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REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2024
  • Comportamento intraempreendedor e cultura organizacional intraempreendedora: Uma análise sobre a influência no sucesso de projetos Artigo De Pesquisa

    Elias, Tatiana Carneiro da Cunha de; Martens, Cristina Dai Prá; Bizarrias, Flávio Santino

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Apesar do grande interesse acadêmico e prático sobre o intraempreendedorismo, são poucos os estudos que o relacionam ao sucesso de projetos. O objetivo deste estudo é determinar a influência moderadora da cultura organizacional intraempreendedora sobre o comportamento intraempreendedor e suas relações com o sucesso do projeto. O estudo objetiva ainda estabelecer os perfis heterogêneos de intraempreendedorismo e seus diferentes efeitos sobre o sucesso de projetos. Método: Utilizou-se como abordagem um survey, com análise dos dados por modelagem de equações estruturais, regressão linear para os testes de moderação, e análise de classes latentes para a classificação heterogênea da amostra de 284 participantes de projetos em termos de intraempreendedorismo. Principais resultados: Os resultados demonstram que há influência do intraempreendedorismo dos profissionais no sucesso de projetos. Por outro lado, uma cultura organizacional intraempreendedora fraca ou mediana, reduz a força da relação do intraempreendedorismo com o sucesso de projetos. Contribuições teóricas: O estudo identifica ainda três perfis heterogêneos de intraempreendedores, e que a cultura organizacional eleva a possibilidade de sucesso do projeto, mesmo para indivíduos com baixo perfil para intraempreendedorismo. Originalidade: Este estudo analisa pioneiramente a relação entre intraempreendedorismo individual e organizacional, como cultura, para o sucesso de projetos, direta e indiretamente, com uma metodologia diversificada. Contribuições para a gestão: O estudo sugere, para a prática, a importância do comportamento intraempreendedor para o sucesso dos projetos, e a relevância do estímulo à cultura organizacional intraempreendedora, capaz de mobilizar até mesmo indivíduos pouco empreendedores, na medida em que indivíduos naturalmente intraempreendedores são escassos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: Despite the great academic and practical interest in intrapreneurship, there are few studies that relate it to project success. The objective of this study is to determine the moderating influence of intrapreneurial organizational culture on intrapreneurial behavior and its relationships with project success. The study also aims to establish the heterogeneous profiles of intrapreneurship, and their different effects on the success of projects. Method: A survey approach was used, with data analysis by structural equation modeling, linear regression for moderation tests, and latent class analysis for the heterogeneous classification of the sample of 284 project participants in terms of intrapreneurship. Main results: The results show that there is influence of intrapreneurship of professionals on project success. On the other hand, a weak or average intrapreneurial organizational culture reduces the strength of the relationship between intrapreneurship and project success. Theoretical contributions: The study also identifies three heterogeneous profiles of intrapreneurs, and that organizational culture increases the possibility of project success, even for individuals with a low profile for intrapreneurship. Originality: This study pioneerly analyzes the relationship between individual and organizational intrapreneurship, as culture, for project success, directly and indirectly, with a diversified methodology. Contributions to management: The study suggests for practice the importance of intrapreneurial behavior for the success of projects, and the relevance of stimulating an intrapreneurial organizational culture, capable of mobilizing even less entrepreneurial individuals, to the extent that naturally intrapreneurial individuals are scarce.
  • Inovação organizacional: Validação de uma escala multidimensional para micro e pequenas empresas Artigo De Pesquisa

