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Política comercial e inserção internacional da Argentina para os anos 90

RESUMO

Levando em conta o contexto internacional, o debate teórico e as lições que podem ser extraídas de países bem-sucedidos, o artigo examina a base da política comercial que deve ser seguida pela Argentina para obter uma inserção internacional dinâmica. Ressalta-se que a política comercial poderia ser utilizada como instrumento de gestão macroeconômica e microeconômica. Seu emprego como instrumento sub-ótimo pode ser justificado quando os ótimos são restritos (por exemplo, o caso da política cambial na Argentina). Também é enfatizado que é necessário seguir uma estreita coordenação entre as políticas comerciais e industriais e tecnológicas para obter altos níveis de investimento nos setores comercializáveis, um aumento da competitividade com base em níveis mais altos de produtividade e uma melhoria no perfil de especialização. Por fim, destaca-se a importância de melhorar a autonomia e a eficiência do Estado para garantir a efetividade das intervenções públicas.

PALAVRAS-CHAVE:
Comércio internacional; política comercial; crescimento econômico

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