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REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2023
  • Usos e impactos da pesquisa GEM para o empreendedorismo Editorial

    Lopes, Rose Mary Almeida; Lima, Edmilson de Oliveira; Greco, Simara Maria de Souza Silveira; Gimenez, Fernando Antonio Prado; Bedê, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: (1) descrever a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), (2) mapear seus usos em publicações brasileiras e (3) exemplificar seu uso em políticas públicas e outras formas de favorecimento do empreendedorismo em diferentes países. Metodologia: levantamento bibliográfico de estudos brasileiros complementado por exemplos do uso do GEM em outros países. Principais resultados: Alguns tipos de uso de dados e resultados do GEM predominam: suas citações no referencial teórico ou na introdução/contextualização dos estudos publicados; sua inclusão na lista final de referências, mas não no texto principal; e como referência indireta pela citação de estudos anteriores que utilizaram o GEM. Repetiu-se o achado de Gimenez e Inácio Júnior (2017) de menor presença de uso dos dados do GEM para estudos específicos nos artigos levantados. Relevância/originalidade: Apresenta-se o histórico da realização do GEM no Brasil, a atualização dos resultados nos estudos brasileiros de empreendedorismo e exemplos de impactos do GEM na formulação de ações e políticas públicas em diversos países. Contribuições teórico-metodológicas: Indica-se a escassez nos estudos brasileiros dos usos mais sofisticados da base de dados do GEM. Recomenda-se, então, a exploração de seus dados longitudinais e a multiplicação dos estudos explorando o GEM na abordagem de temas específicos de empreendedorismo, além de mais usos dos dados do GEM para nortear a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: (1) to describe the research conducted by the Global Entrepreneurship Monitor (GEM), (2) to map its use in Brazilian publications, and (3) to exemplify its application in public policies and other forms of support for entrepreneurship in different countries. Methodology: It is a bibliographic survey of Brazilian studies supplemented by examples of GEM use in other countries. Main findings: Some types of data and results usage from GEM prevail: citations in the theoretical framework or in the introduction/contextualization of published studies; inclusion in the final list of references, but not in the main text; and indirect reference through the citation of previous studies that used GEM. The finding of Gimenez and Inácio Júnior (2017) of a lower presence of GEM data usage for specific studies in the surveyed articles was replicated. Relevance/originality: The historical background of GEM implementation in Brazil is presented, along with the update of results in Brazilian entrepreneurship studies and examples of GEM's impact on the formulation of actions and public policies in various countries. Theoretical-methodological contributions: The scarcity of more sophisticated uses of GEM's database in Brazilian studies is indicated. Therefore, it is recommended to explore its longitudinal data and to increase the number of studies exploring GEM in addressing specific entrepreneurship topics, as well as to expand the use of GEM data to guide the formulation and monitoring of public policies.
  • Por que startups em ecossistemas empreendedores emergentes fracassam? Research Article

