Acessibilidade / Reportar erro

Instabilidade do capitalismo, incerteza e papel das autoridades monetárias: uma leitura de Minsky* * Agradeço os comentários de Carole Biewener e Otávio Barros, a tradução realizada por Valéria Sanches e Carlos Thadeu de Oliveira e a bolsa do CNPq que financiou meus estudos em Paris. Como é de praxe, a responsabilidade das ideias aqui discutidas é inteiramente da autora.

Capital instability, uncertainty and the role of monetary authorities: a Minsky reading

RESUMO

Este artigo é um estudo da ideia de instabilidade inerente ao capitalismo na concepção de Minsky. Começamos descrevendo como Minsky conecta a ideia de fragilidade e instabilidade financeira com a instabilidade do capitalismo. Em seguida, analisamos duas características importantes da explicação de Minsky sobre a tendência inerente da economia à fragilidade financeira e às crises. A primeira é o comportamento subjetivo dos agentes econômicos, dada a incerteza do mundo econômico. A segunda é o papel dos bancos e das autoridades monetárias quando a oferta de moeda é considerada, como aqui, endógena.

PALAVRAS-CHAVE:
História do pensamento econômico; Minsky; sistema financeiro; keynesianismo

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br