Acessibilidade / Reportar erro

Ideologia versus Sociologia na Política Estadual Brasileira+ + Os autores agradecem a Celina Souza, Ximena Simpson, Lucas Gonzalez, e aos colegas participantes do projeto REDES, bem como a dois/duas pareceristas anônimos da BRPE pelos preciosos comentários e críticas a versões anteriores deste artigo. Os autores se responsabilizam, no entanto, pelos eventuais erros cometidos nesta versão final.

Ideology versus sociology in the Brazilian state politics

RESUMO

O artigo se propõe a explorar possíveis determinantes da variação do gasto em saúde e educação nos estados brasileiros, no período compreendido entre 2002 e 2013, se o grau do desenvolvimento econômico dos estados, tal como defende a hipótese clássica da sociologia política, ou se configurações do arcabouço político, como ideologia dos governos estaduais e seu alinhamento com o governo federal, tal como considerado pela literatura da ciência política. Os resultados sustentam a validade das hipóteses centrais de ambas as literaturas, o que deve estimular os analistas à busca de uma teoria unificada do comportamento governamental na área social no contexto federativo brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE:
Gasto social nos estados; partidos políticos; sociologia; ideologia

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br