    D'Andrea, Fernando Antonio Monteiro Christoph; Santos, Diego Alex Gazaro dos; Costa, César Vinícius Pereira; Zen, Aurora Carneiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Empreendedores e suas inovações são chave para o desenvolvimento econômico e social. Startups (empresas baseadas em tecnologia que tem alto potencial de crescimento e impacto) de sucesso são geralmente associadas à existência de ecossistemas empreendedores. Este artigo busca compreender por qual motivo as startups morrem em ecossistemas empreendedores emergentes. Método: usamos pesquisa exploratória, nela entrevistamos empreendedores que passaram pelo processo de morte de suas startups no ecossistema empreendedor emergente da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Também coletamos dados secundários sobre o mesmo ecossistema. Resultados: baseado nos seis domínios de Isenberg (2011), geramos ideias sobre como cada um destes domínios influencia a mortalidade de startups. Os resultados demonstram que este ecossistema poderia ser muito mais capaz de sustentar as startups, evitando suas mortes precoces. Políticas Públicas e Finanças são os domínios mais problemáticos, enquanto Cultura, Suporte e Mercados são dimensões que precisam de melhorias, mas são menos críticas que as duas primeiras. Contribuições: o artigo contribui com a literatura em empreendedorismo ao explorar os ecossistemas empreendedores emergentes e, em especial, tratar da influência destes ambientes nas mortes das startups. Originalidade: além de erros do próprio empreendedor (ou de seu time), problemas fora do controle deste agente podem causar a morte de startups (Cardon et al., 2011). Assim, usamos o modelo de Isenberg (2010; 2011) para compreender a influência do ecossistema empreendedor nas circunstâncias que levam à morte precoce das startups (Jenkins & McKelvie, 2016). Contribuições Sociais: ao melhor compreender o motivo pelo qual as startups morrem em ecossistemas empreendedores emergentes, formuladores de políticas públicas podem focar sua atenção no que aparece ser mais relevante para o sucesso dos empreendedores. Tais agentes públicos poderão, então, trabalhar para melhorar o ambiente para futuros empreendedores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Entrepreneurs are responsible for innovation, but they do not act in the vacuum, the greater the support for their action, the improve the chances of success. Startups - technology-based companies with high potential for growth and impact - are associated with the existence of entrepreneurial ecosystems that facilitate entrepreneurial action. This paper goal is to provide evidence that help to explain why startups fail in an emerging entrepreneurial ecosystem. Method: We perform exploratory research in which entrepreneurs whose startups failed in the emerging entrepreneurial ecosystem of Porto Alegre, Brazil, were interviewed. We complement the analysis with the collection of secondary data. Results: Building on Isenberg’s (2011) six domains, we generate ideas on how each of them in emergent entrepreneurial ecosystem may influence startup mortality. Our results indicate that emerging entrepreneurial ecosystem could be much better in avoiding the premature failure of startups. Policy and Finance are the most problematic domains, while culture, support, and markets are the three middle-ground dimensions. These last three need improvement, but they are not as critical as the first two. Contributions: This paper contributes to the entrepreneurial ecosystems literature by exploring how emergent ecosystems contribute for discontinuity of promising startups. Originality: Besides entrepreneurial mistakes, problems that are out of the entrepreneur control can also cause a venture's death (Cardon et al., 2011). Building on this, we use Isenberg's (2010; 2011) model for understanding the influence of the entrepreneurial ecosystem on the circumstances that entrepreneurs faced that determined their startup failure (Jenkins & McKelvie, 2016). Social Contributions: by better understanding why startups fail in emerging entrepreneurial ecosystems, we support policymakers in their focus on possible improvements of the features that seem most relevant to entrepreneurs. The public agents can then work to provide a better environment for future entrepreneurial endeavors.
  • Impactos da educação empreendedora em alunos brasileiros do ensino superior: Um estudo empírico comparando disciplinas obrigatórias e eletivas Artigo De Pesquisa

    Arruda, Carlos; Burcharth, Ana; Barcellosta, Erika Penido; Lourencini, Samara Paganini

