Acessibilidade / Reportar erro

Sobre as atividades de serviços: revendo conceitos e tipologias

Service activities: reviewing concepts and typologies

RESUMO

Este artigo investiga alguns aspectos básicos sobre as definições e classificações tradicionalmente usadas das atividades de serviço. A primeira parte do artigo avalia algumas transformações essenciais das atividades de serviço, que estão ocorrendo nos processos produtivos, na natureza do produto, no consumo e no mercado, desde o avanço das recentes inovações tecnológicas. Ele enfatiza a dificuldade de medir e analisar essas recentes evoluções econômicas, usando as concepções tradicionais. A seguir, propõe uma revisão e atualização dos conceitos, a fim de adaptá-los ao novo papel desempenhado por esse setor no contexto produtivo mundial.

PALAVRAS-CHAVE:
Serviços; globalização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br