    D'anjour, Miler Franco; Medeiros, Bruno Campelo; Añez, Miguel Eduardo Moreno

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Validar uma escala de mensuração das múltiplas possibilidades de inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que atuam na Região Metropolitana de Natal/RN. Metodologia/ abordagem: A pesquisa é do tipo exploratória, com um levantamento de dados junto a 542 empresas de Natal/RN. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, da técnica de análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória com a técnica baseada em mínimos quadrados parciais. Principais resultados: A Análise Fatorial Exploratória (AFE) resultou na formação de 5 construtos de inovação. A Análise Fatorial Confirmatória foi modelada por meio da aplicação da PLS-SEM, o qual avaliou o modelo de mensuração confirmatório, a partir dos resultados identificados na AFE. Contribuições teóricas/metodológicas: Foi validada a inclusão do construto denominado Inovação em Canais de Conhecimento, contribuindo com uma proposta ampla e multidimensional, sendo capaz de captar a complexidade da inovação, reduzindo a ambiguidade conceitual e se mostrando teoricamente viável para futuras pesquisas. Relevância/originalidade: O estudo mostra-se relevante ao abordar a inovação sob o ponto de vista das Micro e Pequenas empresas, considerando uma escala de mensuração multidimensional, pois as pesquisas empíricas até então pouco evidenciaram a inovação sob a perspectiva de criação de valor para organizações e clientes. Contribuições sociais/para a gestão: Enquanto implicações gerenciais, diferentemente da ótica unidimensional, apoiada em conceitos de inovação tecnológica desenvolvida com grandes estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em grandes empresas, a presente pesquisa considerou o papel inovador das pequenas empresas, capazes de gerar múltiplos aperfeiçoamentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Validate a scale for measuring the multiple possibilities for innovation in Micro and Small Enterprises (MPEs) operating in the Metropolitan Region of Natal/RN. Methodology/approach: The research is exploratory, with a survey of 542 companies in Natal/RN. Data were analyzed using descriptive statistics, exploratory factor analysis technique and confirmatory factor analysis using the technique based on partial least squares. Main results: The Exploratory Factor Analysis (EFA) resulted in the formation of 5 innovation constructs. The Confirmatory Factor Analysis was modeled by applying the PLS-SEM, which evaluated the confirmatory measurement model, based on the results identified in the EFA. Theoretical/methodological contributions: The inclusion of the construct called Innovation in Knowledge Channels was validated, contributing with a broad and multidimensional proposal, being able to capture the complexity of innovation, reducing conceptual ambiguity and proving to be theoretically viable for future research. Relevance/originality: The study is relevant, approaching innovation from the perspective of Micro and Small companies, considering a multidimensional measurement scale, as empirical research so far has shown little evidence of innovation from the perspective of creating value for organizations and customers. Social/Management Contributions: As managerial implications, unlike the one-dimensional perspective, supported by concepts of technological innovation developed with large Research and Development (ReD) structures in large companies, this research considered the innovative role of small companies, which are capable of generating multiple innovations.
  • Gamificação no ensino de empreendedorismo: Uma revisão sistemática da literatura e agenda de pesquisa futura Artigo De Pesquisa

    Soares, Ana Maria Jeronimo; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Dantas, Saulo de Tarso Alves; Silva, Marcos Paulo da; Genuino, Shirley Luanna Vieira Peixoto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo busca compreender como pesquisadores têm abordado a gamificação no ensino de empreendedorismo e, a partir dessa análise, propor direções para pesquisas futuras por meio da sistematização de Teorias, Contextos, Características e Metodologias (Framework TCCM). Metodologia: O protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (PRISMA) foi utilizado para a revisão sistemática em oito bases de pesquisa (Web of Science, Science Direct, Scopus, Springer, Emerald, Wiley, Sage e Taylor & Francis). Foram incluídos 33 estudos empíricos, publicados entre 2017 e 2022. Principais Resultados: A maioria das pesquisas não explorou uma variedade de teorias existentes, como a Teoria do Comportamento Planejado. Ademais, os trabalhos se concentram no ensino superior, havendo uma lacuna no contexto do ensino fundamental e médio. Sugere-se que as amostras sejam balanceadas por gênero, análises com métodos mistos, estudos experimentais e longitudinais. Contribuições: O estudo contribui com a literatura ao compilar as principais abordagens adotadas na educação empreendedora gamificada. Ademais, propõe uma agenda de pesquisa a partir das lacunas na literatura. Relevância e originalidade: a pesquisa adota uma abordagem conjunta dos protocolos PRISMA e TCCM, avançando além da mera descrição de resultados, com o intento de fundamentar uma agenda de pesquisa propositiva para a comunidade acadêmica de empreendedorismo. Contribuições gerenciais e sociais: a identificação de melhores práticas para a aplicação da gamificação no ensino de empreendedorismo - o design de jogos e a seleção de objetivos de aprendizagem - fornece insights para os educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de fomento ao empreendedorismo e programas corporativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This study aims to understand how researchers have approached gamification in entrepreneurship education and based on this analysis, propose directions for future research through the systematization of Theories, Contexts, Characteristics, and Methodologies (TCCM Framework). Methodology: The Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (PRISMA) protocol was used for the systematic review in eight research databases (Web of Science, Science Direct, Scopus, Springer, Emerald, Wiley, Sage, and Taylor & Francis). 33 empirical studies published between 2017 and 2022 were included. Main results: Most of the research did not explore a variety of existing theories, such as the Theory of Planned Behavior. Additionally, the works focus on higher education, with a gap in the context of primary and secondary education. It is suggested that samples be gender-balanced, mixed-method analyses, experimental and longitudinal studies. Contributions: The study contributes to literature by compiling the main approaches adopted in gamified entrepreneurship education. Additionally, it proposes a research agenda based on gaps in literature. Relevance and originality: This research adopts a joint approach of the PRISMA and TCCM protocols, advancing beyond the mere description of results, with the intent of grounding a proactive research agenda for the entrepreneurship academic community. Managerial and social contributions: The identification of best practices for the application of gamification in entrepreneurship education - game design and selection of learning objectives - provides insights for educators, policymakers, entrepreneurship support institutions, and corporate programs.
  • Internacionalização moderando a relação entre investimento e inovação em pequenas empresas na América Latina Research Article