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo do estudo: O presente estudo tem como objetivo avaliar os impactos da educação empreendedora em alunos de disciplinas de empreendedorismo no nível de graduação de universidades brasileiras. Metodologia: A metodologia adotada foi pré/pós a partir da coleta de dados primários por meio de questionários estruturados entre 398 estudantes de empreendedorismo provenientes de 10 disciplinas de graduação de seis universidades brasileiras, envolvendo doze professores. As análises de dados foram realizadas por meio de análise fatorial confirmatória e testes pareados de comparação de médias. Principais resultados: As disciplinas eletivas de empreendedorismo têm maior impacto positivo (sobretudo para atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora) para os alunos de graduação no Brasil, se comparado às disciplinas obrigatórias, que, inclusive, impactaram negativamente alguns fatores (ex.: atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora). Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolvimento de um modelo para analisar o impacto da educação empreendedora fundamentado na recente literatura sobre o tema e que representa uma versão estendida da Teoria do Comportamento Planejado, a qual inclui conhecimentos e competências empreendedoras. Relevância/originalidade: Uso diferencial de uma metodologia rigorosa (pré/pós com aplicação de teste-t pareado) e comparação dos efeitos de cursos eletivos e obrigatórios de empreendedorismo em uma ampla base de dados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective of the study: This study assesses the impact of entrepreneurial education on students of entrepreneurship courses at the undergraduate level of Brazilian universities. Methodology: The methodology adopted was pre/post based on the collection of primary survey data among 398 entrepreneurship students of 10 undergraduate courses from six Brazilian universities, involving twelve professors. Data analysis was performed using confirmatory factor analysis and paired t-tests to compare means. Main results: Entrepreneurship elective courses have a greater positive impact (especially for entrepreneurial attitudes, perceived behavioral control and entrepreneurial intention) for undergraduate students, when compared to mandatory courses, which negatively impacted entrepreneurial attitudes, perceived behavioral control and entrepreneurial intention. Theoretical / methodological contributions: The development of a framework to analyze the impact of entrepreneurial education based on the recent entrepreneurship literature representing an extended version of the Theory of Planned Behavior that includes entrepreneurial knowledge and competencies. Relevance / originality: The application of a rigorous methodology (pre/post intervention) with application of paired t-tests and the comparison between elective and mandatory entrepreneurship courses in large database.
  • A relação entre as políticas de gênero e a criação de empresas por mulheres Artigo De Pesquisa

    Teixeira, Daiane Martins; Borges Júnior, Cândido Vieira; Almeida, Marcos Inácio Severo de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: analisar os efeitos das políticas de gênero na criação de empresas por mulheres. Metodologia/abordagem: abordagem quantitativa, com dados secundários extraídos da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC); e dados públicos de CNPJ, da Receita Federal. O nível de análise foi restrito aos 246 municípios do estado de Goiás. A partir disso, foram realizados testes com dois modelos de regressão binomial negativos. Principais resultados: para as empreendedoras que criaram seus negócios sozinhas, as políticas de gênero apresentaram uma relação positiva; por outro lado, para as que criaram empresas em sociedade, nenhuma influência foi identificada. Com esses resultados, é possível compreender que as mesmas medidas de apoio podem não apresentar efeitos semelhantes a todos os tipos de criação de empresas por mulheres. Contribuições teóricas-metodológicas: este estudo evidenciou que, ao analisar as políticas públicas como meio de fomento ao empreendedorismo por mulheres, deve-se considerar as diferenças existentes entre elas, seja nos aspectos contextuais nos quais estão inseridas, seja como especificidade de cada grupo, tendo em vista que necessidades diferentes requererem ações de apoio distintas. Relevância/originalidade: especialmente para as mulheres que empreendem sozinhas, segundo esta pesquisa, a existência de políticas de gênero mostra-se fator importante, pois dificuldades, como as geradas pela discriminação, poderão ser enfrentadas, atendendo, com isso, às necessidades de acesso à educação, à igualdade, à saúde e à segurança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: to analyze the effects of gender policies on women's business creation. Methodology/approach: quantitative approach, with secondary data extracted from the Municipal Basic Information Survey (MUNIC); and public CNPJ data from the Federal Revenue Service. The level of analysis was restricted to the 246 municipalities in the state of Goiás. From this, tests were performed with two negative binomial regression models. Main results: for women entrepreneurs who created their businesses alone, gender policies showed a positive relationship; on the other hand, for those who created companies in partnership, no influence was identified. With these results, it is possible to understand that the same support measures may not have similar effects to all types of business creation by women. Theoretical-methodological contributions: this study showed that, when analyzing public policies as a means of p romoting entrepreneurship by women, one should consider the existing differences between them, either in the contextual aspects in which they are inserted, or as the specificity of each group, bearing in mind that needs different require different support actions. Relevance/originality: especially for women who are self-employed, according to this research, the existence of gender policies proves to be an important factor, since difficulties, such as those generated by discrimination, can be faced, thus meeting the needs of access to education, equality, health and safety.
  • Combinando as abordagens de effectuation e causation no empreendedorismo: Uma revisão de mais de 20 anos Research Article

