets and is indicated for application in strategy disciplines in undergraduate and graduate courses.
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