Acessibilidade / Reportar erro

Agroindústria, políticas públicas e estruturas sociais rurais: análises recentes sobre a agricultura brasileira* * Este trabalho apresenta em forma limitada e aplicada ao caso brasileiro o marco analitico desenvolvido pelos autores em From Farming to Biotechnologies, Oxford, Blackwell, no prelo. * * Traduzido por Irene Portela.

Agroindustry, public policies and rural social structures: recent analyzes of Brazilian agriculture

RESUMO

Este artigo apresenta uma revisão da literatura atual e dos debates sobre a agricultura brasileira, identificando três abordagens básicas - a visão da articulação, a interpretação clássica da proletarização e análises que tomam como ponto de partida o conceito de complexo agroindustrial. Seguem-se os esboços de uma crítica geral de cada abordagem, juntamente com um quadro alternativo para analisar as estruturas rurais. Na seção final, procura-se sintetizar as principais tendências que reestruturam a agricultura brasileira tanto regionalmente quanto em termos de uma tipologia das principais formas de produção. Agroindústria, políticas públicas e estruturas sociais rurais: análises recentes sobre a agricultura brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimento agrícola; distribuição de terras; propriedade da terra

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br