    Kogut, Clarice Secches; Mello, Renato Dourado Cotta de; Skorupski, Robert

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo reúne e revisa artigos empíricos ou teóricos publicados nos principais periódicos internacionais nos quais as lógicas empreendedoras de causation e effectuation, cunhadas por Sarasvathy em 2001, são discutidas para responder à pergunta de pesquisa: “Em que circunstâncias as empresas combinam tais logicas?”. Método/abordagem metodológica: A pesquisa é baseada em uma revisão sistemática da literatura de revistas de primeira linha durante um período de 20 anos. Principais resultados: Os resultados sugerem que as lógicas de causation e effectuation podem ser aplicadas simultaneamente ou em sequência, dependendo de fatores nos níveis micro (o empreendedor), meso (a empresa) e macro (contexto de negócios - institucional e situacional). Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo fornece um conjunto compilado, sintetizado e contrastado de trabalhos anteriores para futuros pesquisadores trabalharem, e uma matriz conceitual preliminar para testes e refinamentos adicionais, além de uma discussão aprofundada nos níveis micro, meso e macro. Relevância/originalidade: 20 anos após o trabalho seminal de Sarasvathy, a maior parte da literatura que investiga a tomada de decisão empreendedora ainda se concentra em contrastar as lógicas de causation e effectuation, não compreendendo completamente as condições sob as quais cada uma prevalece ou quando elas são combinadas. Contribuições sociais/gerenciais: No nível micro, esta pesquisa pode ajudar os empreendedores a entender melhor seu perfil e os benefícios de considerar ambas as lógicas ao longo de seu processo de tomada de decisão. No nível meso, as empresas podem se beneficiar ao entender como as lógicas se relacionam em cada estágio da vida de uma empresa. Finalmente, no nível macro, os formuladores de políticas e educadores podem ajudar os empreendedores a navegar em ambientes incertos e turbulentos se lógicas e circunstâncias diferentes forem mais amplamente reconhecidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: this paper gathers and reviews published empirical or theoretical articles in which the entrepreneurial logics of causation and effectuation, coined by Sarasvathy in 2001, are discussed to answer the research question of “Under what circumstances do firms combine effectuation with causation?”. Methodology/approach: The research is based on a systematic literature review of top-tier journals over a 20-year period. Main results: Findings suggest causation and effectuation logics can be applied simultaneously or in sequence, depending on factors at the micro (the entrepreneur), meso (the firm), and macro levels (business context-institutional and situational). Theoretical/methodological contributions: It delivers a compiled, synthesized, and contrasted set of past work for future researchers to build upon and a preliminary conceptual matrix for further testing and refinement, not to mention an in-depth discussion at the micro, meso and macro level. Relevance/originality: Over 20 years after Sarasvathy’s seminal work, most literature investigating decision-making still focuses on contrasting the logics of causation or effectuation, not fully understanding the conditions under which each prevails or when they are combined. Social / management contributions: At the micro level, this research can help entrepreneurs better understand their profile and the benefits of considering both logics throughout their decision-making process. At the meso level, companies can benefit from understanding how logics relate at each life stage. Finally, at the macro level, policymakers and educators can help entrepreneurs navigate uncertain and turbulent environments if different logics and circumstances are more broadly acknowledged.
  • Ação empreendedora: Um estudo bibliométrico sobre a produção científica internacional Artigo De Pesquisa

    Ávila, Milena Abreu; Andrade, Daniela Meirelles; Silva, Camila de Assis; Gonçalves, Vinícius Batista