    Santos, Anderson Freitas dos; Costa, Priscila Rezende da; Arantes, Camila Naves; Pires, Adriana de Castro; Cirani, Claudia Brito Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O principal objetivo deste estudo foi examinar em que medida os esforços de internacionalização moderam a relação entre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e resultados de inovação realizados por pequenas empresas, ou seja, pequenas e médias empresas - PMEs. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa quantitativa com dados de 10.621 PMEs de 17 países da América Latina. O presente estudo envolveu análises fatoriais e de regressão. Principais Resultados: Os resultados obtidos levaram à conclusão de que os esforços de internacionalização têm uma influência positiva e estatisticamente significativa nos resultados de inovação, permitindo que as PMEs dos países da América Latina aumentem sua competitividade por meio da construção ou melhoria de produtos, serviços ou processos. Contribuições teóricas: No final da pesquisa, também foi concluído que os investimentos em P&D influenciam positivamente os resultados de inovação e que as empresas que investem em P&D e também empregam esforços de internacionalização têm mais probabilidade de apresentar inovação. Relevância e originalidade: Foi a primeira vez que um estudo avaliou conjuntamente e empiricamente o efeito moderador dos esforços de internacionalização na relação entre investimentos em P&D e resultados de inovação, totalizando uma amostra de 10.621 PMEs. Contribuições gerenciais e sociais: Este estudo também contribuiu para o conhecimento da América Latina, portanto, espera-se que se alcance uma maior compreensão das barreiras para o desenvolvimento das PMEs, por meio do avanço dos esforços de internacionalização, investimentos em P&D e inovação. Dessa forma, o objetivo é incentivar acadêmicos e profissionais a buscar soluções para superar essas barreiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This paper's main objective was to examine the extent to which internationalization efforts moderate the relationship between investments in research and development (R&D) and innovation outputs taken by small businesses, that is, small and medium-sized enterprises - SMEs. Methodology: The methodology used consisted of quantitative research with data from 10,621 SMEs, from 17 countries in Latin America. The present study involved factorial and regression analysis as well. Main results: The results obtained led to the conclusion that internationalization efforts have a positive and statistically significant influence on innovation outputs, allowing SMEs in Latin American countries to increase their competitiveness through constructing or improving products, services, or processes. Theoretical contributions: At the end of the research, it was also concluded that R&D investments positively influence innovation outputs and that companies that invest in R&D and additionally employ internationalization efforts are more likely to present innovation. Relevance and originality: It was the first time that a study jointly and empirically evaluated the moderating effect of internationalization efforts on the relationship between investments in R&D and innovation outputs, totaling a sample of 10,621 SMEs. Managerial and social contributions: This study also contributed to the knowledge of Latin America, therefore, it is expected that a greater understanding of the barriers to the development of SMEs will be achieved, through the advancement of internationalization efforts, investment in R&D and innovation. In this way, the aim is to encourage academics and practitioners to search for solutions to break these barriers.
  • Um grande passo para uma pequena empresa: Como a Fumajet pode escalar sua inovação globalmente? Case Study

    Pacheco, Henrique Fernandes; Rocha, Angela da; Mello, Renato Cotta de; Kogut, Clarice Secches

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Trata-se de um caso de ensino, projetado para cursos de pós-graduação e graduação em disciplinas de negócios internacionais, marketing internacional ou empreendedorismo internacional. Descreve o processo de identificação e exploração de oportunidade internacional por uma pequena empresa empreendedora - Fumajet - e os dilemas de decisão de seus fundadores em relação à estratégia de internacionalização, e modo de entrada. Dilema ou problema: Diante de diversas alternativas potenciais para estruturar suas atividades internacionais, os empreendedores precisam analisar e selecionar uma estratégia de modo de entrada internacional para apresentar ao recém-criado Conselho de Administração após recente entrada de recursos financeiros. Relevância / originalidade: Baseado em uma situação real, este estudo de caso utiliza dados coletados de fontes primárias e secundárias ao longo de um período de dois anos. Provê assim aos estudantes uma situação real, relevante e usual para tomada de decisão. Ao final deste estudo de caso, os alunos devem ser capazes de aplicar esses aprendizados a cenários do mundo real. Os desafios únicos retratados tornam este estudo de caso particularmente envolvente e estimulante para os estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: This paper is a teaching case designed for graduate and undergraduate courses on subjects involving international business, international marketing, or international entrepreneurship. It describes how a small entrepreneurial company - Fumajet - could recognize and exploit an international opportunity, and the dilemmas its founders confronted regarding the choice of internationalization strategy and entry mode. Dilemma or problem: Faced with several potential alternatives to structure Fumajet’s international activities, the entrepreneurs had to analyze and select an international entry mode strategy to present to the recently created board of directors, following a significant infusion of capital into the company. Relevance/Originality: Grounded in real-life experiences, this case study draws from primary and secondary sources gathered over two years, presenting students with a real, practical, and relevant dilemma. By the end of this case study, students should be able to apply these learnings to real-world scenarios. The unique challenges portrayed make this case study particularly engaging and thought-provoking for students.
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