Acessibilidade / Reportar erro

Política salarial, mercados de trabalho e salários industriais no Brasil, 1960-1976: Uma análise por propriedade e tamanho da empresa1 1 O autor agradece a Walter Barelli e César Concone, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos, pelo uso de seus dados sobre salário, bem como a Dirceu Huerta, Roberto Macedo, John Humphrey, Werner Baer, Larry Kahn, Mel Rothbaum e o Grupo de Estudos sobre Trabalho do PIMES, Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, pelos valiosos comentários durante as várias etapas do desenvolvimento do estudo. Michael J. Ungs e Joaquim Guilhoto deram inestimável assistência na área de reorganização e transposição do conjunto de dados. Traduzido por Jalmar Nordin Carlson.

Wage policy, labor markets and industrial wages in Brazil, 1960-1976: An analysis by ownership and company size

RESUMO

Este artigo analisa os papéis relativos da política salarial e das condições econômicas na determinação dos salários dos trabalhadores da produção entre 1960 e 1976 em cinco indústrias manufatureiras em São Paulo, Brasil. A análise de três subperíodos considera a direção da influência da política salarial sobre os salários reais, as mudanças observadas nos salários reais e o “desvio salarial” em relação a um índice salarial previsto com base na política salarial. Os resultados indicam que o impacto das políticas salariais repressivas durante os períodos de “apertamento salarial” de 1965-67 e 1973 variou de acordo com o tamanho da empresa e propriedade e com as condições econômicas gerais.

PALAVRAS-CHAVE:
Salários; estrutura de salários; diferencial de salário; distribuição de renda

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br