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo do estudo: Analisar a produção científica internacional do campo da ação empreendedora. Metodologia/abordagem: Para investigar a temática da ação empreendedora foi utilizado o método bibliométrico. Na operacionalização da pesquisa foram incluídos os artigos disponíveis na base de dados da Web of Science e da Scopus. Para a seleção do banco de dados analisou-se os documentos por meio dos softwares: My EndNote Web, Microsoft Excel e VOSviewer. Principais resultados: Foi identificado a escassez de pesquisas compassivas à temática, constatou-se que pouco se sabe do percurso da emergência de uma ação empreendedora e como de fato este eixo de pesquisa pode contribuir com os estudos sobre o empreendedorismo. Contribuições teóricas/metodológicas: Identificou-se que existem estudos promissores acerca da temática que possibilitaram o intercâmbio do conceito da ação empreendedora com as diversas áreas do conhecimento, o que possibilitou a construção de uma matriz-síntese. Relevância/originalidade: O campo da ação empreendedora ainda é incipiente e requer maiores esforços em direção a um desenvolvimento teórico e empírico, a fim de estabelecer e contribuir para a construção de uma estrutura conceitual bem limitada e definida acerca do fenômeno. Contribuições sociais para a gestão: Os estudos sobre a ação empreendedora estão diretamente relacionados a estudos de caso que relataram a emergência de ações empreendedoras em organizações, enfatizando a concentração de trabalhos nas áreas de gestão e negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the international scientific production in the field of entrepreneurial action. Method: To investigate the theme of entrepreneurial action, the bibliometric method was used to fulfill the desired purposes. In the operationalization of the research, articles available in the Web of Science and Scopus databases were included. The database selection procedure was carried out by analyzing the documents using the software: My EndNote Web, Microsoft Excel and VOSviewer. Results: It was possible to identify the scarcity of compassionate research on the subject, in addition to the fact that little is known about the emergence of an entrepreneurial action and how, in fact, this research axis can contribute to studies on entrepreneurship. Theoretical contributions: It was identified that there are promising studies on the subject that made possible the exchange of the concept of entrepreneurial action and the different areas of knowledge through the construction of a synthesis matrix. Relevance/originality: The field of entrepreneurial action is still incipient and requires greater efforts towards a theoretical and empirical development, in order to establish and contribute to the construction of a very limited and defined conceptual structure about the phenomenon. Contributions to management: Studies on entrepreneurial action are directly related to case studies that report the emergence of entrepreneurial actions in organizations, which emphasizes the concentration of work in the areas of management and business.
  • Análise da estrutura de capital de startups à luz das teorias de tradeoff e pecking order Research Article

    Colombo, Gabriela De Carvalho; Gomes, Matheus da Costa; Eça, João Paulo Augusto; Valle, Maurício Ribeiro do

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: As startups apresentam diferenças significativas em relação às organizações tradicionais. Elas têm muitos ativos intangíveis, são arriscadas e tendem a não gerar lucros em seus anos iniciais (Heirman & Clarysse, 2007; Weber & Zulehner, 2009). A escolha de financiamento das startups também seria diferente das empresas tradicionais? Nosso objetivo é analisar a estrutura de capital de startups em seus primeiros anos de vida com base nas teorias clássicas de tradeoff e pecking order. Metodologia/abordagem: Coletamos dados de 40 startups na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, por meio de um questionário sobre o perfil dos fundadores, características das empresas, desempenho financeiro e fontes de financiamento. Os dados coletados abrangeram o ano de fundação da empresa e os três anos subsequentes. Resultados: Os resultados indicaram que as startups analisadas se financiaram principalmente por meio de capital dos fundadores em todos os quatro anos analisados. Somente no terceiro ano elas passaram a utilizar os recursos gerados internamente, indicando uma adesão à pecking order. No entanto, a presença de investidores-anjo e recursos subsidiados contrastou com a ausência de dívida bancária. Em consonância com a teoria do tradeoff, a dívida bancária não era uma opção viável de financiamento nos primeiros anos dessas empresas por apresentarem baixa rentabilidade e alto risco. Contribuições teóricas/metodológicas: Oferecemos uma contribuição teórica analisando a adequação das teorias financeiras tradicionais ao contexto específico das startups. Originalidade: A literatura de finanças sobre startup é escassa e poucos estudos analisaram essas empresas sob a ótica das teorias de estrutura de capital. Contribuições sociais / para gestão: Fornecemos um panorama do financiamento de startups para apoiar seu planejamento financeiro no que tange à obtenção de recursos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Startups have significant differences compared to other companies. They have many intangible assets (e.g., team tenure and experience of founders), are risky, and tend not to generate profits in their initial years (Heirman & Clarysse, 2007; Weber & Zulehner, 2009). Does the startups’ financing choice also differ from that of traditional companies? We analyzed the capital structure of startups in their first years of life based on the classic tradeoff and pecking order theories. Methodology/approach: We collected data on 40 startups in the city of Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, through a questionnaire on the profiles of the founders, company characteristics, bottom-line performance and financing sources. The data collected covered the year of founding and the three subsequent years. Findings: The results indicated that these startups mainly financed themselves through the founders’ capital in all four years covered. Only in the third year did they start using resources generated internally, indicating pecking order adherence. However, the presence of angel investors and government subsidies contrasted with the absence of bank debt. In line with the tradeoff theory, bank debt was not a viable financing option in the early years of these firms since they had low profitability and high risk. Theoretical/methodological contributions: We offer a theoretical contribution by analyzing the adequacy of traditional financial theories in the specific context of startups. Originality: The finance literature about startups is scarce, and few studies have analyzed these companies from the capital structure theoretical perspective. Social contributions / for management: We provide a panorama of the financing of startups to support their financial planning regarding fundraising.
  • Driblando a Covid-19: Desafios e dilemas de um empreendedor Caso De Ensino

    Grezole, Bruno; Bueno, Giovana

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: investigar as motivações, o perfil e as competências do indivíduo que escolhe empreender; promover a reflexão acerca do posicionamento do empreendedor perante uma grande crise; e buscar resposta para a questão: ser digital influencer é ser empreendedor? Metodologia/Abordagem: caso de ensino. Principais resultados: nas “notas de ensino”, são sugeridas discussões sobre o empreendedorismo, propriamente dito, o uso do modelo de negócio e a internacionalização de pequenas empresas. Contribuições teórico metodológicas: a própria estrutura do caso contribui metodologicamente para a dinâmica em sala de aula, constituindo-se uma ferramenta a mais de aprendizagem do assunto em questão. Relevância/originalidade: o caso é relevante porque retrata a história de um empreendedor (Breno) que, após realizar seu sonho e criar um negócio promissor (uma agência de viagens), em decorrência de uma grande crise (Covid-19, lockdown e seu impacto no segmento de viagens, bem como a depressão e sentimento de impotência por ela gerados), precisa se reinventar profissionalmente (tornando-se um bem-sucedido consultor on-line para empreendedores). Com o fim da pandemia e a retomada dos negócios, surge o impasse: permanecer como digital influencer ou reativar a antiga empresa (pois o turismo voltou a crescer)? Contribuições sociais para a gestão: o caso retrata a realidade do empreendedor no Brasil e traz questionamentos sobre a regulamentação da profissão de digital influencer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: to investigate the motivations, profile and skills of the individual who chooses to undertake; promote reflection about the entrepreneur's position in the face of a major crisis; and seek an answer to the question: Is digital influencer to be an entrepreneur? Methodology/Approach: teaching case. Main results: in the “teaching notes”, discussions are suggested on entrepreneurship itself, the use of the business model and the internationalization of small companies. Theoretical and methodological contributions: the structure of the case contributes methodologically to the dynamics in the classroom, constituting one more tool for learning the subject in question. Relevance/originality: the case is relevant because it shows the story of an entrepreneur (Breno) who, after realizing his dream and creating a promising business (a travel agency), as a result of a major crisis (Covid-19, lockdown and its impact on the travel industry, as well as the depression and feeling of impotence generated by it), needs to reinvent himself professionally (becoming a successful online consultant for entrepreneurs). With the end of the pandemic and the resumption of business, the impasse arises: Remain as a digital influencer or reactivate the old company (since tourism has grown again)? Social contributions to management: the case shows the reality of the entrepreneur in Brazil and raises questions about the regulation of the digital influencer profession.
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